Topo
pesquisar

Bacia Amazônica

Geografia do Brasil

A Bacia Amazônica, além de ser a maior do mundo, também é conhecida por seus rios caudalosos.
PUBLICIDADE

A Bacia Amazônica é formada por todos os rios, córregos e demais tipos de mananciais que deságuam suas águas no rio Amazonas. Essa bacia abrange estados brasileiros (Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá), além de países vizinhos (Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana e Bolívia).

Ocupando uma área de 5 846100 km², a bacia em questão é a maior do mundo. Nela existe um grande número de rios, a maioria deles é detentora de um grande volume de água. O rio que dá nome à bacia (Amazonas) tem sua nascente nos Andes, mais precisamente no Peru. Durante o seu percurso, o rio é denominado de maneiras distintas. No Brasil, por exemplo, seu primeiro nome é Solimões, mas passa a ser chamado de Amazonas quando converge com o Rio Negro.

Em razão dos rios serem caudalosos, a Bacia Amazônica é muito rica em volume de água, aspecto que resulta em um enorme potencial de produção de energia elétrica (é a maior do país com essa característica). Outro potencial extremamente importante da bacia é a navegação. A Bacia Amazônica encontra-se estabelecida na planície Amazônica, portanto o relevo é plano, condição essa que permite que quase todos os rios que integram a bacia, inclusive o Amazonas, sejam navegáveis. O transporte hidroviário é muito importante para a população nortista. Há muito tempo, toda hidrografia da região Norte foi usada como via de acesso a essa porção do espaço brasileiro, até porque em muitos casos outra forma de transporte não seria viável. Tal fato não ocorreu somente no passado, pois atualmente os rios ainda são os principais meios de deslocamento e comunicação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A área onde está contida a Bacia Amazônica compreende a parte do Brasil de menor população absoluta. Tal fator, juntamente à grande incidência de chuvas, impede que se construa e conserve as estradas, por isso a única alternativa que resta é a utilização dos rios, especialmente pelos ribeirinhos. O rio Amazonas não serve somente como recurso de transporte, mas também para a subsistência de muitas pessoas que vivem da pesca.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Rios com grande volume de água caracterizam a Bacia Amazônica.
Rios com grande volume de água caracterizam a Bacia Amazônica.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Bacia Amazônica "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/bacia-amazonica.htm. Acesso em 23 de outubro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

(UFRJ) A bacia hidrográfica brasileira com maior possibilidade de navegação é:

a) Bacia do São Francisco

b) Bacia do Paraná

c) Bacia do Uruguai

d) Bacia Amazônica

e) Bacia do Paraíba do Sul

Questão 2

(IFG) A Bacia Amazônica localiza-se no norte do país, nasce na Cordilheira dos Andes, entra no Brasil com o nome de rio Solimões e passa a se chamar rio Amazonas quando recebe as águas do rio...

Assinale a opção que completa essa afirmação.

a) Purus

b) Madeira

c) Tapajós

d) Xingu

e) Negro

Mais Questões
Todos os dias a Floresta Amazônica emite milhares de litros de água em forma de vapor, que dão origem aos rios voadores
Geografia do Brasil Rios voadores da Amazônia
O Rio Amazonas possui uma grande quantidade de afluentes
Geografia do Brasil Rio Amazonas
O bioma Amazônia abrange a maior floresta tropical do mundo: a Floresta Amazônica.
Geografia do Brasil Amazônia
O Rio Araguaia é um dos rios que compõem a Bacia do Tocantins-Araguaia
Geografia do Brasil Bacia do Tocantins-Araguaia
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola