PUBLICIDADE
Cabo Verde é um país-arquipélago situado no noroeste do continente africano a mais de 600 quilômetros da costa. Oficialmente chamado de República de Cabo Verde, tem como capital a cidade de Praia. Em Cabo Verde se fala o português, devido ao domínio de Portugal, que findou em 1975, e o crioulo cabo-verdiano, derivado do primeiro idioma.
Banhado pelo oceano Atlântico, apresenta clima seco e relevo vulcânico, com vegetação formada por campos e estepes. Sua população de 562.000 habitantes vive principalmente nas cidades. No entanto, existe um elevado número de cabo-verdianos morando no exterior. O país tem economia subdesenvolvida baseada principalmente no setor de comércio e de serviços, com importante participação do turismo.
Leia também: Madagascar — país africano que é uma grande ilha
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Cabo Verde
- 2 - Mapa de Cabo Verde
- 3 - Geografia de Cabo Verde
- 4 - Demografia de Cabo Verde
- 5 - Economia de Cabo Verde
- 6 - Infraestrutura de Cabo Verde
- 7 - Governo de Cabo Verde
- 8 - Etimologia de Cabo Verde
- 9 - Cultura de Cabo Verde
- 10 - Curiosidades sobre Cabo Verde
- 11 - História de Cabo Verde
Resumo sobre Cabo Verde
-
Cabo Verde é um país africano localizado no noroeste do continente.
-
Trata-se de um arquipélago que fica a 620 quilômetros da África continental.
-
É formado por um conjunto de 10 ilhas, das quais a principal é Santiago, que abriga a capital nacional: a cidade de Praia.
-
Apresenta clima quente e predominantemente seco, com relevo vulcânico e vegetação esparsa, formada por campos abertos e estepes.
-
Tem 562.000 habitantes, e é um dos países menos populosos da África. A maioria dessas pessoas vive nas cidades.
-
A população cabo-verdiana vivendo no exterior é maior do que aquela que vive no arquipélago.
-
Trata-se de um país subdesenvolvido, com economia pautada no setor terciário, que responde por três quartos do PIB nacional, e na agricultura.
-
Uma de suas maiores influências culturais oriundas de Portugal é o idioma. O português é a língua oficial do país. No dia a dia, entretanto, fala-se principalmente o crioulo cabo-verdiano.
-
A música e a literatura são algumas das principais expressões culturais do país.
-
Foi colônia de Portugal entre os séculos XV e XX, tendo declarado a sua independência em 5 de julho de 1975.
Dados gerais de Cabo Verde:
-
Nome oficial: República de Cabo Verde
-
Gentílico: cabo-verdiano
-
Extensão territorial: 4033 km²
-
Localização: África Ocidental
-
Capital: Praia
-
Clima: tropical e temperado
-
Governo: república parlamentarista
-
Divisão administrativa: 22 municipalidades
-
Idioma: português (oficial), crioulo cabo-verdiano baseado no português.
-
Religiões: católica romana, protestante, racionalismo cristão, islâmica, testemunhas de Jeová e outras religiões cristãs.
-
População: 562.000 habitantes
-
Densidade demográfica: 139,4 hab./km²
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,661
-
Moeda: Escudo cabo-verdiano
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 2,72 bilhões
-
PIB per capita: US$ 4660
-
Gini: 0,424
-
Fuso horário: GMT–1
-
Relações exteriores:
-
ONU;
-
Banco Mundial;
-
FMI;
-
OMC;
-
União Africana.
-
Mapa de Cabo Verde
Geografia de Cabo Verde
Cabo Verde é um país africano formado por um conjunto de ilhas e situado a 620 quilômetros da costa oeste do continente. O território cabo-verdiano tem 4033 km² de extensão, e compreende 10 ilhas principais, banhadas pelas águas do Atlântico. Sua capital, a cidade de Praia, fica na ilha de Santiago.
-
Clima de Cabo Verde
Influenciado pela latitude e pela maritimidade, Cabo Verde apresenta clima que varia do temperado ao tropical. As temperaturas médias no país ficam em torno de 25 ºC no litoral e 19 ºC no interior, especialmente nas regiões elevadas. Nos meses mais quentes, os termômetros marcam até 30 ºC, enquanto os períodos frios registram 17 ºC como mínima.
O período mais chuvoso do ano vai de julho a outubro, com precipitação mensal de aproximadamente 50 milímetros. No geral, as chuvas em Cabo Verde acontecem pela influência de ventos quentes e úmidos que sopram de nordeste, a partir do continente europeu. Fora do período chuvoso, a precipitação é muito baixa, e varia entre três e sete milímetros ao mês.
-
Relevo de Cabo Verde
Cabo Verde apresenta relevo bastante heterogêneo, caracterizado por superfícies aplainadas pela ação dos agentes intempéricos, predominantes nas ilhas a leste, e por relevo montanhoso e vulcânico nas ilhas a oeste.
-
Vegetação de Cabo Verde
Formada por inúmeras espécies endêmicas — o que se deve ao relativo isolamento territorial do arquipélago cabo-verdiano do restante do continente africano —, a vegetação do país é constituída por gramíneas, arbustos e regiões com pinheiros. As florestas representam apenas 20% da cobertura vegetal do país. Essa formação é decorrente do relevo íngreme na maior parte das ilhas e do baixo volume pluviométrico, que impede o desenvolvimento de uma vegetação densa.
-
Hidrografia de Cabo Verde
Por conta das secas recorrentes e do baixo volume anual de chuvas, a hidrografia de Cabo Verde se desenha por meio de cursos d’água curtos e pouco numerosos. A maioria deles é intermitente, o que significa que ficam sem água em seu leito durante o período de estiagem.
Veja também: Deserto do Saara — tudo sobre o maior deserto quente do mundo
Demografia de Cabo Verde
Cabo Verde tem população total de 562.000 habitantes, sendo o terceiro país menos populoso do continente africano. A maior parcela dos cabo-verdianos habita as ilhas a oeste, aquelas que apresentam melhores condições climáticas e de relevo. A ilha de Santiago, onde fica a capital nacional, abriga aproximadamente 270.000 habitantes, mais de 47% da população do país. Por ser um território urbanizado, 68% dos moradores de Cabo Verde vivem em cidades como Praia, a mais populosa delas.
A população de Cabo Verde cresce em ritmo de 1,1% ao ano graças à taxa de natalidade, três vezes maior que a de mortalidade, e a alta fecundidade. Por conta disso, a população cabo-verdiana é jovem, com idade mediana de 28,8 anos. Devido a melhorias implementadas em setores estratégicos como a saúde, a expectativa de vida de 74 anos de idade em Cabo Verde é a segunda maior da África, ficando atrás apenas da Argélia.
Economia de Cabo Verde
Com Produto Interno Bruto (PIB) de 2,72 bilhões de dólares, a economia de Cabo Verde é uma das menores do continente africano. Classificada como subdesenvolvida, a economia cabo-verdiana é sustentada pelo setor terciário. O comércio e os serviços respondem por aproximadamente 74% do PIB nacional, destacando-se as áreas de compras e vendas, transportes, e serviços públicos.
A indústria do país é muito incipiente, e depende sobretudo da produção primária, já que os ramos que melhor se desenvolvem no país são os de processamento de alimentos, produção de bebidas e mineração. Ainda assim, a atividade secundária é responsável por 17,5% do PIB cabo-verdiano. A produção agropecuária, que representa 8,9% do PIB do país, tem como carros-chefe: cana-de-açúcar, tomate, coco, banana, leite de cabra, batata e leguminosas.
-
Turismo em Cabo Verde
O turismo é uma atividade econômica terciária muito importante para a receita de Cabo Verde, já que tem sido responsável por uma parcela cada vez maior da renda nacional. Nos últimos anos, as atividades que compreendem o setor (transporte, alimentação, hospedagem), juntas, contribuíram para 16% do PIB cabo-verdiano. Segundo dados da ONU, entre 2010 e 2021, o número de chegadas saltou de 336.000 para 758.000, portanto, quase dobrando em apenas uma década.
As belezas naturais de Cabo Verde, o que inclui suas praias, as formações geológicas, os vulcões e os campos de vegetação, bem como a riqueza cultural e a diversidade de manifestações tradicionais do país são os seus principais atrativos turísticos.
Infraestrutura de Cabo Verde
As principais ilhas de Cabo Verde apresentam ampla rede de infraestrutura para atender sua população. Quase todos os cabo-verdianos têm acesso a redes seguras de água potável, além dos serviços de saneamento básico atenderem a 90% de sua população. A eletrificação de Cabo Verde chega a 95%, tendo como principais fontes de geração de energia elétrica os combustíveis fósseis (80% da matriz energética), os ventos e a energia solar.
Os transportes internos são realizados exclusivamente por rodovias, que se estendem por 1350 quilômetros. A maioria das estradas cabo-verdianas é pavimentada. Os portos marítimos são apenas dois, o principal deles situado na cidade de Praia, capital do país. O mesmo acontece com os aeroportos: existem quatro aeroportos internacionais no país, o principal deles na ilha de Sal, a noroeste da ilha de Santiago. No total, há 10 aeroportos em Cabo Verde.
Governo de Cabo Verde
Cabo Verde é uma república parlamentarista. Isso significa que o presidente da república é o chefe de Estado, enquanto o primeiro-ministro ocupa a posição de chefe de governo. O presidente é eleito por meio do voto popular para exercer um mandato de cinco anos, com possibilidade de reeleição. O primeiro-ministro é nomeado pela Assembleia Nacional e indicado pelo presidente da república. A Assembleia Nacional é o único órgão do Poder Legislativo, sendo composta por 72 membros diretamente eleitos pelo voto popular.
Etimologia de Cabo Verde
O nome do arquipélago foi dado pelos portugueses em referência a uma península próximo do Senegal, no litoral noroeste da África, e que era avistada pelos colonizadores antes de aportarem nas ilhas cabo-verdianas. Diz-se que esse é o ponto mais a noroeste da África. Por conta disso, o arquipélago próximo passou a ser chamado de Cabo Verde.
Cultura de Cabo Verde
A cultura cabo-verdiana expressa tradições oriundas dos migrantes, dos diferentes povos africanos que compõem a sua população e dos colonizadores portugueses. O português é a língua oficial do país, onde se fala também uma segunda língua: o crioulo cabo-verdiano. Esta é, na realidade, a principal língua utilizada pelos cidadãos locais na sua vida cotidiana.
Duas das principais manifestações culturais de Cabo Verde são a dança e a música. Existem inúmeros ritmos originários do país, como o batuque, a morna, o funaná e a coladera. Grandes nomes cabo-verdianos alçaram o sucesso internacional com tais ritmos, a exemplo da cantora Cesária Évora (1941-2011). A literatura em crioulo cabo-verdiano é outra forma de arte muito produzida no país, juntamente das artes plásticas e do artesanato.
Curiosidades sobre Cabo Verde
-
A emigração é um padrão demográfico do país. Diz-se que existem mais cabo-verdianos vivendo no exterior do que no arquipélago.
-
Somente no continente americano vivem 350.000 cabo-verdianos.
-
O ponto mais elevado de Cabo Verde é o Pico do Fogo, a 2829 km de altitude.
-
90% dos alimentos consumidos no arquipélago são importados.
-
Cabo Verde foi um dos destinos visitados por Charles Darwin durante suas pesquisas.
Saiba mais: Guiné-Bissau — outro país africano que tem o português como idioma oficial
História de Cabo Verde
O arquipélago de Cabo Verde foi visitado por diferentes povos da Antiguidade que navegavam pelas águas ao norte e noroeste do continente africano, como é o caso dos fenícios, dos mouros e dos próprios povos da África que viviam principalmente na parcela setentrional do continente. Entretanto, em decorrência do clima seco e pouco favorável para a habitação, demorou muito tempo para que o arquipélago fosse, de fato, povoado.
Os colonizadores europeus, mais precisamente os portugueses, chegaram às ilhas em meados do século XV. Entre as primeiras porções de terra visitadas, estão: Boa Vista, Sal, Maio, Fogo e Santiago — a última foi escolhida para dar início ao estabelecimento de povoados.
A ocupação portuguesa começou, de fato, em 1462, e o arquipélago se tornou, a partir de então, um importante entreposto comercial europeu. Isso se deve à sua localização, considerada estratégica por estar entre a África, a Europa e a América do Sul, portanto, entre a metrópole e diversas de suas colônias. As ilhas cabo-verdianas estavam, inclusive, na rota da comercialização de pessoas escravizadas.
Por fazer parte da rota do tráfico negreiro, Cabo Verde prosperou economicamente mediante a comercialização de produtos locais, como tecidos, rum e armas de fogo. O fim da escravidão nas colônias portuguesas impactou a economia cabo-verdiana, e as disputas territoriais travadas entre outros países europeus no continente africano provocaram ainda mais o declínio do arquipélago. Por conta da piora das condições locais, houve um forte movimento de emigração a partir do início do século XIX.
Em meados do século XX, o arquipélago se tornou uma província ultramarina, e gradualmente foi traçando seu caminho político rumo à independência completa de Portugal. O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) foi muito importante nessa luta para a conquista da soberania cabo-verdiana, que aconteceu na década de 1970. Cabo Verde declarou oficialmente a sua independência em 5 de julho de 1975.
Créditos da imagem
[1] Lucian Milasan/ Shutterstock
Fontes
BANNERMAN, W M.; SHAW, C. S. Cabo Verde. Encyclopaedia Britannica, [s.d.]. Disponível em: https://www.britannica.com/place/Cabo-Verde.
CIA. Countries: Cabo Verde. The World Factbook. Central Intelligence Agency, 30 maio 2024. Disponível em: https://www.cia.gov/the-world-factbook/countries/cabo-verde/.
IMF. Datasets: Cabo Verde. International Monetary Fund, 2021. Disponível em: https://www.imf.org/external/datamapper/profile/CPV.
UNDP. Human Development Insights: access and explore human development data for 193 countries and territories worldwide. United Nations Development Programme, 2024. Disponível em: http://hdr.undp.org/en/content/latest-human-development-index-ranking.
UNITED NATIONS. Data: Cabo Verde. United Nations Statistics Division, 2024. Disponível em: https://data.un.org/en/iso/cv.html.
WORLD BANK. Data: Cabo Verde. The World Bank Group, 2024. Disponível em: https://data.worldbank.org/country/cabo-verde.