PUBLICIDADE
O kiwi, também chamado de quivi, é uma fruta que apresenta casca marrom e aveludada, podendo apresentar polpa verde ou amarela a depender da espécie. Apresenta uma série de importantes propriedades nutricionais, destacando-se por ser uma fruta com grande quantidade de vitamina C.
O kiwi é originário da China, onde é conhecido pelo nome de minoutao. Essa planta foi enviada para outras partes do mundo, até que chegou à Nova Zelândia, onde recebeu o nome de kiwi, devido à sua semelhança com a ave kiwi, a ave símbolo do país, a qual se caracteriza por ter uma penugem amarronzada que lembra a fruta. No Brasil, a espécie foi introduzida em 1971, entretanto grande parte do kiwi comercializado em território nacional é oriunda de importação. As principais cultivares de kiwi produzidas em solo brasileiro são a Bruno, Monty, Abbott e Haywar.
Leia também: Diferença entre fruto e fruta
Tópicos deste artigo
Características botânicas do kiwizeiro
O kiwizeiro é uma planta pertencente à família Actinidiaceae e gênero Actinidia. A espécie que apresenta maior importância no mercado é a Actinidia deliciosa e essa é a espécie que será descrita a seguir. A planta apresenta hábito trepador e, quando adulta, os caules tornam-se lenhosos e resistentes. Suas raízes apresentam a tendência de se espalhar sobre a superfície do solo. As folhas do kiwizeiro são verde-escuras na face superior e verde-claras com tons marrons na face inferior.
As flores apresentam os dois sexos, mas as plantas se comportam como dioicas, sendo observado que as plantas masculinas apresentam flores com atrofia dos ovários, e as plantas femininas produzem pólen estéril. Os frutos do kiwizeiro são do tipo baga e apresentam formato alongado, ovoide ou esférico. A coloração dos frutos é marrom e sua superfície é repleta de pelos pardos.
As sementes são pequenas, pretas e estão dispostas radialmente na polpa verde do fruto. Vale destacar que a polpa verde é característica da espécie Actinidia deliciosa, sendo observada polpa amarela na espécie Actinidia chinensis. Além de se diferenciar pela cor da polpa, essa última espécie é também menos ácida que a Actinidia deliciosa.
Propriedades do kiwi
O kiwi apresenta uma série de compostos benéficos à saúde humana. A fruta é rica em açúcares, ácidos orgânicos, fibras, sais minerais, como potássio, cálcio, magnésio, ferro e zinco, e vitaminas, como a vitamina A, C e E.
Devido à presença de fibras, o fruto se destaca por atuar como um ótimo regulador da função intestinal. No que diz respeito às vitaminas, o kiwi se destaca pela grande quantidade de vitamina C, uma quantidade duas vezes maior que a apresentada pela laranja. A vitamina C apresenta uma série de benefícios ao organismo, sendo importante em processos como síntese de colágeno, absorção de ferro pelo organismo, manutenção da integridade de vasos sanguíneos, além de ser um antioxidante.
Além da vitamina C, o kiwi possui outros compostos antioxidantes, os quais atuam na prevenção contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de cânceres. Além de seus componentes bioativos, o kiwi destaca-se por ser um fruto pouco calórico.
Leia também: Brócolis — hortaliça que apresenta uma série de benefícios para o corpo
Como consumir o kiwi?
Para aproveitar melhor as várias propriedades nutricionais do kiwi, recomenda-se que ele seja consumido in natura, logo após ser descascado. O fruto apresenta uma consistência cremosa e seu sabor é doce e ácido. É um fruto refrescante. Vale destacar que, devido à sua coloração vibrante, o fruto in natura é também muito usado como decoração na culinária.
Além de ser consumido in natura, o kiwi também pode ser utilizado na produção de outros produtos, como polpas, sorvetes, geleias, doces e licores. Por ser muito perecível, a produção desses produtos é importante para evitar grandes perdas econômicas. Vale salientar que o kiwi pode também ser congelado para ser utilizado posteriormente, o que garante um maior tempo de conservação.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia