Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

GNV - Gás natural veicular

GNV (gás natural veicular) é o gás natural usado como combustível para veículos. É uma alternativa aos combustíveis tradicionais por ser considerado menos poluente.

Carro com um cilindro de GNV (gás natural veicular), um combustível para veículos.
O GNV é um combustível gasoso utilizado como alternativa aos combustíveis tradicionais. [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O GNV (gás natural veicular) é um combustível gasoso utilizado em veículos como alternativa aos combustíveis tradicionais. Ele é composto por hidrocarbonetos leves, e, apesar de ser um combustível fóssil, sua queima emite menos gases poluentes para a atmosfera do que os derivados do petróleo, como a gasolina. Hoje em dia, alguns veículos já vêm com os equipamentos necessários para o uso do GNV de fábrica, mas é possível fazer a adaptação dos automóveis tradicionais para operarem no sistema bicombustível, sendo um deles o gás natural.

Além de ser visto como uma opção mais sustentável em comparação aos demais combustíveis fósseis, o GNV apresenta melhor rendimento e preços mais rentáveis do que os combustíveis tradicionais, como a gasolina e o etanol. Entretanto, os custos de instalação ainda são elevados.

Leia também: CTL — um combustível desenvolvido por meio da transformação do carvão mineral

Tópicos deste artigo

Resumo sobre GNV

  • GNV é a sigla para gás natural veicular.

  • É um combustível gasoso utilizado como alternativa para os combustíveis tradicionais (gasolina e etanol) em veículos.

  • É o gás natural extraído de rochas porosas localizadas em profundidade e que passou pelo processo de tratamento e refino.

  • Emite menos gases poluentes da atmosfera do que os combustíveis fósseis tradicionais, além de ser mais eficaz do que a gasolina e o etanol.

  • Como desvantagem, há o fato de os custos de implementação e manutenção serem elevados e, no caso do Brasil, os postos de abastecimento ainda limitados a algumas localidades.

  • Para a segurança durante a utilização do GNV, algumas precauções devem ser tomadas, como a realização da inspeção do cilindro de armazenamento e da manutenção do veículo periodicamente.

Para que serve o GNV?

O gás natural veicular (GNV) é um combustível gasoso que serve como alternativa eficaz e menos poluente aos combustíveis tradicionais. A gasolina e o etanol são os dois combustíveis que podem ser substituídos pelo GNV, visto que operam em veículos que possuem motores de ignição por centelha. Esse combustível gasoso pode ser também utilizado nos veículos movidos a diesel, mas os custos para a adaptação ou conversão do motor são muito mais elevados.

Os veículos que fazem uso de GNV são, geralmente, bicombustíveis. Isso significa que eles podem utilizar somente o GNV ou, quando necessário, fazer uso da gasolina ou do álcool hidratado. Atualmente, muitos carros já vêm com essa adaptação de fábrica, mas é possível fazer a conversão de um veículo tradicional para bicombustível em oficinas autorizadas, que realizam a instalação de uma central eletrônica responsável por injetar GNV no motor do veículo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como o GNV é produzido?

O GNV é o gás natural empregado como combustível para veículos. Dessa forma, sua produção acontece tradicionalmente por meio da extração do gás natural do subsolo, tanto sob o continente quanto sob os oceanos. O gás natural pode acontecer na natureza junto do petróleo (gás natural associado) ou isoladamente (gás natural não associado), estando armazenado em rochas sedimentares porosas de subsuperfície. Além do petróleo, é possível encontrar o gás natural junto de substâncias como a água.

Carro sendo abastecido com GNV (gás natural veicular).
O GNV é um dos produtos finais do gás natural extraído de profundidade. [2]

Uma vez extraído de profundidade, o gás natural é tratado para a remoção de impurezas e das substâncias associadas, quando for o caso. Nas refinarias, são extraídos os subprodutos líquidos e gasosos do gás natural, estando o GNV no segundo grupo.

Vantagens do GNV

  • O GNV, embora seja um combustível fóssil, emite um menor teor de gases poluentes da atmosfera, como monóxido de carbono (CO), do que os combustíveis tradicionais. Assim sendo, ele se torna uma alternativa mais limpa e sustentável para a utilização em veículos.

  • Apresenta vantagem econômica por se tratar de um combustível mais barato do que os combustíveis tradicionais, especialmente a gasolina.

  • É um combustível mais eficaz do que o etanol e a gasolina. De acordo com o portal GasNet, cada unidade de volume (m³) de gás natural consegue fazer 13,8 quilômetros. Os demais combustíveis fazem entre 7 e 9 quilômetros por litro.

Desvantagens do GNV

  • Por ser tido ainda como um combustível alternativo, a adesão ao GNV é baixa, o que encarece os serviços de implantação e manutenção do sistema de adaptação nos veículos.

  • Os carros movidos a GNV devem carregar cilindros do combustível no porta-malas, o que leva à perda de espaço nesse compartimento.

  • Uma vez feita a adaptação para o GNV, o veículo perde a garantia de fábrica, o que exige do dono maior cuidado e frequência com relação à manutenção.

