Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Fontes não renováveis de energia

As fontes não renováveis de energia são aquelas que apresentam reservas naturais finitas, como o petróleo, o gás natural, o carvão mineral, o urânio e o plutônio.

Petróleo, uma das fontes não renováveis de energia, em sua forma bruta.
Fontes não renováveis de energia são aquelas que possuem reservas finitas, como o petróleo.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Fontes não renováveis de energia são elementos utilizados para a geração de energia cujas reservas naturais são esgotáveis, isto é, deixarão de existir no futuro. As fontes não renováveis são assim chamadas porque não são repostas de forma natural no tempo cronológico, ou humano, haja vista que a sua formação pode levar centenas de milhões de anos. São exemplos de fontes não renováveis de energia:

  • petróleo;

  • gás natural;

  • carvão mineral;

  • urânio;

  • plutônio.

As fontes não renováveis apresentam elevada produtividade se comparadas às demais, além de oferecerem melhor custo-benefício. Entretanto, a queima de combustíveis fósseis e o manejo inadequado desses elementos químicos provocam sérios impactos ambientais, como a poluição atmosférica.

Confira no nosso podcast: Fontes de energia e seus efeitos

Tópicos deste artigo

Resumo sobre fontes de energia não renováveis

  • A energia não renovável é aquela gerada por fontes esgotáveis, cujas reservas não se renovam naturalmente em um curto período de tempo.

  • São exemplos de fontes não renováveis os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) e as fontes nucleares, como o urânio e o plutônio.

  • As fontes não renováveis são versáteis e apresentam elevada produtividade, sendo essas suas principais vantagens.

  • Como desvantagem estão os impactos ambientais ocasionados pela queima de combustíveis fósseis e pelo manejo inadequado dos elementos radioativos e rejeitos das usinas.

  • A poluição atmosférica é um dos principais impactos ambientais causados pelas fontes não renováveis de energia.

  • Enquanto as fontes não renováveis de energia são finitas e esgotáveis, as fontes renováveis de energia são repostas constantemente na natureza.

  • Água, luz solar, ventos e biomassa são alguns exemplos de fontes renováveis, sendo menos poluentes e boas alternativas aos combustíveis fósseis.

Videoaula sobre fontes não renováveis de energia


O que é energia não renovável?

Energia não renovável é como se chama toda e qualquer forma de energia que foi gerada a partir das fontes não renováveis ou convencionais. Essas fontes são assim classificadas porque as suas reservas naturais se esgotarão no futuro, não sendo repostas em uma escala de tempo cronológico. Ou seja, esses elementos não estão disponíveis infinitamente na natureza para a utilização dos seres humanos, razão pela qual a sua exploração deve ser feita de maneira racional.

Exemplos de fontes não renováveis de energia

Os combustíveis fósseis são os principais exemplos de fontes de energia não renováveis. Eles são utilizados de maneira direta ou indireta, por meio de seus subprodutos, para a geração de energia elétrica, térmica e cinética. Além dos combustíveis fósseis, as fontes nucleares são também exemplos de fontes não renováveis de energia. A energia nuclear é obtida por meio de reações de fusão ou fissão nuclear.

Petróleo

O petróleo é uma substância oleosa de textura viscosa, baixa densidade e coloração escura proveniente da decomposição de materiais orgânicos em ambientes submetidos a elevada pressão. É formado, essencialmente, por hidrocarbonetos. O petróleo é matéria-prima para uma série de produtos, como gasolina, óleo diesel e gás liquefeito de petróleo (GLP), utilizados como combustível para a geração de energia.

Gás natural

Plataforma de processamento de petróleo e de gás natural, fontes não renováveis de energia.
 A exploração de gás natural pode ocorrer junto da exploração de petróleo.

O gás natural é uma substância formada por hidrocarbonetos e derivada da decomposição de materiais orgânicos, como plantas, algas e animais, em profundidade, onde a pressão e a temperatura são elevadas. Pode ser encontrado nas mesmas reservas de petróleo (gás natural associado) ou isoladamente. Ele é usado para a geração de calor e eletricidade e serve de matéria-prima para a indústria.

Carvão mineral

Vários pedaços amontoados de carvão mineral, uma das fontes não renováveis de energia.
O carvão mineral é formado em profundidade e explorado a partir da atividade mineradora.

O carvão mineral é um tipo de rocha sedimentar utilizada como combustível e formada a partir da decomposição de matéria orgânica de origem vegetal, como folhas, troncos, galhos e raízes. É composto predominantemente por carbono. Ele é utilizado a partir de seu poder calorífico.

Fontes nucleares

 Amostra de urânio enriquecido, uma das fontes não renováveis de energia.
O urânio enriquecido é utilizado na geração de energia nuclear.

Os principais elementos químicos radioativos empregados com a finalidade de gerar energia são o urânio (U) e o plutônio (Pu). Esses elementos são usados para gerar energia a partir das reações que acontecem no núcleo de seus átomos, como a fissão nuclear e a fusão nuclear.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as vantagens das fontes não renováveis de energia?

  • A produtividade das fontes não renováveis é maior se comparada às demais fontes, o que torna a geração de energia mais eficaz.

  • Apresentam baixo custo de instalação e de manutenção, oferecendo um melhor custo-benefício aos consumidores finais.

  • A exploração das reservas de fontes não renováveis é facilitada pelo menor custo e pela ampla experiência na utilização desse tipo de recurso natural.

  • Dispõem de elevada versatilidade, podendo ser utilizadas na geração de energia elétrica, térmica e também em diferentes tipos de veículos para a obtenção de energia cinética.

Quais são as desvantagens das fontes não renováveis de energia?

  • Trata-se de fontes com reservas limitadas, isto é, finitas. A superexploração pode fazer com que elas se esgotem mais rapidamente do que o previsto.

  • Apesar dos menores custos atuais, podem experimentar aumento dos preços à medida que os reservatórios diminuem.

  • Causam uma série de impactos ambientais que são decorrentes de inúmeros processos: queima direta dos combustíveis, acidentes durante o transporte, problemas de armazenamento e durante o processo de obtenção.

Veja também: Quais são os principais riscos da geração de energia nuclear para o meio ambiente?

Qual a relação entre as fontes não renováveis de energia e os impactos ambientais?

As fontes de energia não renováveis estão diretamente relacionadas com os impactos ambientais. O uso dos combustíveis fósseis e dos elementos radioativos para a geração de energia, de qualquer que seja o tipo, pode provocar severos danos ao meio ambiente, que afetam o equilíbrio dos ecossistemas e as diferentes formas de vida nele presentes, além de resultar em problemas para a saúde humana.

O aumento das temperaturas da Terra, que resultou na intensificação do efeito estufa, e as mudanças climáticas resultantes dessa variação são o principal exemplo de como as fontes não renováveis podem ocasionar impactos de grande escala na natureza. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU revelou que a temperatura do nosso planeta está maior em 1,1 °C com relação ao período anterior ao da Revolução Industrial, que ficou marcada pela emissão de gases poluentes na atmosfera em maior escala em função do uso de combustíveis fósseis.

 Escapamento liberando fumaça preta como exemplo de um impacto ambiental causado pelas fontes não renováveis de energia.
A poluição do ar é um dos principais impactos ambientais causados pelas fontes não renováveis de energia.

Além desse problema que se tornou global, as fontes de energia não renováveis provocam os seguintes impactos ambientais:

  • poluição atmosférica causada pela queima de combustíveis;

  • ocorrência de chuva ácida devido ao acúmulo de poluentes em suspensão na atmosfera;

  • poluição e contaminação dos solos e dos corpos hídricos pelo armazenamento ou descarte irregular de substâncias, ou acidentes durante o transporte.

Fontes não renováveis de energia x fontes renováveis de energia

  • Fontes não renováveis de energia: são aquelas fontes cujas reservas naturais não se renovam (ou se reabastecem) em um tempo cronológico, razão pela qual são descritas como fontes finitas de energia. Seu uso intensivo pode levar ao esgotamento dessas reservas no futuro. As fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis e fontes nucleares, são altamente poluentes e provocam impactos ambientais de grande alcance.

  • Fontes renováveis de energia: são fontes cujas reservas são repostas constantemente na natureza e que, portanto, estão disponíveis indefinidamente para a utilização. São exemplos de fontes renováveis: água (energia hidráulica), luz solar (energia solar), ventos (energia eólica), biomassa, marés e o calor interno do planeta Terra (energia geotérmica). As fontes renováveis emitem menos poluentes na atmosfera, razão pela qual são consideradas limpas e tidas como alternativa viável aos combustíveis fósseis.

Exercícios resolvidos sobre fontes não renováveis de energia

Questão 1

(Uneb) Sobre a utilização, formação e produção do carvão mineral, é correto afirmar:

A) O carvão mineral constituiu a fonte de energia básica desde o final do século XVIII até a primeira metade do século XX, quando foi superado pela energia nuclear.

B) A queima de combustíveis fósseis lança na atmosfera componentes químicos tóxicos, que causam danos à saúde e ameaçam o clima global, mas não afetam os diversos ecossistemas.

C) As pessoas que trabalham diretamente na extração do carvão mineral não sofrem nenhum tipo de consequência ou danos à saúde.

D) O carvão é uma fonte de energia renovável, pois se renova no período histórico humano, podendo ser reutilizado em diversos setores da economia.

E) Além de constituir fonte de energia, o carvão mineral é importante matéria-prima da indústria de produtos químicos orgânicos, como piche, asfalto, tintas, náilon, dentre outros.

Resolução:

Alternativa E.

O carvão mineral é uma importante fonte não renovável de geração de energia e também matéria-prima para a indústria, tendo começado a ser utilizado com essa finalidade durante a Primeira Revolução Industrial. Ele só foi superado como fonte básica de energia pelo petróleo durante a Segunda Revolução Industrial. Como os demais combustíveis fósseis, sua queima emite gases poluentes na atmosfera que afetam a saúde humana, o clima e os ecossistemas.

Questão 2

(UEMG) Mais da metade da matriz energética mundial é composta por duas fontes energéticas não renováveis: o petróleo e o gás natural. Essa predominância de fontes não renováveis na geração de energia no mundo possibilita um maior poder econômico e político às:

A) decisões internacionais, como as do Protocolo de Kyoto.

B) empresas e aos países importadores desses produtos.

C) empresas e aos países produtores desses produtos.

D) organizações não governamentais ambientalistas.

Resolução:

Alternativa C.

Para além de matérias-primas e fontes de energia, o petróleo e o gás natural desempenham importante papel geopolítico no cenário internacional, conferindo maior poder àqueles países e empresas que produzem e exportam esses combustíveis.

Fontes

EPE. ABCDEnergia: Fontes de energia. Empresa de Pesquisa Energética (EPE), [S.I.]. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/fontes-de-energia.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Fontes não renováveis de energia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-nao-renovaveis-energia.htm. Acesso em 29 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

As fontes não renováveis de energia, embora tenham o seu uso amplamente questionado, respondem por uma considerável parte da matriz global de geração de eletricidade. Entre os itens a seguir, podemos considerar como pertencentes a esse segmento:

I. A produção a partir do carvão mineral;

II. O funcionamento das usinas nucleares;

III. A utilização do petróleo e seus derivados;

IV. A construção de estações eólicas;

V. A produção de energia hidroelétrica.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e III

b) II e IV

c) IV e V

d) I, II e III

e) I, III e V

Exercício 2

Fonte de energia amplamente utilizada na atualidade que ainda não encontrou um declínio mesmo com os avanços produzidos pela Terceira Revolução Industrial. Apesar de ser altamente poluidora, essa matriz responde por 80% de toda a energia gerada em âmbito mundial.

O trecho acima refere-se:

a) ao petróleo.

b) aos combustíveis fósseis.

c) às centrais hidrelétricas.

d) ao gás natural.

e) à energia atômica ou nuclear.

Artigos Relacionados


Carvão mineral

Leia mais sobre o carvão mineral. Saiba qual é a sua origem e composição, quais são os principais tipos, como é utilizado e a importância das reservas para o mundo.
Geografia

Combustíveis fósseis

Conheça um pouco mais sobre os combustíveis fósseis. Saiba quais são os principais exemplos e as vantagens e desvantagens de seu uso.
Geografia

Diferenças entre carvão vegetal e carvão mineral

Descubra quais são as diferenças entre o carvão vegetal e o mineral, como são formados e para que são utilizados. Veja também sobre a produção dessas substâncias no Brasil.
Geografia

Energia nuclear

Clique aqui, entenda o que é e como funciona a energia nuclear e saiba as vantagens, as desvantagens e os perigos da energia atômica.
Geografia

Fontes renováveis de energia

Confira um resumo explicativo sobre cada uma das principais fontes renováveis de energia, a importância delas e as suas respectivas propriedades.
Geografia

Gás natural

Clique aqui e descubra como o gás natural se forma e quais são as principais características desse combustível. Saiba suas vantagens e desvantagens.
Geografia

Os maiores produtores de petróleo do mundo

Descubra quais são os dez maiores produtores de petróleo do mundo e onde estão localizadas as principais reservas. Entenda a importância desse combustível fóssil.
Geografia

Petróleo

Conheça mais sobre o petróleo, um combustível fóssil bastante utilizado para geração de energia. Saiba quais são seus derivados e os países com as maiores reservas.
Geografia

Principais riscos da geração de energia nuclear para o meio ambiente

Saiba mais sobre os principais riscos da geração de energia nuclear para o meio ambiente!
Geografia

Usina nuclear

Entenda como se dá o funcionamento de uma usina nuclear. Conheça as suas vantagens e desvantagens, bem como quais são as maiores usinas nucleares do mundo.
Química