close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Qual a diferença entre pilhas e baterias?

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Pilhas e baterias são dispositivos nos quais uma reação espontânea de oxirredução produz corrente elétrica. Muita gente faz confusão entre os termos pilhas e baterias, qual seria a diferença entre eles? A pilha é um sistema formado por dois eletrodos, mas constitui apenas uma unidade.

 

Já a bateria é formada por um conjunto de pilhas ligadas em série.


Podemos notar a presença de quatro pilhas nessa bateria.

Acompanhe agora exemplos de cada um destes circuitos elétricos:

Pilha alcalina

Essa pilha usa zinco (Zn), hidróxido de potássio (KOH) e dióxido de manganês (MnO2) como reagentes, é também conhecida como pilha seca alcalina. A vantagem dessas pilhas é a durabilidade, uma vez que possuem menor risco de vazamentos.

Em razão de tais fatores, esse tipo de pilha ganhou grande espaço no mercado. A nomenclatura foi escolhida devido à presença do hidróxido de potássio que é um composto básico (alcalino). É empregada no funcionamento de rádios, por exemplo.

Pilha de óxido de prata

O reagente usado nessa pilha, como o próprio nome já indica, é o óxido de prata. O Zinco também se faz presente como ânodo. Essa pilha é fonte de energia para máquinas fotográficas automáticas e calculadoras eletrônicas, e apesar do preço elevado, tem se difundido no mercado.

Bateria de níquel-cádmio

Composta pelos elementos químicos: Níquel (Ni) e Cádmio (Cd), é usada em filmadoras e celulares e possui a vantagem de ser recarregável. Nos últimos anos essa bateria se tornou uma das mais utilizadas em todo o mundo. Um gerador externo (carregador) é responsável pela recarga desse tipo de bateria.

Bateria de chumbo

É a responsável por manter automóveis em funcionamento, são fabricadas desde 1915, e constituem baterias muito duradouras. Apesar do nome dessa bateria mencionar apenas o chumbo, a bateria é composta também por solução aquosa de ácido sulfúrico (H2SO4).

Por Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Qual a diferença entre pilhas e baterias?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/qual-diferenca-entre-pilhas-baterias.htm. Acesso em 21 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Pq a dissolução do açúcar em água é uma reação física enquanto a dissolução do sal de frutas é uma reação química?

Por Kell Kruz
Responder
Ver respostas

Como ocorre a separação?

Por Raiane Karolaine
Responder
Ver respostas

Estude agora


Divisão em partes diretamente proporcionais

Nesta aula veremos como fazer a divisão em partes diretamente proporcionais e aplicaremos a teoria em uma questão....

Meritocracia: o que é? Existe?

Aprenda nesta aula tudo sobre a meritocracia. Confira os argumentos contra e a favor de um sistema de organização...