  • Registra-se uma perda de potência entre 3% e 5% nos motores adaptados para o sistema bicombustível com GNV.

  • No Brasil, os postos para abastecimento do GNV ainda estão concentrados nas grandes cidades, capitais e no litoral do país. Segundo um estudo do BNDES de 2020, a maior concentração de postos é nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o que torna o uso mais limitado espacialmente.

Veja também: Hidrogênio — a fonte de energia considerada o combustível do futuro

GNV x gasolina

A gasolina é um produto derivado do petróleo utilizada principalmente como combustível para veículos. Assim como o gás natural, a gasolina também é um combustível fóssil, que, entretanto, emite grandes volumes de gases poluentes da atmosfera, como o monóxido e o dióxido de carbono (CO e CO2). Essa é uma das razões pelas quais tem havido a substituição da gasolina pelo GNV, no sistema bicombustível que conhecemos anteriormente.

Além disso, a relação entre o preço de ambos os combustíveis com o seu consumo é outro ponto que leva muitos donos de veículos a procurarem o gás natural. Considerando o cenário do Brasil, no período mais recente o preço do gás natural oscilou bastante e, por várias vezes, se aproximou muito do preço da gasolina. Entretanto, uma análise dos últimos anos indica que, além da maior rentabilidade, o GNV tende a ser mais barato do que a gasolina.

Precauções com o GNV

Algumas precauções precisam ser tomadas para garantir maior segurança no uso do GNV como combustível. A principal delas é a inspeção periódica dos cilindros de gás natural nos veículos, que deve acontecer a cada cinco anos, com a finalidade de verificar se eles se mantêm adequados para armazenar o gás.

 Vista aproximada de um cilindro de GNV (gás natural veicular).
A realização de testes de segurança e a inspeção periódica dos cilindros são algumas das precauções com o GNV.

Veja, a seguir, outros cuidados que devem ser tomados com o GNV:

  • Ao notar vazamentos, identificáveis pelo cheiro, fechar imediatamente a válvula presente no cilindro de armazenamento e levar o veículo para inspeção.

  • É importante realizar a manutenção periódica do veículo.

  • Se for fazer adaptação de um automóvel para o bicombustível com GNV, faça somente em estabelecimentos que são autorizados para esse trabalho.

  • No caso dos carros bicombustíveis, é importante fazer uso do combustível líquido (gasolina, etanol) para que haja a limpeza e a lubrificação de partes do motor|1|.

  • Quando for abastecer, é necessário sair do veículo e, de preferência, se afastar do local. Não acenda cigarros ou faça uso de isqueiros e fósforos nesse momento, e evite o uso de aparelhos eletrônicos, como celular.

  • No caso de incêndios de pequenas proporções, o extintor do tipo ABC pode ser utilizado|2|, mas é sempre recomendado chamar o Corpo de Bombeiros.

Notas

|1| REDAÇÃO. Cuidados essenciais no uso do GNV. Estadão Mobilidade, 2022. Disponível em: https://mobilidade.estadao.com.br/manter/cuidados-essenciais-no-uso-do-gnv/.

|2| UOL. GNV no carro é perigoso? Quais cuidados tomar para veículo não explodir? UOL Carros, 2022. Disponível em: https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2022/08/11/gnv-no-carro-e-perigoso-quais-cuidados-tomar-para-veiculo-nao-explodir.htm.

Fontes

AQUINO, Vagner. Kit gás: Veja se vale a pena converter o carro para GNV e quanto custa. Jornal do Carro, 2021. Disponível em: https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/kit-gas-veja-se-vale-a-pena-converter-o-carro-para-gnv-e-quanto-custa/.

BNDES. Gás para o desenvolvimento – Perspectivas de oferta e demanda no mercado de gás natural do Brasil. Rio de Janeiro: BNDES, 2020. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/conhecimento/publicacoes/relatorios/relatorio-gas-2020.

GASNET. Gás Natural Veicular – Entendendo o GNV. GasNet, 2020. Disponível em: https://www.gasnet.com.br/GNV/Entendendo.

PETROBRAS. Gás Natural Veicular. Petrobras, [s.d.]. Disponível em: https://petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/produtos/automotivos/gas-natural-veicular/.

REDAÇÃO. GNV: vantagens e desvantagens do carro movido a gás natural. Summit Mobilidade – Estadão, 2021. Disponível em: https://summitmobilidade.estadao.com.br/sustentabilidade/gnv-vantagens-e-desvantagens-do-carro-movido-a-gas-natural/.

UOL. GNV no carro é perigoso? Quais cuidados tomar para veículo não explodir? UOL Carros, 2022. Disponível em: https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2022/08/11/gnv-no-carro-e-perigoso-quais-cuidados-tomar-para-veiculo-nao-explodir.htm.

Créditos de imagem

[1] Alexis Lloret / Shutterstock

[2] Joa Souza / Shutterstock

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "GNV - Gás natural veicular"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/gnv.htm. Acesso em 23 de julho de 2024.

De estudante para estudante