Unesco e Secretaria de Educação de SP apresentam currículo focado no desenvolvimento sustentável
Unesco e Secretaria de Educação de SP apresentam currículo focado no desenvolvimento sustentável
Projeto baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU é abordado em evento internacional
Em 23/07/2018 16h12
, atualizado em 23/07/2018 17h04
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A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem alcançados até 2030, sendo um dos principais pontos o objetivo nº 4: "assegurar uma educação inclusiva e equitativa (de igualdade) e de qualidade para todos". A adoção de um currículo escolar baseado na Educação como ferramenta transformadora é algo novo e tem a rede municipal de ensino de São Paulo como cenário desta experiência. Em parceria com a Unesco no Brasil, o modelo foi apresentado nesta segunda-feira, 23 de julho, na Reunião Técnica Regional de Alto Nível da América Latina e Caribe, preparação para a 2ª Reunião Regional de Ministros de Educação da América Latina e Caribe, evento que será na Bolívia, nos próximos dias 25 e 26.
O evento internacional contará com 33 países e suas propostas para que o objetivo da ONU em relação à Educação seja colocado em prática. “É bastante importante essa troca de experiências com outras realidades para que as propostas de uma educação ligada à formação cidadã e ao desenvolvimento sustentável alcancem o maior número de estudantes possíveis”, afirma Rebeca Otero, coordenadora de Educação da Unesco no Brasil.
O que é o currículo?
O currículo elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em parceria com a Unesco, foi lançado em dezembro de 2017 e relaciona as disciplinas escolares estudadas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas com ações voltadas para a formação da criança e do adolescente enquanto cidadão.
Em sua fase inicial, o currículo é voltado para formação de crianças e adolescentes das duas fases do ensino fundamental. No entanto, a Unesco informou que está em etapa de desenvolvimento de uma grade para educação infantil e de Jovens e Adultos (EJA).
Do ponto de vista do conteúdo, a proposta é que as disciplinas sejam interligadas no aprendizado do estudante, que todas as matérias tenham importância e aplicação real na rotina do aluno. Já a perspectiva social é de que o currículo escolar desenvolva os estudantes em todas as suas dimensões (intelectual, física, social, emocional, cultural), levando em conta os aspectos das metas das ODS (paz, consumo sustentável, preservação da natureza e outros).
Qual a importância do Desenvolvimento Sustentável na Educação?
De acordo com Rebeca, a importância de um currículo baseado no Desenvolvimento Sustentável vai além da sala de aula. Conforme os objetivos definidos pela ONU, os alunos são preparados para lidar com questões de diferentes âmbitos da sociedade, sempre baseando-se na sua realidade. O benefício é para a comunidade em geral, não só para o estudante e sua escola.
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"A proposta da ONU é que a criança e o adolescente possam ser um cidadão global, ou seja, que seus conhecimentos contribuam para sua vida, da comunidade e do planeta. Eles recebem uma educação transformadora", Rebeca Otero - Unesco no Brasil
No caso do Brasil, a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na educação é uma forma de aproximar o que é visto na escola com a realidade que o estudante já conhece, dando maior sentido ao que é ensinado pelos professores. Isso amplia a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), diretriz que estabelece os conteúdos básicos da educação brasileira.
O Desenvolvimento Sustentável é possível a partir de uma abordagem que traga questões como:
Estímulo de ações que promovam a paz;
Preservação do meio ambiente;
Conscientização de seu papel na sociedade;
Conhecer seus direitos enquanto cidadão;
Ter empatia com as pessoas.
A proposta da Unesco no Brasil é fazer a relação de tudo o que foi citado acima com as disciplinas estudadas. O estudante pode entender na prática (e aplicar o conhecimento), o que contribui para o aprendizado do conteúdo.
Desafios
A forma como o ensino é aplicado no Brasil ainda dificulta a implementação de ações baseadas nos Objetivos da ONU.
"Ainda hoje, a educação brasileira está muito voltada para o ato de repassar o conteúdo para o estudante, sem pensar na transformação que a educação deve fazer. O modelo que ainda persiste é o de transmissão de informação e conteúdo", Rebeca Otero, Unesco no Brasil
A reunião com os representantes ministeriais também auxilia no conhecimento da perspectiva do que é a formação cidadã. Segundo a coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, o objetivo é que o estudante possa levar para a vida o conhecimento adquirido, é realmente “aprender” e não apenas “decorar”. É ser sensível ao que acontece na sociedade em que se está inserido e saber que é possível fazer a diferença por meio da educação.