Topo
pesquisar

Vitamina A

Biologia

Uma dieta saudável, com alimentos ricos em vitamina A
Uma dieta saudável, com alimentos ricos em vitamina A
PUBLICIDADE

Com característica lipossolúvel, a Vitamina A, também denominada de retinol, participa na composição de substâncias (rodopsina) necessárias ao funcionamento da visão; ocasionando, em consequência à falta dessa vitamina, dificuldade de enxergar em ambientes pouco iluminados (distúrbio conhecido como cegueira noturna).

Quando caracterizada pelo ressecamento da córnea e da conjuntiva, pode agravar o problema, causando lesões que podem levar à cegueira permanente, conhecido como xeroftalmia (xeros = seco; oftalmo = olho).

A carência dessa vitamina também pode ser detectada a partir do aspecto áspero e seco da pele, portanto um composto químico-biológico importante para a manutenção dos tecidos epiteliais que revestem o corpo e cavidades.

Essa vitamina é encontrada em vegetais amarelos (cenoura, abóbora, batata-doce, milho), folhas verde-escuras (brócolis, espinafre, couve, agrião), frutas (pêssego, nectarina, caqui, mamão, manga, melão), gema de ovo e margarina.

Além disso, é sintetizada no fígado a partir do betacaroteno, substância conhecida como pró-vitamina A, agindo contra resfriados e várias infecções.

Mesmo sendo uma vitamina amplamente encontrada em diversos tipos de alimentos, ainda hoje milhões de crianças são vítimas de complicações oculares.

Por Krukemberghe Fonseca
Graguado Em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Vitamina A"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/vitamina-a.htm>. Acesso em 21 de maio de 2018.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA