close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Araçá

O araçá é uma planta da família Myrtaceae, mesma família da jabuticaba e da goiaba. O fruto do araçá pode ser consumido in natura e é rico em vitamina C.

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

 Araçá é um nome popular utilizado em referência a algumas espécies pertencentes ao gênero Psidium, o qual está incluído na família Myrtaceae. O fruto do araçá é consumido in natura, porém também é observado o consumo de produtos derivados, como sorvetes, sucos e licores, os quais geralmente são produzidos de modo artesanal. O fruto do araçá é rico em vitamina C e apresenta baixas calorias.

Leia também: Diferença entre fruto e fruta

Tópicos deste artigo

Características botânicas

Araçá ou araçazeiro é o nome utilizado para se referir a algumas espécies pertencentes à família Myrtaceae e gênero Psidium. Essa família apresenta grande importância econômica, englobando uma série de espécies que produzem frutos comestíveis, como a jabuticaba, jambo, goiaba e pitanga, e que também podem ser utilizadas como ornamentais, fontes de madeira e de óleos aromáticos.

O gênero Psidium é originário da América tropical e subtropical e inclui cerca de 100 espécies. Além dos araçás, merece destaque a goiabeira (Psidium guajava), considerada uma das espécies mais importantes do gênero. No que diz respeito aos araçás, as espécies com maior interesse para exploração comercial são Psidium guineense e P. cattleianum. Essa última espécie é considerada como sendo a produtora de um dos melhores frutos entre as espécies de araçá e recebe os seguintes nomes populares: araçá, araçá-do-campo, araçá-amarelo, araçá-vermelho, araçá-coroa, entre outros.

Dá-se o nome de araçá às diferentes espécies do gênero Psidium.
Dá-se o nome de araçá às diferentes espécies do gênero Psidium.

O P. cattleianum é uma espécie de arvoreta ou arbusto e pode atingir até 6 metros de altura. Apresenta tronco tortuoso e folhas simples, coriáceas (textura semelhante a couro), glabras (sem pelos) e de coloração verde. As flores são brancas. Os frutos apresentam dimensão variada, são do tipo baga e podem apresentar coloração amarela ou vermelha. Essa espécie é dividida em dois morfotipos, os quais recebem a denominação de araçá-amarelo e araçá-vermelho.

A espécie Psidium guineense é uma das espécies mais conhecidas que ocorrem no Centro-Oeste. É uma arvoreta ou arbusto e apresenta cerca de 6 metros de altura. As folhas são coriáceas e apresentam coloração marrom-amarelada ou marrom-avermelhada. As inflorescências, em sua fase inicial, são cobertas por pelos marrom-avermelhados, que, posteriormente, tornam-se cinza-amarelados. As flores apresentam pétalas esbranquiçadas. Geralmente, o fruto é subgloboso e apresenta polpa amarelada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Utilização do araçá

Os frutos do araçá são consumidos in natura ou utilizados na preparação de outros produtos, tais como doces, polpas, sorvetes, licores, geleias e sucos. Os produtos processados feitos a partir dos frutos do araçá são produzidos, geralmente, de maneira artesanal, uma vez que não há plantios ordenados dessas espécies, o que ocasiona uma baixa quantidade de frutos para a produção em larga escala. O fruto possui sabor doce e é suculento.

O araçá pode ser consumido in natura ou ser utilizado na fabricação de outros produtos.
O araçá pode ser consumido in natura ou ser utilizado na fabricação de outros produtos.

Engana-se quem pensa que o araçá tem seu consumo restrito ao fruto. As raízes dessa planta são utilizadas na medicina popular, bem como suas folhas. A casca é utilizada no curtimento de peles, a madeira é utilizada na fabricação de móveis e uso para lenha, e as folhas são utilizadas para tingir papel e tecidos. O araçá pode ser usado também para recuperar áreas degradadas. Além disso, a planta é utilizada para ornamentação e possui óleos essenciais com potencial para utilização na indústria de aromas.

Leia também: Recomendações para uma alimentação saudável

Benefícios do consumo

O fruto do araçazeiro contém uma série de componentes benéficos à saúde, sendo fonte, por exemplo, de vitamina C, sais minerais e fibras. De acordo com a Embrapa, os frutos do araçazeiro podem apresentar até três vezes mais vitamina C que a laranja.

Os frutos do araçá possuem uma série de componentes benéficos à saúde.
Os frutos do araçá possuem uma série de componentes benéficos à saúde.

A vitamina C é importante porque atua, por exemplo, na formação das fibras colágenas, absorção de ferro pelo organismo e manutenção da integridade dos vasos sanguíneos. Além disso, os frutos do araçá são considerados alimentos de baixo valor energético e apresentam grande quantidade de compostos fenólicos, os quais estão relacionados com propriedades antioxidantes. Estudos indicam que o consumo de araçá pode ajudar a reduzir o colesterol total, LDL e gordura no fígado.

Estudos também têm demonstrado o valor nutricional de produtos produzidos a partir dos frutos do araçá. O suco de araçá extraído mecanicamente, por exemplo, apresenta elevado teor de compostos fenólicos, sais minerais e vitaminas, além de apresentar baixo teor de açúcar. Vale destacar que o araçá é utilizado também na medicina popular, pois suas raízes possuem propriedade antidiarreica e diurética. As folhas também são empregadas no controle da diarreia.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Araçá"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/frutas/araca.htm. Acesso em 17 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Estude agora


Marquês de Pombal

Nesta videoaula, você conhecerá melhor o Marquês de Pombal, a figura que se tornou um marco na história de Portugal...

Pré-Enem | Pilhas

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...