close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ásia Central

A Ásia Central é formada por cinco países: Cazaquistão, Usbequistão, Turcomenistão, Tajiquistão Quirguistão.

Astana, capital do Casaquistão
Astana, capital do Casaquistão
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O continente asiático é regionalizado em: Extremo Oriente, Oriente Médio, Sudeste Asiático, Ásia Setentrional, Ásia Ocidental, Ásia Meridional, Ásia Oriental e Ásia Central.

A Ásia Central, nesse caso, será o foco de análise. Esse subcontinente é constituído por cinco países: Casaquistão, Usbequistão, Turcomenistão, Tajiquistão e Quiguistão. Juntos, compõem uma área de 4 milhões de km2, sendo o Casaquistão o maior em espaço territorial, pois abrange 2,7 milhões de km2.

A superfície da Ásia Central é constituída basicamente por um relevo relativamente plano, com a presença de planícies e de planaltos de altitudes modestas, salvo regiões próximas à fronteira com países do Oriente Médio, onde há presença de montanhas.

A composição vegetativa do subcontinente é bastante restrita, com a presença de vegetação do tipo estepe, ou seja, pobre em biodiversidade (flora e fauna). Tal característica é proveniente, dentre outros fatores, do clima, uma vez que na região há o predomínio de clima do tipo árido e semiárido, portanto, seco.

A característica climática que prevalece no subcontinente em questão interfere na composição hidrográfica presente na região, sendo restrita à quantidade de rios. Os principais rios são o Syr e Amu, ambos desembocam no Mar de Aral.

O mar de Aral está localizado a noroeste do Usbequistão e a oeste do Casaquistão. Esse mar tem sofrido grande impacto ambiental, desde a década de 60 o Aral está perdendo água (secando), sendo um dos maiores problemas de caráter ambiental do mundo.

O mar de Aral está secando porque um de seus principais afluentes, o rio Amu, teve seu curso desviado para atender as necessidades de irrigação para o plantio de culturas como o arroz e o algodão. Diante desse quadro, o mar de Aral passou a não receber uma significativa quantidade de águas, provocando a diminuição de seu volume.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Ásia Central "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/asia-central.htm. Acesso em 21 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Relacione a conferência de Berlim com o mapa do continente africano. 

Por Alice de Amorim da Silva
Responder
Ver respostas

Verdadeiro ou Falso?

Mapas são representações gráficas em escala reduzida da superfície terrestre ou de parte dela sobre um plano podem ainda representar especialmente determinadas informações gráficas, compondo, assim, os mapas temáticos

Por Anna Clara
Responder
Ver respostas

Estude agora


Pré-Enem | Tendências das últimas redações nota 1000

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...

Jane Austen

Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida e a obra de uma das escritoras de língua inglesa mais...