Whatsapp

Semimetais

Química

Os semimetais correspondem a sete elementos químicos que possuem propriedades intermediárias entre as dos metais e as dos ametais.
PUBLICIDADE

Antigamente, a classificação dos elementos químicos da tabela periódica era feita nos seguintes grupos: metais, não metais e metaloides. Porém, a União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC) recomenda que esse termo “metaloide” não seja mais utilizado, pois seu uso é inconsistente em diferentes línguas. Assim, a classificação atual dos elementos é em metais, ametais ou não metais e semimetais.

Os elementos geralmente classificados como semimetais são sete: boro (B), silício (Si), germânio (Ge), arsênio (As), antimônio (Sb), telúrio (Te) e polônio (Po). Esses elementos aparecem na tabela periódica formando uma linha diagonal, parecida com uma escada, que fica entre os metais e entre os ametais.

Eles são classificados assim porque possuem propriedades intermediárias entre as dos metais e as dos não metais. Por exemplo:

- Eles têm brilho metálico: como os metais;

Mineral de silício
Mineral de silício

- Fragmentam-se: assim como os não metais, os semimetais despedaçam-se, ou seja, são quebradiços, o que significa que eles não podem ser moldados;

- Podem formar cátions ou ânions, a depender da situação: os metais são eletropositivos, formando cátions (espécies carregadas positivamente), enquanto os ametais são eletronegativos e formam ânions (espécies carregadas negativamente);

- São semicondutores de eletricidade: os metais são bons condutores de eletricidade, enquanto os ametais são isolantes, isto é, não conduzem corrente elétrica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa última propriedade dos semimetais é a mais importante, pois faz com que eles se tornem valiosos em razão de sua grande aplicação em semicondutores para uso em equipamentos eletrônicos, tais como transistores, chips de computador, microprocessadores, diodos, além do uso em células solares.

Um exemplo notável dessa aplicação é o silício, que é a matéria-prima principal da produção da maior parte dos circuitos e chips eletrônicos. É por isso que uma região situada na Califórnia, Estados Unidos, onde se concentra um polo industrial com diversas empresas de tecnologia da informação, computação, entre outras, passou a receber o nome de Vale do Silício.

Lâmina de silício utilizada na produção de chips
Lâmina de silício utilizada na produção de chips

Voltando à classificação dos elementos como semimetais, vale ressaltar que, atualmente, usa-se somente a divisão em metais e não metais. Isso ocorre porque a IUPAC não define ou indica quais são os elementos classificados como semimetais, podendo ser usados vários critérios para essa classificação. Dependendo do critério utilizado, um semimetal pode ser classificado como metal ou como ametal.

Geralmente, temos o seguinte:

Ametais: boro, silício, arsênio e telúrio;
Metais: germânio, antimônio e polônio.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Uma faixa de elementos que fica entre os metais (em azul) e os não metais (em verde) representa os semimetais
Uma faixa de elementos que fica entre os metais (em azul) e os não metais (em verde) representa os semimetais

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Semimetais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/semimetais.htm. Acesso em 03 de março de 2021.

Artigos Relacionados
Descubra o que é um computador quântico e quais suas diferenças em relação ao computador eletrônico. Saiba quais são as possibilidades dos computadores quânticos.
Você sabia que a Ciência e a tecnologia presentes no seu aparelho celular são muito mais antigas do que aparentam ser? Diversas tecnologias presentes nesses aparelhos surgiram há algumas dezenas de anos e, ainda assim, só se popularizaram agora. Você conhece o que há por trás do seu celular? Que tal saber mais sobre esse assunto?
Aprenda o que são os metais. Descubra as suas características, propriedades e classificações. Veja quais as formas possíveis de obtê-los.
Clique e conheça todos os cientistas que fizeram parte da história da Tabela Periódica, bem como o contexto de sua origem.
Quais os critérios usados para montar a Estrutura da tabela.
Como se classificam os Metais intermediários.
Os gases nobres são os únicos elementos encontrados na forma isolada na natureza. Saiba mais sobre eles aqui neste artigo!
Os elementos que compõem os metais alcalinoterrosos são os da família 2 da Tabela Periódica.
Visto que tudo no universo é composto por diferentes tipos de elementos químicos, é necessário saber o que eles são. Confira!
Veja como você pode descobrir a localização de um átomo na Tabela periódica por meio da distribuição eletrônica no diagrama de energia.