Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Eras geológicas

Geografia

Eras geológicas são uma subdivisão do tempo geológico. Representam intervalos de milhões ou bilhões de anos, que demarcam eventos significativos no desenvolvimento da Terra.
As eras geológicas representam subdivisões na escala de tempo geológico.
As eras geológicas representam subdivisões na escala de tempo geológico.
PUBLICIDADE

As eras geológicas são intervalos, no tempo geológico, de bilhões ou milhões de ano que indicam acontecimentos importantes no processo de formação e desenvolvimento do planeta Terra. Elas aparecem sistematizadas na tabela geológica, que indica a divisão completa dessa escala temporal.

Leia também: Qual a diferença entre tempo histórico e tempo geológico?

Resumo sobre as eras geológicas

  • Eras geológicas correspondem a intervalos de tempo, na escala do tempo geológico, que identificam uma série de transformações e eventos que ocorreram durante a formação e evolução do planeta Terra.

  • Divide-se as eras geológicas em Pré-Cambriana (Arqueana e Proterozoica), Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.

  • O surgimento da vida humana se deu no Cenozoico, era na qual nos encontramos. O período atual é denominado quaternário.

  • A tabela geológica é a sistematização do tempo geológico, resumindo suas principais subdivisões e eventos. Sua leitura é feita de baixo para cima.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Videoaula sobre geologia: formação do planeta Terra

O que são eras geológicas?

Por meio do estudo das rochas e dos organismos fossilizados, foi possível estimar a idade da Terra em 4,5 bilhões de anos. Com isso temos que o planeta como hoje o conhecemos, isto é, sua estrutura interna, suas diferentes formas de vida, suas paisagens naturais e sua atmosfera, se desenvolveu por meio de processos geológicos e biológicos que decorreram por extensos períodos. A essa escala temporal de bilhões e milhões de anos, atribui-se o nome de tempo geológico.

A divisão do tempo geológico se faz por meio de éons, eras, períodos e épocas. As eras geológicas são, portanto, intervalos do tempo geológico que marcam uma série de eventos e transformações do processo de formação da Terra. Cada era geológica é subdividida em períodos, e a transição de uma era para a outra é marcada por fenômenos extremos ou de grande magnitude para o planeta como um todo, a exemplo das extinções em massa e da formação de um supercontinente.

Veja também: Crátons – estruturas geológicas antigas formadas por sedimentação e erosão rochosa

Quais são as eras geológicas?

A maior subdivisão da escala de tempo geológico corresponde aos éons, compostos pelas eras geológicas. Descrevemos abaixo cada uma das eras geológicas e os seus principais eventos.

  • Pré-Cambriana (Arqueozoica e Proterozoica)

O Pré-Cambriano abrange todo o intervalo temporal que precede o éon Fanerozoico, e inclui o Arqueozoico (mais antigo) e o Proterozoico. O Pré-Cambriano é o intervalo de tempo mais extenso quando se considera a formação da Terra, e teve duração aproximada de quatro bilhões de anos.

É marcado pelo princípio da composição estrutural do planeta, então caracterizado pelo vulcanismo intenso e pelas elevadas temperaturas, o que se tornava impeditivo para o surgimento de vida. Gradativamente ocorreu o resfriamento superficial, dando origem às primeiras formações rochosas. Surgem no Pré-Cambriano, mais especificamente no Arqueozoico, os escudos cristalinos e as rochas magmáticas ou ígneas.

Os primeiros organismos vivos são identificados nessa era, os quais eram inicialmente unicelulares procariontes, e, posteriormente, com o aumento do índice de oxigênio superficial, foi a vez do surgimento dos eucariontes. Até o fim do Proterozoico, houve o desenvolvimento de formas de vida mais complexas, como algas, bem como o depósito de minerais metálicos, a exemplo do ferro. Destaca-se também a composição das primeiras rochas metamórficas nesse intervalo de tempo.

