Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um importante destino turístico do estado de Goiás, além de uma área fundamental para a preservação da biodiversidade do Cerrado.

Vista aérea do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado no estado de Goiás, na região Centro-Oeste do Brasil.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no Planalto Central brasileiro e é um importante sítio de preservação ambiental.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Chapada dos Veadeiros é um parque natural localizado no nordeste do estado de Goiás. Situa-se no Planalto Central brasileiro, em uma região caracterizada pelo clima tropical e pelo relevo composto por morros e terrenos planos elevados. A fauna e a flora da Chapada dos Veadeiros são bastante representativas do Cerrado, e muitas das espécies lá encontradas são únicas da região e estão ameaçadas de extinção.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros possui grande importância para a biodiversidade do Cerrado e para a hidrografia da região, além de representar uma fonte de receitas para os municípios próximos em função do turismo.

Leia também: Amazônia — um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Chapada dos Veadeiros

  • A Chapada dos Veadeiros se localiza no Planalto Central brasileiro, no estado de Goiás.

  • Foi classificada como parque nacional em 1961, sendo uma área de preservação integral.

  • Compreende uma área de 240.611 hectares no nordeste do território goiano.

  • É caracterizada pelo clima tropical e relevo planáltico, com a presença de terrenos planos elevados (chapadas) e morros.

  • Integra o Cerrado e serve de habitat para uma parcela significativa da fauna e da flora desse bioma, além de ser o divisor de águas de importantes bacias hidrográficas da região.

  • É importante para a conservação da biodiversidade do Cerrado e por ser o local onde nascem muitos rios que banham a região central do Brasil.

  • Consiste em um atrativo turístico do estado e fomenta o setor terciário dos municípios em que está inserida.

  • Foi listado como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco em 2001.

Localização da Chapada dos Veadeiros

Alfinete fixado em um mapa indicando a localização do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros.
A Chapada dos Veadeiros fica no nordeste de Goiás.

A Chapada dos Veadeiros está localizada no estado de Goiás, na região Centro-Oeste do país. Fica no centro do Planalto Central brasileiro e na porção nordeste do território goiano, estendendo-se entre cinco municípios:

  • Alto Paraíso de Goiás;

  • Cavalcante;

  • Teresina de Goiás;

  • Nova Roma;

  • São João d’Aliança.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características da Chapada dos Veadeiros

A área correspondente à Chapada dos Veadeiros foi transformada em um parque nacional no ano de 1961, sendo administrado hoje pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio). Quando foi transformado em unidade de conservação, recebia o nome de Parque Nacional do Tocantins, que foi alterado para Chapada dos Veadeiros em 1972. Além do nome, a área originalmente delimitada era pouco mais de três vezes maior do que a atual, tendo sido alterada em função da construção de rodovias na região.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros apresenta uma superfície de 240.611 hectares e se estende, no interior do território brasileiro, em Goiás. Confira a seguir algumas das principais características físicas dessa importante região.

Clima da Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros fica situada em uma área de clima tipicamente tropical, que tem como característica principal a alternância entre uma estação seca e outra estação chuvosa. Cabe destacar que o fator altitude desempenha papel importante na definição dos elementos climáticos, em especial da temperatura.

As temperaturas médias na Chapada dos Veadeiros variam entre 21 e 23 °C durante o ano, com mínimas de 15 °C na metade do ano e máximas que podem superar os 28 °C nos meses correspondentes ao verão. O período que vai de maio a setembro é o período de secas, quando há a diminuição do número de dias chuvosos e queda na umidade do ar. O período chuvoso se estende de dezembro a março, e a média pluviométrica anual é de 1.650 mm.

Fauna da Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros abriga uma grande diversidade de animais que têm como habitat o Cerrado brasileiro. Muitas espécies estão ameaçadas de extinção, e algumas delas são endógenas do território nacional, o que reforça a importância de sua preservação. São encontradas na Chapada dos Veadeiros espécies de mamíferos, anfíbios, aves, peixes, répteis e insetos.

Dois papagaios-galegos em um galho, animais típicos do Cerrado brasileiro, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
O papagaio-galego é uma espécie típica da Chapada dos Veadeiros.

Conheça alguns dos animais encontrados nesse parque nacional:

Alguns dos animais encontrados na Chapada dos Veadeiros

onça-pintada

ema

papagaio-galego

tamanduá-bandeira

gralha

morcego-beija-flor

azulão-do-cerrado

sapo

mandi

raposinha-do-campo

calango

piau

Vegetação e flora da Chapada dos Veadeiros

A vegetação da Chapada dos Veadeiros é típica do bioma Cerrado, sendo classificada pelo ICMBio como Cerrado de altitude. Essa formação vegetal é caracterizada pela grande diversidade de espécies de plantas, destacando-se entre as savanas do mundo, apresentando as fisionomias de campos abertos e matas fechadas em menor proporção, além da mata ciliar próxima dos cursos d’água.

Encontram-se na Chapada dos Veadeiros muitas árvores de médio e pequeno porte, árvores e arbustos de frutas silvestres, flores, gramíneas e herbáceas.

Assim como a fauna, a flora local é constituída por espécies endêmicas e algumas ameaçadas de extinção, em decorrência do avanço das atividades econômicas para a região. O ICMBio menciona como exemplos de plantas ameaçadas de extinção presentes na Chapada dos Veadeiros a aroeira e a arnica. Outras espécies e tipos de planta presentes na região são a mimosa, a canela-de-ema, o buriti, a bromélia, a sempre-viva e as caliandras.

Relevo da Chapada dos Veadeiros

Vista de uma região com morros e chapadas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Morros e chapadas caracterizam o relevo da Chapada dos Veadeiros.

A Chapada dos Veadeiros fica no Planalto Central do Brasil, inserida na unidade classificada por Jurandyr Ross|1| como planaltos e serras de Goiás-Minas. Essa área é constituída por um substrato rochoso muito antigo e bastante alterado pela ação dos agentes intempéricos, sendo caracterizada pela presença de terrenos planos, morros e as formas conhecidas como chapadas, que constituem uma plataforma elevada e de topo plano, como mesas.

Importância da Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros apresenta grande importância para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ecológico do Cerrado, uma vez que é uma grande área de proteção no interior desse bioma. O parque nacional é caracterizado pela elevada concentração de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, sendo, por essa razão, classificado como um hotspot de biodiversidade.

O relevo da Chapada dos Veadeiros faz com que essa área seja um divisor de águas entre duas importantes bacias hidrográficas da região, que são as bacias do rio Paraná e do rio Maranhão, além de abrigar as nascentes de muitos cursos d’água e ser banhada por inúmeros outros mananciais. Assim, a Chapada dos Veadeiros é essencial também para a preservação das águas do Cerrado brasileiro, considerado a caixa-d’água do Brasil pela concentração de nascentes.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem, ainda, importância econômica para o estado de Goiás e para o Centro-Oeste do Brasil, em decorrência da atividade turística que se desenvolve nessa região, como veremos a seguir.

Veja também: Aquífero Guarani — um dos mais importantes reservatórios da América do Sul

Turismo na Chapada dos Veadeiros

A beleza da paisagem natural da Chapada dos Veadeiros, a presença de inúmeros rios e quedas d’água, as formações rochosas únicas e a possibilidade de conhecer mais de perto uma parte da biodiversidade do Cerrado brasileiro faz com que o parque seja um dos principais atrativos turísticos do estado de Goiás, sendo importante para o fomento do setor terciário nos municípios em que ele se insere, como é o caso de Alto Paraíso de Goiás.

Rochas do Vale da Lua, no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros.
Rochas do Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros.

Veja algumas das atividades e locais que atraem um grande número de turistas para a Chapada dos Veadeiros:

  • Cachoeiras e saltos, como a Cachoeira do Abismo e os Saltos do Rio Preto.

  • Morro da Baleia, que fica no famoso Jardim de Maytrea. O jardim, aliás, apresenta significado espiritual e religioso para muitos dos visitantes e moradores locais.

  • Trilhas, como a Trilha do Mirante da Janela.

  • Vale da Lua, formado por rochas basálticas que dão uma aparência muito peculiar ao relevo local.

Preservação da Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é classificada como parque nacional que, de acordo com o Código Florestal brasileiro, designa uma área de grande importância ecossistêmica e paisagística e que deve ser protegida de maneira integral. A importância da preservação da Chapada dos Veadeiros para o meio ambiente e para a manutenção da biodiversidade foi reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), que listou o parque como Patrimônio Mundial Natural em 2001.

Notas

|1| ROSS, Jurandyr L. Sanches. Os fundamentos da geografia da natureza. In: ROSS, Jurandyr L. Sanches. (Org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019. 6 ed. 3 reimp. (Didática: 3). P. 13-65.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Chapada dos Veadeiros"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/chapada-dos-veadeiros.htm. Acesso em 03 de março de 2024.

De estudante para estudante