Oceano Atlântico

Oceano Atlântico é o segundo maior dos cinco oceanos. Do seu assoalho oceânico surge a dorsal Atlântica, além de importantes reservas petrolíferas na plataforma continental.

O oceano Atlântico é um conjunto de águas que recobre 85 milhões de km² da superfície terrestre e banha o leste do continente americano e a costa oeste da Europa e da África. Trata-se do segundo maior oceano do planeta e aquele que alcança o maior número de países.

É uma das vias de navegação mais movimentadas do mundo, considerando que conecta áreas de intenso dinamismo econômico. Atualmente um dos seus maiores problemas ambientais é a poluição por plástico e microplástico.

Leia também: O que são as marés?

Quais as características do oceano Atlântico?

O Atlântico é um conjunto de águas que recobre cerca de 16,7% da superfície terrestre, o equivalente a 85,13 milhões de quilômetros quadrados. Trata-se do segundo maior oceano do planeta, atrás apenas do Pacífico. Comporta um volume de 310,4 milhões de km³ de água, quase a metade do primeiro colocado.

O Atlântico é um oceano consideravelmente estreito se comparado ao Pacífico, como podemos observar no mapa acima, mas possui ampla extensão longitudinal e está em contato com todos os outros oceanos que recobrem o planeta: Ártico, Pacífico, Índico e Antártico.

Em sua formação, encontramos uma série de golfos, baías, estreitos e mares. Dentre estes, destacam-se os seguintes:

Geografia do oceano Atlântico

O Atlântico se estende do paralelo de 60º N ao paralelo de 60º S, que marcam, respectivamente, a transição para as águas dos oceanos Ártico e Antártico. Neste se encontra a Passagem de Drake, situada no extremo sul da América e que indica a separação dos continentes americano e antártico. As águas do Atlântico são comumente divididas entre Atlântico Norte e Atlântico Sul, conforme a disposição dos hemisférios.

Por abranger uma extensa faixa longitudinal, o Atlântico banha quase todas as zonas climáticas do planeta, com exceção das zonas polares. Isso significa que suas águas estão sujeitas a diferentes sistemas de pressão e circulação atmosférica. Fenômenos como tempestades tropicais e extratropicais e furacões têm origem nas águas mais próximas do Equador. Algumas das áreas de formação são o golfo do México, na América do Norte, e também as próximas de Cabo Verde, no noroeste da África.

Rochas vulcânicas do Atlântico Norte, na Islândia.
Rochas vulcânicas do Atlântico Norte, na Islândia.

A principal forma do relevo oceânico atlântico é a dorsal Meso-Atlântica, uma cordilheira que possui 1600 metros de largura e se estende, de norte a sul, no centro do assoalho oceânico. Sua origem remete ao processo de abertura e formação do Atlântico, sendo, portanto, composta por rochas vulcânicas. As elevações podem chegar a até cinco mil metros, e, em determinados trechos, ela se projeta pela superfície e dá origem a ilhas vulcânicas.

Na sequência da dorsal estão as planícies abissais, em que pode haver morros que representam vulcões inativos, o talude continental e, por fim, a plataforma continental. Em áreas de encontro de placas tectônicas e falhamentos, encontram-se as fossas oceânicas. Fica em uma dessas formações o ponto mais baixo do Atlântico, nomeado depressão de Milwalkee, na fossa de Porto Rico, a 8605 metros de profundidade.

Veja também: Quais são os fatores de formação dos solos?

Qual a importância do oceano Atlântico?

O oceano Atlântico detém grande importância econômica, o que se deve tanto à sua distribuição espacial quanto aos recursos naturais encontrados em suas águas e na plataforma continental. Em primeiro lugar, esse oceano separa grandes continentes, onde estão instalados portos altamente movimentados e que promovem o escoamento de uma série de produtos essenciais para o comércio internacional. O Atlântico se torna, portanto, uma rota marítima muito utilizada, sendo um dos oceanos com o tráfego mais intenso de embarcações.

A pesca é uma importante atividade desenvolvida tanto para a subsistência quanto para fins comerciais. A intensificação dessa modalidade em específico tem sido bastante prejudicial para a manutenção de diversas espécies de peixes e, principalmente, de baleias.

Reservas de petróleo e gás natural são também encontradas no golfo do México, mar do Caribe, mar do Norte e ao longo da costa brasileira. Outro setor de destaque na economia é o do turismo, realizado nas inúmeras praias dispostas ao longo de sua faixa litorânea e nas diversas ilhas paradisíacas, envolvendo atividades como visitação, cruzeiros e mergulho.

A biodiversidade marinha do Atlântico é um dos fatores que lhe conferem importância.

Por fim, uma gama de ecossistemas marinhos é identificada no oceano Atlântico, cujas águas servem como habitat para uma vasta biodiversidade, que abarca vegetais e animais que vivem tanto em águas rasas quanto em grandes profundidades, como:

Problemas ambientais do oceano Atlântico

O oceano Atlântico enfrenta diversos problemas ambientais causados direta e indiretamente pela ação antrópica. Um dos maiores deles é o acúmulo de enormes quantidades de plástico e microplástico. Um estudo recente, publicado na revista científica Nature, estima que o montante desse material presente hoje no Atlântico chega a ser 10 vezes maior do que se acreditava há alguns anos, contabilizando 200 milhões de toneladas.

No geral, o descarte de lixo e rejeitos urbanos e industriais (que podem incluir substâncias altamente tóxicas) não tratados constitui uma grande ameaça à qualidade das águas e à biodiversidade. Ressalta-se que o lixo pode ser oriundo tanto das áreas habitadas nas zonas costeiras quanto das embarcações que navegam diariamente pelos mares do Atlântico.

A poluição é um dos mais graves problemas ambientais do oceano Atlântico.

O Atlântico sofre também com derramamentos de petróleo por parte de navios-tanques e das áreas onde se dá a extração propriamente dita, provocando estragos como a morte de animais marinhos e algas e a destruição de seus habitat naturais, e, ainda, causando prejuízo direto às populações que retiram o seu sustento dessas águas.

Veja também: Consequências das ações antrópicas no meio ambiente

Quais os continentes e países banhados pelo oceano Atlântico?

O Atlântico é o oceano que abrange o maior número de países e territórios, totalizando 111.866 km de faixa litorânea. Suas águas alcançam parte da costa e ilhas pertencentes a três continentes, sendo eles:

Confira quais são os principais países de cada um dos continentes banhados pelo Atlântico:

África do Sul

Gabão

Libéria

Congo

Angola

Gâmbia

Mauritânia

Saara Ocidental

Benin

Gana

Marrocos

São Tomé e Príncipe

Cabo Verde

Guiné

Namíbia

Senegal

Camarões

Guiné-Bissau

Nigéria

Serra Leoa

Costa do Marfim

Guiné Equatorial

República Democrática do Congo

Togo

Canadá

Estados Unidos

Groenlândia

México

Antígua e Barbuda

Cuba

Honduras

Porto Rico

Bahamas

Dominica

Jamaica

República Dominicana

Barbados

Granada

Nicarágua

São Cristóvão e Névis

Belize

Guatemala

Panamá

Trinidad e Tobago

Costa Rica

Haiti

Santa Lúcia

São Vicente e Granadinas

Argentina

Colômbia

Suriname

Brasil

Guiana

Uruguai

Chile

Guiana Francesa

Venezuela

Albânia

Eslovênia

Itália

Países Baixos

Alemanha

Espanha

Letônia

Polônia

Bélgica

Finlândia

Lituânia

Portugal

Bósnia-Herzegóvina

França

Malta

Reino Unido

Chipre

Grécia

Mônaco

Rússia

Croácia

Irlanda

Montenegro

Suécia

Dinamarca

Islândia

Noruega

Turquia

Curiosidades sobre o oceano Atlântico

Exercícios resolvidos

Questão 1 - O oceano Atlântico é o segundo maior conjunto de águas da hidrosfera terrestre. Ele banha importantes áreas econômicas dos continentes americano, europeu e africano, recebendo, por conta disso, um intenso tráfego diário de embarcações.

Leia as afirmações abaixo a respeito desse oceano e assinale a incorreta.

A) Possui grande extensão longitudinal e tem contato com todos os outros quatro oceanos.

B) Nas áreas próximas da Linha do equador, são geradas as grandes tempestades tropicais que atingem os países da América Central.

C) Um dos seus principais problemas ambientais enfrentados é a poluição por plásticos.

D) Localiza-se em Porto Rico a maior profundidade oceânica do mundo: as fossas Marianas, que chegam a quase 11 mil metros abaixo da superfície.

Resolução

Alternativa D. As fossas Marinas ficam no oceano Pacífico, situadas próximo das ilhas de mesmo nome.

Questão 2 - (Fuvest 2015) Observe a figura, com destaque para a dorsal Atlântica.

Avalie as seguintes afirmações:

I. Segundo a teoria da tectônica de placas, os continentes africano e americano continuam se afastando um do outro.

II. A presença de rochas mais jovens próximas à dorsal Atlântica comparada à de rochas mais antigas, em locais mais distantes, é um indicativo da existência de limites entre placas tectônicas divergentes no assoalho oceânico.

III. Semelhanças entre rochas e fósseis encontrados nos continentes que, hoje, estão separados pelo oceano Atlântico são consideradas evidências de que um dia esses continentes estiveram unidos.

IV. A formação da cadeia montanhosa dorsal Atlântica resultou de um choque entre as placas tectônicas norte-americana e africana.

Está correto o que se afirma em:

A) I, II e III, apenas.

B) I, II e IV, apenas.

C) II, III e IV, apenas.

D) I, III e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.

Resolução

Alternativa A. Apenas a afirmativa IV é incorreta, uma vez que a dorsal Atlântica é resultante do processo de afastamento das placas tectônicas. Nas áreas de contato, são produzidas as fossas oceânicas.


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oceano-atlantico.htm