Ilustração de paisagem natural antiga com atividade vulcânica.
O Pré-Cambriano marca a formação das primeiras rochas e a estruturação do planeta.
  • Era Paleozoica

Teve início há cerca de 550 milhões de anos, e seu término ocorreu há 250 milhões de anos. A era Paleozoica está dividida em seis períodos, que são:

  • Cambriano
  • Ordoviciano

  • Siluriano

  • Devoniano

  • Carbonífero

  • Permiano

É caracterizada pelo advento de formas de vida mais complexas, como:

- artrópodes

- moluscos

- anfíbios

- peixes

- répteis (com a existência de animais terrestres)

A vegetação também deixa de ser exclusivamente aquática, e há o surgimento de florestas, que, por sua vez, iniciaram o processo de transformação da superfície terrestre e das condições de vida para outras espécies. Levando em consideração a geomorfologia, a estruturação das primeiras bacias sedimentares data do Paleozoico. Surgem nesse período também as reservas de carvão mineral.

Registrou-se a ocorrência de glaciações, que correspondem à queda das temperaturas gerais da Terra. É importante frisar, ainda, que a formação do supercontinente Pangeia se deu durante o Paleozoico. Essa massa continental era circundada por um único oceano chamado Pantalassa.

Ao final do período Permiano, marcando assim a passagem para o período Triássico já na era Mesozoica, houve uma extinção em massa que dizimou 95% da vida do planeta. Pesquisadores atribuem esse fenômeno às atividades vulcânicas e à consequente liberação de grandes volumes de gases tóxicos na atmosfera.

  • Era Mesozoica

Iniciou-se há aproximadamente 250 milhões de anos, perdurando até 65 milhões de anos atrás. A era Mesozoica é dividida em três períodos:

  • Triássico
  • Jurássico

  • Cretáceo

Um dos aspectos mais marcantes do Mesozoico é o surgimento dos dinossauros, grandes répteis que viveram na Terra entre o Triássico e o Cretáceo. Sua extinção ocorreu ao fim deste período com a queda de um asteroide. Mudanças significativas ocorreram também na crosta terrestre, com o processo de fragmentação da Pangeia e a separação desse grande bloco em dois continentes: Laurásia e Gondwana.

Ilustração de paisagem antiga com diferentes espécies de dinossauros.
Os dinossauros surgiram no período Triássico, durante a era Mesozoica, e sua extinção ocorreu ao final do Cretáceo.
  • Era Cenozoica

Teve início há 65 milhões de anos e se divide entre os períodos Terciário e Quaternário, sendo este último o período em que vivemos atualmente. O Cenozoico é caracterizado pela configuração da crosta como hoje a conhecemos, tanto no que diz respeito à organização e forma dos continentes quanto à sua geomorfologia, com a formação das grandes cadeias montanhosas ou dobramentos modernos, como as cordilheiras do Himalaia, dos Andes e os Alpes. É marcado também pela ocorrência das últimas glaciações de que se tem registro.

A vida no planeta ganhou novos representantes com o desenvolvimento de novas espécies de aves, primatas e mamíferos. O Quaternário, período que começou 1,8 milhão de anos atrás, é importante porque foi nele que surgiu a vida humana (Homo sapiens), que foi gradativamente interagindo com o espaço natural e modificando-o conforme as suas necessidades, chegando até o estágio presente.

Imagem de arte rupestre.
Os homo sapiens surgiram no Cenozoico, mais precisamente no período Quaternário.

Tabela geológica

A tabela geológica sistematiza a escala de tempo geológico, representando todos os éons, eras, épocas e períodos, sempre identificando o intervalo de tempo em que ocorreram. Algumas dessas tabelas resumem também os principais acontecimentos de cada uma das eras geológicas.

O tempo está representado das eras mais recentes para as mais antigas, sendo a leitura da tabela realizada preferencialmente de baixo para cima, isto é, a partir dos acontecimentos mais distantes no passado geológico até o momento presente. Abaixo mostramos um exemplo de tabela geológica.

Exemplo de tabela geológica.
Exemplo de tabela geológica.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - (UFRGS 2020) Observe a tira abaixo.

Quadrinho “Níquel Náusea” abordando a coexistência de homens das cavernas e dinossauros.

Assinale a alternativa que justifica corretamente o fato de dinossauros e humanos terem vivido em

períodos distintos.

A) A extinção dos dinossauros ocorreu no período Cretáceo, e os primeiros representantes do gênero Homo surgiram há cerca de 3 milhões de anos.

B) Os dinossauros são do período Devoniano, e os primeiros hominídeos surgiram no Permiano.

C) A presença dos seres humanos é recente no planeta, e os primeiros hominídeos surgiram há aproximadamente 5 mil anos.

D) Os primeiros hominídeos viveram há aproximadamente 500 milhões de anos; e os dinossauros, há cerca de 700 milhões de anos.

E) A diversificação das linhagens de primatas que originaram os hominídeos ocorreu no período Carbonífero, logo após a extinção dos dinossauros.

Resolução

Alternativa A. Os dinossauros foram extintos no final do Mesozoico, no período Cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos. O gênero Homo, por sua vez, surgiu no primeiro período do Cenozoico, entre três e cinco milhões de anos atrás.

Questão 2 - (Unioeste 2013) As eras e períodos geológicos são fundamentais para a compreensão da história da Terra e de sua evolução física, refletindo-se também na configuração geológica do Brasil. Sobre esse assunto, aponte a alternativa INCORRETA.

A) A formação da Terra iniciou-se há 500 milhões de anos.

B) As bacias sedimentares cobrem a maior parte do território brasileiro.

C) Os escudos cristalinos e a serras do Mar e da Mantiqueira são as formações geológicas mais antigas do Brasil.

D) Os dinossauros viveram durante a era Mesozoica, composta pelos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo.

E) A era Cenozoica é a era geológica mais recente. Atualmente, estamos no período Quaternário da era Cenozoica.

Resolução

Alternativa A. A primeira opção está incorreta porque a formação da Terra teve origem há mais de quatro bilhões de anos, e não 500 milhões.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Eras geológicas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/eras-geologicas.htm. Acesso em 20 de setembro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÃO é uma das Eras Geológicas:

a) Cenozoica

b) Arqueozoica

c) Litozoica

d) Proterozoica

e) Paleozoica

Questão 2

Foi na mesma era, a ________________, que ocorreu o surgimento dos atuais continentes e da espécie humana, porém em períodos diferentes. A fragmentação das terras emersas, tais quais nós as conhecemos agora, formaram-se no período _______________, há 71 milhões de anos, enquanto os primeiros humanos surgiram somente no ______________, há cerca de 1 milhão de anos.

A alternativa que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do texto é:

a) Cenozoica, Terciário e Quaternário

b) Paleozoica, Primitivo e Cambriano

c) Primitiva, Arqueozoico e Secundário

d) Paleozoica, Terciário e Quaternário

e) Cenozoica, Permiano, Carbonífero.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Entenda como o aumento da temperatura da Terra tem causado o degelo no Ártico e Antártica
Conheça mais sobre as camadas da atmosfera, que compreendem a disposição da atmosfera em níveis com características distintas. Essa divisão atmosférica é baseada na variação de temperatura. O conteúdo do texto a seguir abordará as cinco camadas da atmosfera terrestre, suas principais características e curiosidades.
Conheça as três estruturas geológicas que estão presentes no Brasil.
Conheça as três principais estruturas geológicas da Terra, suas características e a distribuição delas pelo espaço geográfico.
Clique aqui e saiba mais sobre a evolução dos dinossauros e as espécies que viveram nessa época na superfície terrestre.
Veja o conceito e os principais tipos de falhas geológicas, além de alguns exemplos no Brasil e no mundo.
Você sabe qual é a Idade da Terra? Leia e descubra!
Descubra como se formam e quais são as principais características das rochas metamórficas.
Conheça as rochas sedimentares, suas classificações, suas propriedades, além de alguns exemplos e importâncias.
Entenda as diferenças entre tempo histórico e tempo geológico e adquira uma maior noção da amplitude dos eventos que marcaram a formação e evolução do nosso planeta!