Topo
pesquisar

Tigre de Bali (Panthera tigris balica)

Animais

PUBLICIDADE

Reino Animaia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidade
Gênero Panthera
Espécie Panthera tigris
Subespécie Panthera tigris balica



O tigre de Bali era uma subespécie de tigre endêmica da Ilha de Bali, na Indonésia, e que vivia na área costeira da região ocidental desta.

Bem parecido com o tigre-de-java (Panthera tigris sondaica), outra espécie extinta, possuía tamanho pequeno. Com aproximadamente 1,70 m de comprimento, e peso máximo de 100 kg, eram a menor subespécie de tigres, com aproximadamente a metade do peso de um tigre siberiano (Panthera tigris altaica).

Foi extinta na década de trinta, devido à perda de habitats para agricultura e caça intensiva. Acredita-se que o último exemplar, uma fêmea adulta, foi morta em setembro de 1937, por um caçador, em Sumbar Kima, oeste de Bali.

Como não havia tigres de Bali mantidos em cativeiro, este evento extinguiu, definitivamente, este exemplar: uma das três subespécies que desapareceram nos últimos setenta anos.

Vale salientar que muitas outras subespécies de tigre encontram-se criticamente ameaçadas de extinção, pelos mesmos motivos aqui citados.
 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Veja mais!
Seção "Animais extintos"
Tigre

 

Animais Extintos - Animais - Brasil Escola

Tigre de bali: extinto na década de 30, na Indonésia.
Tigre de bali: extinto na década de 30, na Indonésia.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Tigre de Bali (Panthera tigris balica)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/tigre-bali-panthera-tigris-balica.htm. Acesso em 14 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola