Topo
pesquisar

Togo

Geografia

Togo é um país africano que possui um Índice de Desenvolvimento Humano muito baixo.
PUBLICIDADE

O estreito território do Togo, cerca de 100 quilômetros de largura, está localizado na porção oeste do continente africano, limitando-se a leste com Benin, ao norte com Burkina Fasso e a oeste com Gana, além de ser banhado pelo golfo da Guiné, ao sul. O nome do país, na língua nativa, significa “costa do lago”.

Os alemães foram os primeiros a colonizar a região que atualmente corresponde aos países do Togo e de Gana, em 1884. Entretanto, após a Primeira Guerra Mundial (1918), o território foi dividido entre a França e o Reino Unido, no qual os primeiros ficaram responsáveis pela administração da porção togolesa. A independência nacional foi conquistada em 1960. Desde então, a nação passou a ser governada por vários ditadores, ocorrendo sucessivos golpes de Estado. A primeira eleição presidencial com voto popular ocorreu em 1992, no entanto, esse momento histórico para a nação ficou marcado pelas acusações de fraudes e assassinatos envolvendo diferentes grupos políticos.

A situação de instabilidade política reflete na economia nacional, que é pouco desenvolvida e tem a agricultura como principal fonte de receitas. Nas planícies do sul do país são realizados os cultivos de mandioca, algodão, milho, frutas, café e cacau. O setor industrial, pouco diversificado, atua nos seguintes segmentos: alimentício, siderúrgico, têxtil e mineração.

Mais da metade dos togoleses vive com menos de 1,25 dólar por dia, quantia considerada insuficiente para suprir as necessidades básicas de consumo do ser humano. Esse fato reflete no alto índice de subnutrição (37%), na baixa expectativa de vida (58 anos) e na alta taxa de mortalidade infantil (70 para cada mil nascidos vivos), que é agravada pela ausência de saneamento ambiental na maioria das residências – apenas 10% das casas são beneficiadas por esse serviço.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Crianças togolesas

Dados do Togo:

Extensão territorial: 56.785 km².

Localização: África.

Capital: Lomé.

Clima: Equatorial chuvoso (litoral) e tropical (interior).

Governo: República com forma mista de governo.

Divisão administrativa: 5 regiões subdivididas em prefeituras.

Idiomas: Francês (oficial), cabiê, euê.

Religiões: Cristianismo 44,7% (católicos 28,1%, protestantes 11,8%, outros 4,8%), crenças tradicionais 35,5%, islamismo 19%, outras 0,6%, sem religião e ateísmo 0,2%.

População: 6.618.613 habitantes. (Homens: 3.276.418; Mulheres: 3.342.195).

Composição: Grupos étnicos autóctones 99,2% (euês 45,4%, cabiês 23,9%, minas 12,1%, gurmas 10,5%, temnes 7,3%), europeus 0,8%.

Densidade demográfica: 116,5 hab/km².

Taxa média anual de crescimento populacional: 2,4%.

População residente em área urbana: 42,74%.

População residente em área rural: 57,26%.

População subnutrida: 37%.

Esperança de vida ao nascer: 58 anos.

Domicílios com acesso a água potável: 59%.

Domicílios com acesso a rede sanitária: 12%.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,428 (baixo).

Moeda: Franco CFA.

Produto Interno Bruto (PIB): 2,8 bilhões de dólares.

PIB per capita: 386 dólares.

Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, OMC, ONU, UA.
 


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Países - Geografia - Brasil Escola

Bandeira do Togo
Bandeira do Togo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Togo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/togo.htm. Acesso em 15 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola