Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Irlanda

Irlanda é um país do norte da Europa, com capital em Dublin. Concentra a maioria da população da ilha da Irlanda. Possui elevado IDH e economia altamente desenvolvida.

Bandeira da Irlanda
Bandeira da Irlanda
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Irlanda é um país do norte da Europa, situado na ilha de mesmo nome. Faz fronteira terrestre somente com a Irlanda do Norte e, portanto, com uma pequena parcela do Reino Unido. Cercado pelas águas do Atlântico Norte, o território irlandês apresenta clima temperado oceânico e um relevo formado por extensas áreas planas e algumas montanhas.

A Irlanda conta hoje com mais de 4,9 milhões de habitantes, 1,2 milhão concentrado na capital, Dublin. Trata-se de um dos países mais desenvolvidos do mundo, com economia centrada no setor de serviços e elevado padrão de vida.

Saiba mais: Países da Europa — ao todo são 50 países e alguns territórios dependentes

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Irlanda

  • A Irlanda é um país europeu localizado na região norte do continente. Tem como capital a cidade de Dublin.

  • Divide a ilha da Irlanda com a Irlanda do Norte, único território com que faz fronteira.

  • É banhada pelo Atlântico Norte e se separa da Grã-Bretanha pelo mar da Irlanda.

  • O clima predominante no país é o temperado oceânico, e seu relevo é formado principalmente por planícies.

  • Vivem no país 4.938.000 habitantes. Sua maior cidade é Dublin, que concentra 1,2 milhão de pessoas.

  • É um dos países mais desenvolvidos do mundo. Seu PIB per capita é elevado e a sua população desfruta de elevada qualidade de vida.

  • A economia irlandesa gira em torno do setor terciário e de uma indústria moderna e diversificada.

Dados gerais da Irlanda

  • Nome oficial: Irlanda

  • Gentílico: irlandês

  • Extensão territorial: 69.797 km²

  • Localização: norte da Europa

  • Capital: Dublin

  • Clima: temperado oceânico

  • Governo: república parlamentarista

  • Divisão administrativa: 28 condados e três cidades

  • Idioma: inglês e irlandês

  • Religiões:

    • catolicismo (romano): 78,3%;

    • igreja da Irlanda: 2,7%;

    • ortodoxa: 1,3%

    • islamismo: 1,3%;

    • outras religiões cristãs: 1,6%;

    • nenhuma e sem resposta: 12,4%.

  • População: 4.938.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 71,7 hab./km²

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,955

  • Moeda: euro

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 516,25 bilhões

  • PIB per capita: US$ 102.900

  • Gini: 0,328

  • Fuso horário: GMT +1

  • Relações exteriores:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História da Irlanda

A ilha onde se situa a Irlanda começou a ser habitada por volta do ano 8 mil a.C. Os celtas, que estabeleceram os principais pilares da cultura irlandesa, entretanto, chegaram àquela região entre 600 a.C. e 500 a.C. A civilização celta se desenvolveu na região, e muitas de suas influências são percebidas hoje na paisagem física, na religião e na língua falada no país. Muitos séculos depois da sua chegada, os vikings invadiram a ilha, o que ocorreu no século VIII da era atual, e exerceram seu domínio por um longo tempo.

Os vikings foram derrotados no ano de 1014 pelo rei Brian Ború. Dois séculos mais tarde, os normandos aportaram na ilha e ali permaneceram por cerca de 800 anos, período que ficou marcado por uma série de batalhas pelo domínio político e territorial sobre a Irlanda.

No século XIX foi escrito um trágico capítulo da história irlandesa com o acontecimento da Grande Fome, quando as colheitas foram tomadas por um fungo que ocasionou a perda da maior parte da safra do país. Como consequência, houve milhares de mortes, avanço de doenças e uma forte corrente migratória para outros países. A população voltou a crescer somente em meados do século XX.

Na Páscoa de 1916, houve uma tentativa de fundar a República da Irlanda, mas que foi frustrada após a intervenção do exército britânico. Depois de uma longa guerra marcada pelo confronto entre os britânicos e o Exército Republicano Irlandês (IRA), o país conquistou a sua independência em 1921, e o território foi dividido em dois.

O período de 1922 a 1923 correspondeu à Guerra Civil Irlandesa, que resultou na criação do Estado Livre Irlandês. A atual Irlanda foi estabelecida em 1949, e, a partir de então, uma série de confrontos violentos com a Irlanda do Norte ocorreram entre 1960 e 1990. Em 1998, foi assinado o Acordo da Sexta-feira Santa, que cessou os conflitos entre os países.

Mapa da Irlanda

Mapa da Irlanda

Geografia da Irlanda

A Irlanda é um país da região norte da Europa e tem como capital a cidade de Dublin. Trata-se da maior nação pertencente à ilha da Irlanda, uma das ilhas Britânicas banhadas pelo Atlântico Norte. A Irlanda não possui conexão física com a Europa continental, e sua única fronteira terrestre é estabelecida com a Irlanda do Norte. A nordeste e leste, fica a Grã-Bretanha, ilha da qual se separa por meio dos canais do Norte e de São Jorge, além do mar da Irlanda, que banha toda a costa leste do país.

  • Clima

O clima predominante na Irlanda é o temperado oceânico, bastante influenciado pela atuação da corrente marítima do Atlântico Norte. Os invernos são frios, com temperatura média de 4 ºC a 7 ºC, enquanto os verões são amenos, com máximas de até 16 ºC. As chuvas são bem distribuídas entre as estações e acumulam volume anual de cerca de 1650 mm. Outro aspecto característico do clima irlandês é a nebulosidade intensa durante a maior parte do ano.

  • Relevo

A Irlanda dispõe de um relevo composto majoritariamente por planícies (central e costeira). Essas áreas planas e suavemente onduladas contrastam com a presença de colinas e montanhas que circundam o território, além das falésias litorâneas que se concentram no oeste do país.

O ponto mais elevado da Irlanda é o pico Carrauntoohil, que fica a 1041 metros acima do nível do mar e se localiza no sudoeste do país.

Vista do pico Carrauntoohil, na Irlanda
O relevo irlandês é formado por planícies e algumas colinas e montanhas, sendo Carrauntoohil a mais elevada delas.
  • Vegetação

A vegetação que recobre a Irlanda é de baixo e médio porte, notadamente arbustiva, e é caracterizada pela formação de extensos campos (ou pradarias). Entre as plantas mais comuns encontradas no país, estão o urze e a dedaleira.

A existência de florestas e bosques depende, em sua maioria, de programas de reflorestamento, uma vez que essas formações vegetais foram bastante reduzidas, com o passar do tempo, em função da exploração intensiva.

  • Hidrografia

O território irlandês é banhado por cerca de 40 rios e milhares de lagos. O mais extenso rio do país é o Shannon, que percorre 360 km. Em seu curso, formaram-se três grandes lagos: Derg, o maior deles, Ree e Allen. A bacia do Shannon recobre aproximadamente 20% da área da Irlanda. Outros grandes rios irlandeses são: Barrow, Suir e Blackwater.

Leia mais: Oceanos — porções de água que ocupam as principais e mais amplas depressões do relevo do planeta

Demografia da Irlanda

A Irlanda possui um contingente populacional de 4.938.000 habitantes, concentrando assim a maior parte dos mais de 6,8 milhões de pessoas que vivem na ilha de que faz parte. Pode-se considerar o território irlandês pouco povoado se comparado a outros países, considerando que possui uma densidade demográfica de 71,7 hab./km². Em função do relevo montanhoso no oeste e da atratividade exercida pela capital do país, a maior parte da população se concentra na porção leste da Irlanda.

Quase 64% dos irlandeses vivem nas cidades, o que torna a Irlanda um país urbanizado. Dublin, a capital, é também seu maior centro urbano. A cidade reúne 1.214.700 habitantes, o equivalente a 24,5% de toda a população da Irlanda. Ao sul e sudoeste, ficam duas outras grandes cidades irlandesas, Cork e Limerick.

Vista de Dublin, capital da Irlanda
Dublin é a capital da Irlanda e a cidade mais populosa do país.

Na década de 1990, a grande entrada de migrantes no país fez crescer a população e compensou uma tendência de emigração que vinha sendo registrada em períodos anteriores. Atualmente, entretanto, a população irlandesa passa por um lento processo de crescimento (0,97% ao ano), abaixo da média mundial.

Destaca-se ainda que a Irlanda tem hoje o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, com valor de 0,955 e atrás somente da Noruega.

Economia da Irlanda

A Irlanda é um dos países mais desenvolvidos do mundo, o que se reflete no padrão de vida de sua população e principalmente nos seus indicadores econômicos. É membro da União Europeia desde 1973, e tem o euro como moeda oficial.

Até o início da crise econômica mundial de 2008, a economia doméstica era altamente concentrada no setor imobiliário e na indústria da construção civil, os quais foram duramente afetados no período subsequente.

Hoje o setor de serviços responde por pouco mais de 60% do seu PIB, que é de 516 bilhões de dólares. As atividades comerciais de exportação e importação movimentam grande parte da economia do país, colocando-o como 14º maior importador mundial. O país adquire do exterior produtos como petróleo refinado, aeronaves e computadores. As exportações são compostas por medicamentos embalados, culturas médicas e vacinas principalmente. Seus principais parceiros comerciais são: Reino Unido, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha e China.

Diante disso, temos que a indústria farmacêutica é a principal do país. O setor secundário, que responde por 11% do PIB, é representado ainda por setores como o de bebidas, químico, computação e equipamentos médicos. Já a agropecuária é responsável por 5% do PIB. Os principais gêneros agrícolas produzidos na Irlanda são batata, cevada, trigo, aveia, cogulemos, além de leite e carne suína.

  • Videoaula sobre índices econômicos


Cultura da Irlanda

A Irlanda possui uma cultura bastante rica que apresenta elementos herdados principalmente dos celtas, dos povos nórdicos e dos normandos, que exerceram longo domínio na região. Hoje os irlandeses constituem a maioria entre os grupos étnicos que compõem a população do país, representando mais de 82%. O inglês é o idioma oficial, embora seja frequente a utilização do irlandês ou gaélico em algumas áreas.

Algumas tradições irlandesas são muito conhecidas pelo mundo e celebradas em diversos países, como é o caso do Dia de São Patrício, comemorado em 17 de março. Trata-se de uma homenagem ao padroeiro do país. A cerveja, uma bebida tradicional da Irlanda, é bastante consumida nesse dia e a cor verde se espalha pelas ruas e vestimentas (e até mesmo nos alimentos e na própria cerveja). A cor é oriunda da bandeira irlandesa e da figura do trevo de quatro folhas, o shamrock. O país possui muitos festivais inspirados da cultura celta e na religião pagã, além de uma ampla tradição nas artes, como na literatura.

Infraestrutura da Irlanda

A Irlanda possui elevado índice de desenvolvimento e uma performance bastante satisfatória nos indicadores de qualidade de vida da OCDE, destacando-se em áreas como moradia, educação e saúde. Com relação ao acesso à água potável e redes de saneamento, dados da ONU mostram que houve um crescimento no atendimento dessas redes durante a última década. Hoje elas atendem a 88,5% da população urbana e 72,1% da população rural.

A eletricidade chega a todos os moradores da Irlanda. Os combustíveis fósseis são predominantes na composição da matriz elétrica, mas a geração de energia elétrica com base em fontes renováveis tem se ampliado, como é o caso da eólica.

Nos transportes, o país dispõe de densas redes rodoviárias e ferroviárias que possuem, respectivamente, 99 mil e quatro mil km de extensão. As hidrovias são também utilizadas e percorrem 956 km pelo território irlandês. O principal porto marítimo está situado na capital, Dublin. Fica lá também o maior e mais movimentado aeroporto da Irlanda.

Governo da Irlanda

A Irlanda possui um sistema republicano parlamentarista de governo. O presidente exerce a função de chefe de Estado, ocupando o principal cargo do Poder Executivo. O chefe de governo, por sua vez, é o primeiro-ministro (ou, no gaélico: taoiseach), que pertence ao Legislativo.

Na Irlanda, o presidente é eleito pelo voto popular e possui um mandato de sete anos. Ele é responsável pela indicação do primeiro-ministro, nomeado pela Câmara dos Representantes, uma das duas câmaras em que se divide o Parlamento irlandês; a outra é o Senado.

Curiosidades sobre a Irlanda

  • O Halloween (ou Dia das Bruxas) teve início na Irlanda (e demais ilhas Britânicas) há dois mil anos. Entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro se celebrava o Samhein na cultura celta. Além da festa da colheita, acreditava-se que as barreiras do mundo físico e espiritual ficavam mais tênues nesse período, permitindo o contato entre os humanos e os seres de outras dimensões.

  • Diferentemente do imaginário popular, o símbolo da Irlanda não é um trevo de quatro folhas, mas sim a harpa.

  • A primeira festa de São Patrício, tradicional no país, não aconteceu na Irlanda, mas sim em Boston (Estados Unidos), no ano de 1737.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Irlanda"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/irlanda.htm. Acesso em 20 de julho de 2024.