Topo
pesquisar

Pilhas e Baterias

Química

As pilhas e baterias são dispositivos em que reações de oxirredução transformam energia química em elétrica. Elas são estudadas em um ramo específico da Eletroquímica.
Diferentes tipos de pilhas e baterias usados em um centro de reciclagem em 16 de julho de 2013, em Fairfax*
Diferentes tipos de pilhas e baterias usados em um centro de reciclagem em 16 de julho de 2013, em Fairfax*
PUBLICIDADE

As pilhas e as baterias são dispositivos estudados em Eletroquímica que transformam energia química em energia elétrica. Dentro desses aparelhos ocorrem reações de oxirredução, em que há transferência de elétrons, produzindo assim corrente elétrica.

A diferença entre as pilhas e baterias está no fato de que as pilhas, também chamadas de células eletroquímicas, são formadas por dois eletrodos (positivo (cátodo) e negativo (ânodo)) onde ocorrem respectivamente as semirreações de redução e oxidação, além de um eletrólito, que é uma solução condutora de íons.

Já as baterias são formadas por várias pilhas ligadas em série ou em paralelo. Graças a isso, as baterias produzem uma corrente elétrica muito mais forte que as pilhas.

Além disso, as pilhas e baterias podem ser divididas em primárias (não recarregáveis) e secundárias (recarregáveis).

Veja como esses dispositivos tão comuns em nosso cotidiano foram inventados, como eles funcionam e quais são indicados para cada equipamento, lendo os textos dessa seção.

* Crédito editorial da imagem: Huguette Roe/ shutterstock.com

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Listagem de Artigos

Assista às nossas videoaulas

loading...

artigos Pilhas e Baterias

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola