Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Cabo Verde

Cabo Verde é um país-arquipélago de 562 mil habitantes, localizado a 600 quilômetros da costa noroeste do continente africano. O idioma oficial de Cabo Verde é o português.

Bandeira de Cabo Verde.
Bandeira de Cabo Verde.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Cabo Verde é um país-arquipélago situado no noroeste do continente africano a mais de 600 quilômetros da costa. Oficialmente chamado de República de Cabo Verde, tem como capital a cidade de Praia. Em Cabo Verde se fala o português, devido ao domínio de Portugal, que findou em 1975, e o crioulo cabo-verdiano, derivado do primeiro idioma.

Banhado pelo oceano Atlântico, apresenta clima seco e relevo vulcânico, com vegetação formada por campos e estepes. Sua população de 562.000 habitantes vive principalmente nas cidades. No entanto, existe um elevado número de cabo-verdianos morando no exterior. O país tem economia subdesenvolvida baseada principalmente no setor de comércio e de serviços, com importante participação do turismo.

Leia também: Madagascar — país africano que é uma grande ilha

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Cabo Verde

  • Cabo Verde é um país africano localizado no noroeste do continente.

  • Trata-se de um arquipélago que fica a 620 quilômetros da África continental.

  • É formado por um conjunto de 10 ilhas, das quais a principal é Santiago, que abriga a capital nacional: a cidade de Praia.

  • Apresenta clima quente e predominantemente seco, com relevo vulcânico e vegetação esparsa, formada por campos abertos e estepes.

  • Tem 562.000 habitantes, e é um dos países menos populosos da África. A maioria dessas pessoas vive nas cidades.

  • A população cabo-verdiana vivendo no exterior é maior do que aquela que vive no arquipélago.

  • Trata-se de um país subdesenvolvido, com economia pautada no setor terciário, que responde por três quartos do PIB nacional, e na agricultura.

  • Uma de suas maiores influências culturais oriundas de Portugal é o idioma. O português é a língua oficial do país. No dia a dia, entretanto, fala-se principalmente o crioulo cabo-verdiano.

  • A música e a literatura são algumas das principais expressões culturais do país.

  • Foi colônia de Portugal entre os séculos XV e XX, tendo declarado a sua independência em 5 de julho de 1975.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Cabo Verde:

  • Nome oficial: República de Cabo Verde

  • Gentílico: cabo-verdiano

  • Extensão territorial: 4033 km²

  • Localização: África Ocidental

  • Capital: Praia

  • Clima: tropical e temperado

  • Governo: república parlamentarista

  • Divisão administrativa: 22 municipalidades

  • Idioma: português (oficial), crioulo cabo-verdiano baseado no português.

  • Religiões: católica romana, protestante, racionalismo cristão, islâmica, testemunhas de Jeová e outras religiões cristãs.

  • População: 562.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 139,4 hab./km²

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,661

  • Moeda: Escudo cabo-verdiano

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 2,72 bilhões

  • PIB per capita: US$ 4660

  • Gini: 0,424

  • Fuso horário: GMT–1

  • Relações exteriores:

    • ONU;

    • Banco Mundial;

    • FMI;

    • OMC;

    • União Africana.

Mapa de Cabo Verde

Mapa de Cabo Verde.

Geografia de Cabo Verde

Cabo Verde é um país africano formado por um conjunto de ilhas e situado a 620 quilômetros da costa oeste do continente. O território cabo-verdiano tem 4033 km² de extensão, e compreende 10 ilhas principais, banhadas pelas águas do Atlântico. Sua capital, a cidade de Praia, fica na ilha de Santiago.

  • Clima de Cabo Verde

Influenciado pela latitude e pela maritimidade, Cabo Verde apresenta clima que varia do temperado ao tropical. As temperaturas médias no país ficam em torno de 25 ºC no litoral e 19 ºC no interior, especialmente nas regiões elevadas. Nos meses mais quentes, os termômetros marcam até 30 ºC, enquanto os períodos frios registram 17 ºC como mínima.

O período mais chuvoso do ano vai de julho a outubro, com precipitação mensal de aproximadamente 50 milímetros. No geral, as chuvas em Cabo Verde acontecem pela influência de ventos quentes e úmidos que sopram de nordeste, a partir do continente europeu. Fora do período chuvoso, a precipitação é muito baixa, e varia entre três e sete milímetros ao mês.

  • Relevo de Cabo Verde

Cabo Verde apresenta relevo bastante heterogêneo, caracterizado por superfícies aplainadas pela ação dos agentes intempéricos, predominantes nas ilhas a leste, e por relevo montanhoso e vulcânico nas ilhas a oeste.

Vulcão Pico do Foco, em Cabo Verde.
O vulcão Pico do Foco é a principal feição de relevo de Cabo Verde.
  • Vegetação de Cabo Verde

Formada por inúmeras espécies endêmicas — o que se deve ao relativo isolamento territorial do arquipélago cabo-verdiano do restante do continente africano —, a vegetação do país é constituída por gramíneas, arbustos e regiões com pinheiros. As florestas representam apenas 20% da cobertura vegetal do país. Essa formação é decorrente do relevo íngreme na maior parte das ilhas e do baixo volume pluviométrico, que impede o desenvolvimento de uma vegetação densa.

  • Hidrografia de Cabo Verde

Por conta das secas recorrentes e do baixo volume anual de chuvas, a hidrografia de Cabo Verde se desenha por meio de cursos d’água curtos e pouco numerosos. A maioria deles é intermitente, o que significa que ficam sem água em seu leito durante o período de estiagem.

Veja também: Deserto do Saara — tudo sobre o maior deserto quente do mundo

Demografia de Cabo Verde

Cabo Verde tem população total de 562.000 habitantes, sendo o terceiro país menos populoso do continente africano. A maior parcela dos cabo-verdianos habita as ilhas a oeste, aquelas que apresentam melhores condições climáticas e de relevo. A ilha de Santiago, onde fica a capital nacional, abriga aproximadamente 270.000 habitantes, mais de 47% da população do país. Por ser um território urbanizado, 68% dos moradores de Cabo Verde vivem em cidades como Praia, a mais populosa delas.

Vista aérea da cidade de Praia, capital de Cabo Verde.
Praia é a cidade mais populosa de Cabo Verde.

A população de Cabo Verde cresce em ritmo de 1,1% ao ano graças à taxa de natalidade, três vezes maior que a de mortalidade, e a alta fecundidade. Por conta disso, a população cabo-verdiana é jovem, com idade mediana de 28,8 anos. Devido a melhorias implementadas em setores estratégicos como a saúde, a expectativa de vida de 74 anos de idade em Cabo Verde é a segunda maior da África, ficando atrás apenas da Argélia.

Economia de Cabo Verde

Com Produto Interno Bruto (PIB) de 2,72 bilhões de dólares, a economia de Cabo Verde é uma das menores do continente africano. Classificada como subdesenvolvida, a economia cabo-verdiana é sustentada pelo setor terciário. O comércio e os serviços respondem por aproximadamente 74% do PIB nacional, destacando-se as áreas de compras e vendas, transportes, e serviços públicos.

A indústria do país é muito incipiente, e depende sobretudo da produção primária, já que os ramos que melhor se desenvolvem no país são os de processamento de alimentos, produção de bebidas e mineração. Ainda assim, a atividade secundária é responsável por 17,5% do PIB cabo-verdiano. A produção agropecuária, que representa 8,9% do PIB do país, tem como carros-chefe: cana-de-açúcar, tomate, coco, banana, leite de cabra, batata e leguminosas.

  • Turismo em Cabo Verde

O turismo é uma atividade econômica terciária muito importante para a receita de Cabo Verde, já que tem sido responsável por uma parcela cada vez maior da renda nacional. Nos últimos anos, as atividades que compreendem o setor (transporte, alimentação, hospedagem), juntas, contribuíram para 16% do PIB cabo-verdiano. Segundo dados da ONU, entre 2010 e 2021, o número de chegadas saltou de 336.000 para 758.000, portanto, quase dobrando em apenas uma década.

As belezas naturais de Cabo Verde, o que inclui suas praias, as formações geológicas, os vulcões e os campos de vegetação, bem como a riqueza cultural e a diversidade de manifestações tradicionais do país são os seus principais atrativos turísticos.

Vista aérea da praia de Santa Maria, em Cabo Verde.
A praia de Santa Maria é um dos principais destinos turísticos em Cabo Verde.

Infraestrutura de Cabo Verde

As principais ilhas de Cabo Verde apresentam ampla rede de infraestrutura para atender sua população. Quase todos os cabo-verdianos têm acesso a redes seguras de água potável, além dos serviços de saneamento básico atenderem a 90% de sua população. A eletrificação de Cabo Verde chega a 95%, tendo como principais fontes de geração de energia elétrica os combustíveis fósseis (80% da matriz energética), os ventos e a energia solar.

Os transportes internos são realizados exclusivamente por rodovias, que se estendem por 1350 quilômetros. A maioria das estradas cabo-verdianas é pavimentada. Os portos marítimos são apenas dois, o principal deles situado na cidade de Praia, capital do país. O mesmo acontece com os aeroportos: existem quatro aeroportos internacionais no país, o principal deles na ilha de Sal, a noroeste da ilha de Santiago. No total, há 10 aeroportos em Cabo Verde.

Governo de Cabo Verde

Cabo Verde é uma república parlamentarista. Isso significa que o presidente da república é o chefe de Estado, enquanto o primeiro-ministro ocupa a posição de chefe de governo. O presidente é eleito por meio do voto popular para exercer um mandato de cinco anos, com possibilidade de reeleição. O primeiro-ministro é nomeado pela Assembleia Nacional e indicado pelo presidente da república. A Assembleia Nacional é o único órgão do Poder Legislativo, sendo composta por 72 membros diretamente eleitos pelo voto popular.

Etimologia de Cabo Verde

O nome do arquipélago foi dado pelos portugueses em referência a uma península próximo do Senegal, no litoral noroeste da África, e que era avistada pelos colonizadores antes de aportarem nas ilhas cabo-verdianas. Diz-se que esse é o ponto mais a noroeste da África. Por conta disso, o arquipélago próximo passou a ser chamado de Cabo Verde.

Cultura de Cabo Verde

Homem tocando violão em Cabo Verde.
A música é uma importante tradição cultural de Cabo Verde.[1]

A cultura cabo-verdiana expressa tradições oriundas dos migrantes, dos diferentes povos africanos que compõem a sua população e dos colonizadores portugueses. O português é a língua oficial do país, onde se fala também uma segunda língua: o crioulo cabo-verdiano. Esta é, na realidade, a principal língua utilizada pelos cidadãos locais na sua vida cotidiana.

Duas das principais manifestações culturais de Cabo Verde são a dança e a música. Existem inúmeros ritmos originários do país, como o batuque, a morna, o funaná e a coladera. Grandes nomes cabo-verdianos alçaram o sucesso internacional com tais ritmos, a exemplo da cantora Cesária Évora (1941-2011). A literatura em crioulo cabo-verdiano é outra forma de arte muito produzida no país, juntamente das artes plásticas e do artesanato.

Artesanato de Cabo Verde.
Artesanato de Cabo Verde.

Curiosidades sobre Cabo Verde

  • A emigração é um padrão demográfico do país. Diz-se que existem mais cabo-verdianos vivendo no exterior do que no arquipélago.

  • Somente no continente americano vivem 350.000 cabo-verdianos.

  • O ponto mais elevado de Cabo Verde é o Pico do Fogo, a 2829 km de altitude.

  • 90% dos alimentos consumidos no arquipélago são importados.

  • Cabo Verde foi um dos destinos visitados por Charles Darwin durante suas pesquisas.

Saiba mais: Guiné-Bissau — outro país africano que tem o português como idioma oficial

História de Cabo Verde

O arquipélago de Cabo Verde foi visitado por diferentes povos da Antiguidade que navegavam pelas águas ao norte e noroeste do continente africano, como é o caso dos fenícios, dos mouros e dos próprios povos da África que viviam principalmente na parcela setentrional do continente. Entretanto, em decorrência do clima seco e pouco favorável para a habitação, demorou muito tempo para que o arquipélago fosse, de fato, povoado.

Os colonizadores europeus, mais precisamente os portugueses, chegaram às ilhas em meados do século XV. Entre as primeiras porções de terra visitadas, estão: Boa Vista, Sal, Maio, Fogo e Santiago — a última foi escolhida para dar início ao estabelecimento de povoados.

A ocupação portuguesa começou, de fato, em 1462, e o arquipélago se tornou, a partir de então, um importante entreposto comercial europeu. Isso se deve à sua localização, considerada estratégica por estar entre a África, a Europa e a América do Sul, portanto, entre a metrópole e diversas de suas colônias. As ilhas cabo-verdianas estavam, inclusive, na rota da comercialização de pessoas escravizadas.

Por fazer parte da rota do tráfico negreiro, Cabo Verde prosperou economicamente mediante a comercialização de produtos locais, como tecidos, rum e armas de fogo. O fim da escravidão nas colônias portuguesas impactou a economia cabo-verdiana, e as disputas territoriais travadas entre outros países europeus no continente africano provocaram ainda mais o declínio do arquipélago. Por conta da piora das condições locais, houve um forte movimento de emigração a partir do início do século XIX.

Em meados do século XX, o arquipélago se tornou uma província ultramarina, e gradualmente foi traçando seu caminho político rumo à independência completa de Portugal. O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) foi muito importante nessa luta para a conquista da soberania cabo-verdiana, que aconteceu na década de 1970. Cabo Verde declarou oficialmente a sua independência em 5 de julho de 1975.

Créditos da imagem

[1] Lucian Milasan/ Shutterstock

Fontes

BANNERMAN, W M.; SHAW, C. S. Cabo Verde. Encyclopaedia Britannica, [s.d.]. Disponível em: https://www.britannica.com/place/Cabo-Verde.

CIA. Countries: Cabo Verde. The World Factbook. Central Intelligence Agency, 30 maio 2024. Disponível em: https://www.cia.gov/the-world-factbook/countries/cabo-verde/.

IMF. Datasets: Cabo Verde. International Monetary Fund, 2021. Disponível em: https://www.imf.org/external/datamapper/profile/CPV.

UNDP. Human Development Insights: access and explore human development data for 193 countries and territories worldwide. United Nations Development Programme, 2024. Disponível em: http://hdr.undp.org/en/content/latest-human-development-index-ranking.

UNITED NATIONS. Data: Cabo Verde. United Nations Statistics Division, 2024. Disponível em: https://data.un.org/en/iso/cv.html.

WORLD BANK. Data: Cabo Verde. The World Bank Group, 2024. Disponível em: https://data.worldbank.org/country/cabo-verde.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Cabo Verde"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cabo-verde.htm. Acesso em 19 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Arquipélago

Clique aqui e entenda como se forma um arquipélago e as suas principais características.
Geografia

Escravidão na África

Clique para aprender sobre a escravidão na África. Veja como ela funcionou e entenda como se deu o comércio negreiro na região.
História do Brasil

Guiné-Bissau

Clique aqui para saber onde fica Guiné-Bissau. Conheça a língua falada no país, a economia e a cultura guineense. Veja como é a vida em Guiné-Bissau.
Geografia

História da língua portuguesa no mundo

Língua portuguesa: Conheça a história de nosso idioma e quais países compõem essa interessante comunidade linguística.
Gramática

Literatura africana

Clique aqui e conheça as características da literatura africana. Saiba quais são seus principais autores e suas principais obras.
Literatura

Madagascar

Acesse e saiba tudo sobre Madagascar. Conheça o mapa de Madagascar e descubra as principais características geográficas, históricas e culturais desse país africano.
Geografia

Países da África

Conheça os países da África e suas capitais. Veja como esses países estão distribuídos em grandes regiões e quais são elas. Saiba em quais deles fala-se português.
Geografia

Senegal

Saiba tudo sobre o Senegal. Conheça seus aspectos geográficos, população, história e cultura. Veja também curiosidades sobre esse país africano.
Geografia

Tipos de ilha

Conheça os diferentes tipos de ilha e suas formas de origem, bem como entenda a constituição desse tipo de relevo oceânico.
Geografia

África

Clique aqui e saiba mais sobre o continente africano! Descubra quantos e quais são os países que fazem parte dele. Aprenda também sobre sua história e população!
Geografia