close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Irlanda

Irlanda é um país do norte da Europa, com capital em Dublin. Concentra a maioria da população da ilha da Irlanda. Possui elevado IDH e economia altamente desenvolvida.

Bandeira da Irlanda
Bandeira da Irlanda
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Irlanda é um país do norte da Europa, situado na ilha de mesmo nome. Faz fronteira terrestre somente com a Irlanda do Norte e, portanto, com uma pequena parcela do Reino Unido. Cercado pelas águas do Atlântico Norte, o território irlandês apresenta clima temperado oceânico e um relevo formado por extensas áreas planas e algumas montanhas.

A Irlanda conta hoje com mais de 4,9 milhões de habitantes, 1,2 milhão concentrado na capital, Dublin. Trata-se de um dos países mais desenvolvidos do mundo, com economia centrada no setor de serviços e elevado padrão de vida.

Saiba mais: Países da Europa — ao todo são 50 países e alguns territórios dependentes

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Irlanda

  • A Irlanda é um país europeu localizado na região norte do continente. Tem como capital a cidade de Dublin.

  • Divide a ilha da Irlanda com a Irlanda do Norte, único território com que faz fronteira.

  • É banhada pelo Atlântico Norte e se separa da Grã-Bretanha pelo mar da Irlanda.

  • O clima predominante no país é o temperado oceânico, e seu relevo é formado principalmente por planícies.

  • Vivem no país 4.938.000 habitantes. Sua maior cidade é Dublin, que concentra 1,2 milhão de pessoas.

  • É um dos países mais desenvolvidos do mundo. Seu PIB per capita é elevado e a sua população desfruta de elevada qualidade de vida.

  • A economia irlandesa gira em torno do setor terciário e de uma indústria moderna e diversificada.

Dados gerais da Irlanda

  • Nome oficial: Irlanda

  • Gentílico: irlandês

  • Extensão territorial: 69.797 km²

  • Localização: norte da Europa

  • Capital: Dublin

  • Clima: temperado oceânico

  • Governo: república parlamentarista

  • Divisão administrativa: 28 condados e três cidades

  • Idioma: inglês e irlandês

  • Religiões:

    • catolicismo (romano): 78,3%;

    • igreja da Irlanda: 2,7%;

    • ortodoxa: 1,3%

    • islamismo: 1,3%;

    • outras religiões cristãs: 1,6%;

    • nenhuma e sem resposta: 12,4%.

  • População: 4.938.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 71,7 hab./km²

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,955

  • Moeda: euro

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 516,25 bilhões

  • PIB per capita: US$ 102.900

  • Gini: 0,328

  • Fuso horário: GMT +1

  • Relações exteriores:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História da Irlanda

A ilha onde se situa a Irlanda começou a ser habitada por volta do ano 8 mil a.C. Os celtas, que estabeleceram os principais pilares da cultura irlandesa, entretanto, chegaram àquela região entre 600 a.C. e 500 a.C. A civilização celta se desenvolveu na região, e muitas de suas influências são percebidas hoje na paisagem física, na religião e na língua falada no país. Muitos séculos depois da sua chegada, os vikings invadiram a ilha, o que ocorreu no século VIII da era atual, e exerceram seu domínio por um longo tempo.

Os vikings foram derrotados no ano de 1014 pelo rei Brian Ború. Dois séculos mais tarde, os normandos aportaram na ilha e ali permaneceram por cerca de 800 anos, período que ficou marcado por uma série de batalhas pelo domínio político e territorial sobre a Irlanda.

No século XIX foi escrito um trágico capítulo da história irlandesa com o acontecimento da Grande Fome, quando as colheitas foram tomadas por um fungo que ocasionou a perda da maior parte da safra do país. Como consequência, houve milhares de mortes, avanço de doenças e uma forte corrente migratória para outros países. A população voltou a crescer somente em meados do século XX.

Na Páscoa de 1916, houve uma tentativa de fundar a República da Irlanda, mas que foi frustrada após a intervenção do exército britânico. Depois de uma longa guerra marcada pelo confronto entre os britânicos e o Exército Republicano Irlandês (IRA), o país conquistou a sua independência em 1921, e o território foi dividido em dois.

O período de 1922 a 1923 correspondeu à Guerra Civil Irlandesa, que resultou na criação do Estado Livre Irlandês. A atual Irlanda foi estabelecida em 1949, e, a partir de então, uma série de confrontos violentos com a Irlanda do Norte ocorreram entre 1960 e 1990. Em 1998, foi assinado o Acordo da Sexta-feira Santa, que cessou os conflitos entre os países.

Mapa da Irlanda

Mapa da Irlanda

Geografia da Irlanda

A Irlanda é um país da região norte da Europa e tem como capital a cidade de Dublin. Trata-se da maior nação pertencente à ilha da Irlanda, uma das ilhas Britânicas banhadas pelo Atlântico Norte. A Irlanda não possui conexão física com a Europa continental, e sua única fronteira terrestre é estabelecida com a Irlanda do Norte. A nordeste e leste, fica a Grã-Bretanha, ilha da qual se separa por meio dos canais do Norte e de São Jorge, além do mar da Irlanda, que banha toda a costa leste do país.

  • Clima

O clima predominante na Irlanda é o temperado oceânico, bastante influenciado pela atuação da corrente marítima do Atlântico Norte. Os invernos são frios, com temperatura média de 4 ºC a 7 ºC, enquanto os verões são amenos, com máximas de até 16 ºC. As chuvas são bem distribuídas entre as estações e acumulam volume anual de cerca de 1650 mm. Outro aspecto característico do clima irlandês é a nebulosidade intensa durante a maior parte do ano.

  • Relevo

A Irlanda dispõe de um relevo composto majoritariamente por planícies (central e costeira). Essas áreas planas e suavemente onduladas contrastam com a presença de colinas e montanhas que circundam o território, além das falésias litorâneas que se concentram no oeste do país.

O ponto mais elevado da Irlanda é o pico Carrauntoohil, que fica a 1041 metros acima do nível do mar e se localiza no sudoeste do país.

Vista do pico Carrauntoohil, na Irlanda
O relevo irlandês é formado por planícies e algumas colinas e montanhas, sendo Carrauntoohil a mais elevada delas.
  • Vegetação

A vegetação que recobre a Irlanda é de baixo e médio porte, notadamente arbustiva, e é caracterizada pela formação de extensos campos (ou pradarias). Entre as plantas mais comuns encontradas no país, estão o urze e a dedaleira.

A existência de florestas e bosques depende, em sua maioria, de programas de reflorestamento, uma vez que essas formações vegetais foram bastante reduzidas, com o passar do tempo, em função da exploração intensiva.

  • Hidrografia

O território irlandês é banhado por cerca de 40 rios e milhares de lagos. O mais extenso rio do país é o Shannon, que percorre 360 km. Em seu curso, formaram-se três grandes lagos: Derg, o maior deles, Ree e Allen. A bacia do Shannon recobre aproximadamente 20% da área da Irlanda. Outros grandes rios irlandeses são: Barrow, Suir e Blackwater.

Leia mais: Oceanos — porções de água que ocupam as principais e mais amplas depressões do relevo do planeta

Demografia da Irlanda

A Irlanda possui um contingente populacional de 4.938.000 habitantes, concentrando assim a maior parte dos mais de 6,8 milhões de pessoas que vivem na ilha de que faz parte. Pode-se considerar o território irlandês pouco povoado se comparado a outros países, considerando que possui uma densidade demográfica de 71,7 hab./km². Em função do relevo montanhoso no oeste e da atratividade exercida pela capital do país, a maior parte da população se concentra na porção leste da Irlanda.

Quase 64% dos irlandeses vivem nas cidades, o que torna a Irlanda um país urbanizado. Dublin, a capital, é também seu maior centro urbano. A cidade reúne 1.214.700 habitantes, o equivalente a 24,5% de toda a população da Irlanda. Ao sul e sudoeste, ficam duas outras grandes cidades irlandesas, Cork e Limerick.

Vista de Dublin, capital da Irlanda
Dublin é a capital da Irlanda e a cidade mais populosa do país.

Na década de 1990, a grande entrada de migrantes no país fez crescer a população e compensou uma tendência de emigração que vinha sendo registrada em períodos anteriores. Atualmente, entretanto, a população irlandesa passa por um lento processo de crescimento (0,97% ao ano), abaixo da média mundial.

Destaca-se ainda que a Irlanda tem hoje o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, com valor de 0,955 e atrás somente da Noruega.

Economia da Irlanda

A Irlanda é um dos países mais desenvolvidos do mundo, o que se reflete no padrão de vida de sua população e principalmente nos seus indicadores econômicos. É membro da União Europeia desde 1973, e tem o euro como moeda oficial.

Até o início da crise econômica mundial de 2008, a economia doméstica era altamente concentrada no setor imobiliário e na indústria da construção civil, os quais foram duramente afetados no período subsequente.

Hoje o setor de serviços responde por pouco mais de 60% do seu PIB, que é de 516 bilhões de dólares. As atividades comerciais de exportação e importação movimentam grande parte da economia do país, colocando-o como 14º maior importador mundial. O país adquire do exterior produtos como petróleo refinado, aeronaves e computadores. As exportações são compostas por medicamentos embalados, culturas médicas e vacinas principalmente. Seus principais parceiros comerciais são: Reino Unido, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha e China.

Diante disso, temos que a indústria farmacêutica é a principal do país. O setor secundário, que responde por 11% do PIB, é representado ainda por setores como o de bebidas, químico, computação e equipamentos médicos. Já a agropecuária é responsável por 5% do PIB. Os principais gêneros agrícolas produzidos na Irlanda são batata, cevada, trigo, aveia, cogulemos, além de leite e carne suína.

  • Videoaula sobre índices econômicos

Cultura da Irlanda

A Irlanda possui uma cultura bastante rica que apresenta elementos herdados principalmente dos celtas, dos povos nórdicos e dos normandos, que exerceram longo domínio na região. Hoje os irlandeses constituem a maioria entre os grupos étnicos que compõem a população do país, representando mais de 82%. O inglês é o idioma oficial, embora seja frequente a utilização do irlandês ou gaélico em algumas áreas.

Algumas tradições irlandesas são muito conhecidas pelo mundo e celebradas em diversos países, como é o caso do Dia de São Patrício, comemorado em 17 de março. Trata-se de uma homenagem ao padroeiro do país. A cerveja, uma bebida tradicional da Irlanda, é bastante consumida nesse dia e a cor verde se espalha pelas ruas e vestimentas (e até mesmo nos alimentos e na própria cerveja). A cor é oriunda da bandeira irlandesa e da figura do trevo de quatro folhas, o shamrock. O país possui muitos festivais inspirados da cultura celta e na religião pagã, além de uma ampla tradição nas artes, como na literatura.

Infraestrutura da Irlanda

A Irlanda possui elevado índice de desenvolvimento e uma performance bastante satisfatória nos indicadores de qualidade de vida da OCDE, destacando-se em áreas como moradia, educação e saúde. Com relação ao acesso à água potável e redes de saneamento, dados da ONU mostram que houve um crescimento no atendimento dessas redes durante a última década. Hoje elas atendem a 88,5% da população urbana e 72,1% da população rural.

A eletricidade chega a todos os moradores da Irlanda. Os combustíveis fósseis são predominantes na composição da matriz elétrica, mas a geração de energia elétrica com base em fontes renováveis tem se ampliado, como é o caso da eólica.

Nos transportes, o país dispõe de densas redes rodoviárias e ferroviárias que possuem, respectivamente, 99 mil e quatro mil km de extensão. As hidrovias são também utilizadas e percorrem 956 km pelo território irlandês. O principal porto marítimo está situado na capital, Dublin. Fica lá também o maior e mais movimentado aeroporto da Irlanda.

Governo da Irlanda

A Irlanda possui um sistema republicano parlamentarista de governo. O presidente exerce a função de chefe de Estado, ocupando o principal cargo do Poder Executivo. O chefe de governo, por sua vez, é o primeiro-ministro (ou, no gaélico: taoiseach), que pertence ao Legislativo.

Na Irlanda, o presidente é eleito pelo voto popular e possui um mandato de sete anos. Ele é responsável pela indicação do primeiro-ministro, nomeado pela Câmara dos Representantes, uma das duas câmaras em que se divide o Parlamento irlandês; a outra é o Senado.

Curiosidades sobre a Irlanda

  • O Halloween (ou Dia das Bruxas) teve início na Irlanda (e demais ilhas Britânicas) há dois mil anos. Entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro se celebrava o Samhein na cultura celta. Além da festa da colheita, acreditava-se que as barreiras do mundo físico e espiritual ficavam mais tênues nesse período, permitindo o contato entre os humanos e os seres de outras dimensões.

  • Diferentemente do imaginário popular, o símbolo da Irlanda não é um trevo de quatro folhas, mas sim a harpa.

  • A primeira festa de São Patrício, tradicional no país, não aconteceu na Irlanda, mas sim em Boston (Estados Unidos), no ano de 1737.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Irlanda"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/irlanda.htm. Acesso em 20 de maio de 2022.