Topo
pesquisar

Elemento Rádio

Química

PUBLICIDADE

O Rádio (do latim "radius" , raio ) foi descoberto em 1898, na forma de um material residual que emitia certa energia, a qual foi denominada energia radioativa. Este elemento químico possui símbolo Ra e número atômico 88.

Quando o Rádio foi descoberto surgia uma idéia de que esta fonte de energia poderia ser usada com múltiplas finalidades: rejuvenescer a pele, sanar problemas dermatológicos, fortificar o organismo e até mesmo curar o câncer. Era uma substância milagrosa que chegava ao mercado, com muitas promessas e passou a ser incorporado para a elaboração de produtos de beleza como: cremes, pílulas, pasta dental, navalhas para barbear, etc.

Mas com o passar dos anos, foi sendo verificado que os produtos que continham rádio causavam mais males que benefícios. O rádio é extremamente radioativo, mas por ser muito caro era usado em pequenas quantidades nos produtos, o que diminuiu os malefícios. Este elemento causa danos aos ossos por que substitui o cálcio, a sua inalação, ingestão ou exposição pode causar câncer e distúrbios orgânicos, além de causar ulcerações na pele podendo levar até a morte.

Ainda hoje esse elemento é usado para fabricar produtos, dentre eles estão o forno microondas, o DVD, o telefone celular e diversas novidades que chegam para fazer a cabeça dos consumidores.

Os produtos elaborados a partir de novas descobertas científicas que envolvem o Rádio atendem ao mercado abrangente e diferenciado da modernidade. Contudo, estes produtos precisam passar por uma fiscalização antes de chegar às lojas. Essa verificação de segurança do produto é feita pelas indústrias e órgãos responsáveis pela segurança do consumidor, que testam a qualidade e eficiência e, principalmente, os efeitos sobre o ser humano e o meio ambiente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais!

Lixo nuclear: perigo!

Por que pilhas usadas são lixo tóxico?

 

O Rádio (Ra) é usado em telefones portáteis
O Rádio (Ra) é usado em telefones portáteis

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Elemento Rádio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/elemento-radio.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola