Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

GNV

O GNV é o gás natural empregado nos veículos automotores, ele é um combustível que agride menos a natureza.

Automóvel adaptado para receber GNV
Automóvel adaptado para receber GNV
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Obtido em rochas porosas, calcárias ou em arenitos no subsolo, normalmente associado ao petróleo, o gás natural é uma fonte energética encontrada no estado gasoso. O gás natural empregado nos veículos automotores (GNV) é um produto formado basicamente por hidrocarbonetos leves, principalmente de metano e etano.

O gás natural veicular surge como uma alternativa eficaz para reduzir a dependência do petróleo, além de ser uma fonte menos agressiva ao meio ambiente. A utilização desse combustível reduz em 65% a emissão de gases poluentes (sobretudo o dióxido de carbono) responsáveis pela intensificação do efeito estufa.

Outro aspecto positivo do GNV é com relação à economia financeira, visto que seu custo é inferior ao da gasolina e do álcool, além de apresentar rendimento superior: um metro cúbico de GNV é suficiente para um automóvel percorrer 13 quilômetros, enquanto um carro a álcool percorre aproximadamente 7 quilômetros com um litro do combustível.

Para receber o gás natural veicular, o automóvel deve ser adaptado. É essencial que essa conversão ocorra em locais autorizados e especializados, garantindo, assim, segurança. O valor desse procedimento não é barato, entretanto, o retorno é rápido, visto que o GNV é muito mais rentável se comparado aos outros combustíveis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O GNV deve ser armazenado em um cilindro adequado para receber tal combustível. Visando garantir a segurança do consumidor, esse cilindro é submetido a um processo de tratamento denominado têmpera, no qual é aquecido a altas temperaturas e recebe algumas substâncias para reforçar sua resistência.

O gás natural veicular é considerado um combustível extremamente eficaz na busca por alternativas menos agressivas à natureza. Entre os aspectos positivos estão: ele não é tóxico, seu valor é inferior ao da gasolina e do álcool, não possui impurezas, emite menos poluentes, etc.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Combustíveis Fósseis - Combustíveis - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "GNV"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/gnv.htm. Acesso em 01 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual o menor país do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é tectonismo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


Argumento por exemplificação

A exemplificação sempre foi um recurso importante para a explicação de conceitos mais teóricos ou mais difíceis...

Como fazer a inscrição no Enem 2021

Vai fazer o Enem 2021 neste ano e quer tirar todas as suas dúvidas sobre a forma de se inscrever no exame mais...