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Por Carolina Godinho
Carolina Godinho é autora do perfil @lanchinhos e dará dicas para lanches saudáveis e divertidos.

Frutas de abril

Saúde na escola

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Em tempos de COVID-19 e na preocupação com a nossa imunidade para evitarmos efeitos mais graves, devemos prestar bastante atenção na nossa alimentação. Refeições saudáveis e equilibradas são essenciais para melhorarmos nossa imunidade. E as frutas ajudam muito!

Então, vamos incluir frutas nas refeições das crianças! Sempre dando preferência para as frutas da estação, pois, além de serem mais saborosas, mais saudáveis, terem menos agrotóxicos, ainda são mais baratas. Este mês vou falar um pouquinho de algumas frutas que estão na época e sugerir algumas formas de consumi-las.

Leia também: Receita de bolinho de banana e combinações

Frutas de abril

*Para baixar a imagem em PDF, clique aqui.

Sugestões para servir as frutas de abril

  • Abacate fortuna/avocado

O abacate é uma fruta que escurece com muita facilidade. Você pode fazer o abacate picado ou amassado com algumas gotinhas de limão. Pode também preparar a metade do abacate tipo avocado, passando algumas gotinhas de limão na superfície da fruta. A criança pode comer a fruta direto na casca com o auxílio de uma colher. Lembrando que o escurecimento não altera o sabor nem as vitaminas, pois a alteração é apenas na aparência.

  • Ameixa estrangeira

Ameixa é outra fruta que pode ser consumida com casca. Para os menores, pode ser picada ou apenas partida ao meio e retirado o caroço.

Veja também: Como escolher os alimentos para montar uma lancheira equilibrada

  • Caqui

Alguns tipos de caqui não têm caroço e podem ser oferecidos inteiros tranquilamente, pois é outra fruta que pode ser consumida com casca. Os caquis mais durinhos são melhores para serem oferecidos picados, pois não desmancham. Se optar por oferecer os mais moles, não se esqueça de oferecer uma colher junto para facilitar na hora de comê-lo.

  • Kiwi nacional

O kiwi também é uma fruta em que a casca pode ser consumida e é cheia de fibras e nutrientes. Mas como a casca possui uma característica diferente, às vezes não é tão bem aceita.

Caso sua criança já esteja acostumada a consumir o kiwi com casca, ele pode ser consumido inteiro mesmo. Outras formas de oferecê-lo é picadinho ou apenas cortado ao meio (a criança come de colher e deixa apenas a casca).

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  • Maçã nacional gala

Outra fruta ótima para ser consumida inteira ou apenas cortada ao meio e retiradas as sementes. Caso deseje guardar a fruta já cortada ou descascada para oferecer depois, utilize algumas técnicas para evitar a oxidação. Algumas formas de evitar a oxidação é usar faca de cerâmica para cortar e descascar, embalar em plástico filme, usar potinhos escuros, pingar gotinhas de limão ou deixar de molho por alguns minutos em suco de laranja.

  • Maracujá azedo

Dependendo do paladar da criança, pode ser uma fruta bem aceita. A dica é oferecer mesmo que você não goste. Você pode se surpreender com a sua criança.

Leia também: Dicas de congelamento de bolinhos e muffins

  • Pera Willians

Assim como a nectarina e o pêssego, prefira oferecer a pera inteira, mas também é possível oferecer as partes mais firmes da pera cortadas ou descascadas.

  • Tangerina-cravo

Uma fruta que pode facilmente ser descascada pela criança na hora de comer. Você pode só fazer uma pequena abertura inicial para facilitar a retirada da casca pela criança ou também oferecer já descascada.

  • Uva

Para crianças menores de 5 anos, as uvas devem ser oferecidas cortadas na longitudinal. Para os maiores, já podem ser oferecidas inteiras, o que ajuda na conservação.

 

Por Carolina Godinho

SOBRE O AUTOR

Carolina Godinho é formada em Administração e trabalhou na área por 15 anos, até a maternidade chegar em sua vida. Em 2015, criou o perfil @lanchinhos a fim de registrar todos os lanches saudáveis que prepara diariamente para os seus filhos, Kenji e Koji.
É responsável também pela loja Lanchinhos, onde se encontram os itens utilizados para compor toda a lancheira das crianças.

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