PUBLICIDADE
O capitalismo e o socialismo são sistemas político-econômicos distintos e que são considerados antagônicos. O capitalismo é um sistema que se baseia no lucro, na defesa da propriedade privada, na livre iniciativa, no livre-comércio e no individualismo. A riqueza nesse sistema é considerada mérito da pessoa.
O socialismo, por sua vez, é contra a existência da propriedade privada e defende os interesses da coletividade. No socialismo, os meios de produção são controlados pelos trabalhadores e pelo Estado a fim de reduzir as desigualdades sociais, ofertando trabalho para todos e distribuindo igualmente a riqueza produzida.
Saiba mais: Fases do capitalismo — da crise do feudalismo à contemporaneidade
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre diferenças entre o capitalismo e o socialismo
- 2 - Diferenças entre o capitalismo e o socialismo
- 3 - O que é o capitalismo?
- 4 - O que é o socialismo?
Resumo sobre diferenças entre o capitalismo e o socialismo
-
O capitalismo é um sistema econômico que se pauta na busca pelo lucro.
-
O socialismo defende a distribuição da riqueza produzida pela sociedade de maneira igualitária.
-
O capitalismo defende o individualismo e a propriedade privada.
-
O socialismo defende a coletividade, a igualdade e se opõe à propriedade privada.
-
Capitalismo e socialismo são ideologias antagônicas. No período da Guerra Fria, uma forte rivalidade se desenvolveu entre os seus defensores.
Diferenças entre o capitalismo e o socialismo
Capitalismo e socialismo são dois modelos políticos, econômicos e sociais existentes e que são considerados antagônicos. As propostas desses sistemas são distintas, e existe rivalidade ideológica entre os defensores de capitalismo e socialismo. As diferenças entre capitalismo e socialismo levaram à Guerra Fria, a disputa político-ideológica entre EUA e URSS, nações que simbolizavam o capitalismo e o socialismo, respectivamente.
É importante considerarmos que o capitalismo surgiu na transição econômica que se iniciou com o fim do feudalismo. A consolidação do capitalismo se estabeleceu durante a Revolução Industrial, quando houve um grande salto tecnológico e a indústria surgiu. Já o socialismo se estabeleceu enquanto proposta política e ideológica de crítica e superação do capitalismo.
Dessa maneira, podemos entender que o socialismo surgiu enquanto ideologia que criticava o capitalismo e estabelecia um caminho para que este pudesse ser abolido. Vamos entender as diferenças existentes entre esses dois sistemas.
Capitalismo |
Socialismo |
Defende a propriedade privada e entende que a manutenção desta é uma das formas para garantir a produção de riqueza. |
Contrário à propriedade privada, porque entende que a posse individualizada gera concentração de renda e pobreza. |
Os meios de produção pertencem aos capitalistas, e o Estado não intervém no direito de posse deles. |
Os meios de produção são tomados pelos trabalhadores e pertencem, em última instância, ao Estado. |
A economia se estrutura com base no livre-comércio e na iniciativa individual e privada. |
A economia é planificada, cabendo ao Estado estabelecer as estratégias para essa área e distribuir o trabalho entre a população. |
A acumulação de bens é permitida e entendida como uma conquista daqueles que investiram no mercado. |
Não há acumulação de bens, porque a riqueza produzida é repartida entre toda a sociedade, de acordo com as necessidades de cada integrante. |
Há uma forte valorização do individualismo, e a riqueza é entendida como o mérito pela iniciativa de cada pessoa. |
O coletivo é considerado o mais importante, e a riqueza é produzida e repartida coletivamente. |
Existem duas formas de o Estado atuar na economia, sendo que ele pode ser intervencionista ou dar liberdade para o mercado se autorregular. |
O Estado é necessariamente intervencionista na economia, pois entende que as desigualdades do capitalismo devem ser reduzidas pelo Estado. |
Sociedade movida pelo lucro por meio da iniciativa de cada indivíduo. |
Sociedade movida pela distribuição da riqueza produzida e pelo desejo de atender as necessidades básicas de cada indivíduo. |
Sociedade dividida em classes sociais que são estabelecidas pelo rendimento econômico dos indivíduos. |
O Estado deve atuar para acabar progressivamente com as classes sociais. |
Garante a liberdade religiosa, e cada Estado pode escolher ter uma religião ou ser laico. |
Determina que a religião deve ser algo privado, garante a liberdade de credo aos indivíduos, e o Estado deve ser obrigatoriamente laico. |
Saiba mais: Socialismo x anarquismo — diferenças entre esses dois movimentos de esquerda
O que é o capitalismo?
O capitalismo é um sistema que se estabeleceu a partir do declínio do feudalismo, se consolidando por meio da Revolução Industrial. Todo o processo de transição do fim do feudalismo até a consolidação do capitalismo se estendeu dos séculos XIV ao XVIII. Durante esse período de transição, uma série de práticas do capitalismo se manifestaram por meio do mercantilismo.
Trata-se de um sistema econômico baseado na busca pelo lucro. Assim, nesse sistema se valoriza consideravelmente a iniciativa individual de empreender buscando esse objetivo. A propriedade privada e a acumulação de capital são duas características desse sistema. Quando surgiu, o capitalismo tinha como prática a não intervenção do Estado na economia, pois entendia-se que o mercado deveria se autorregular e que essa postura era benéfica para a economia.
Assim, características básicas do capitalismo são:
-
Defesa da propriedade privada: é a garantia de que os indivíduos possam prosperar por meio da posse de suas propriedades. Essa característica é benéfica aos detentores dos meios de produção, que usam suas posses para lucrar sobre a exploração do trabalho alheio.
-
Busca pelo lucro: é o que move a economia em um sistema capitalista. Os detentores dos meios de produção exploram a mão de obra dos trabalhadores, que produzem as mercadorias que são revendidas e transformadas em lucro.
-
Exploração do trabalho: no capitalismo, valoriza-se o trabalhado assalariado, ou seja, os trabalhadores recebem um salário pelo trabalho que realizam, mas esse pagamento nunca é correspondente à riqueza produzida pelos trabalhadores. Estes, por sua vez, vendem sua força de trabalho porque é o único meio pelo qual podem sobreviver.
➝ Videoaula: Capitalismo: o que é, origens e características
O que é o socialismo?
O socialismo, por sua vez, surgiu no contexto da Revolução Industrial e se colocou como um sistema que criticava o capitalismo e a exploração intensiva dos trabalhadores. O socialismo se popularizou na vertente conhecida como socialismo científico, elaborado por Karl Marx e Friedrich Engels.
Esse sistema tem como proposta a construção de uma nova sociedade por meio da derrubada do capitalismo. O foco dessa sociedade seria a igualdade, e o objetivo seria dar trabalho a todos e garantir que a riqueza produzida seria igualmente distribuída de acordo com as necessidades de cada indivíduo. A construção dessa sociedade se iniciaria a partir da tomada de consciência dos trabalhadores.
Os socialistas acreditavam que os trabalhadores (chamados de proletários) deveriam se rebelar e tomar os meios de produção e o Estado. A partir daí, inúmeras mudanças seriam conduzidas pelo Estado, também sob controle dos trabalhadores. Essas mudanças teriam como objetivo combater as desigualdades do capitalismo.
Uma vez extintas as contradições do capitalismo, essa fase do socialismo seria encerrada, e o comunismo estaria instaurado. No comunismo, o trabalho seria distribuído a todos e a riqueza seria compartilhada. Não haveria classes sociais, tampouco propriedade privada após a instauração do comunismo.
→ Videoaula: O que é socialismo?
Créditos da imagem
[1] Vincent Grebenicek / Shutterstock
Fontes
HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
HOBSBAWM, Eric. A Era do Capital: 1848-1875. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
REDAÇÃO. Brasil é o 7º país mais desigual do mundo, melhor apenas do que africanos. UOL. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2019/12/09/brasil-e-o-7-mais-desigual-do-mundo-melhor-apenas-do-que-africanos.htm.
PRONI, Marcelo Weishaupt. História do capitalismo: uma visão panorâmica. Disponível em: http://www.cesit.net.br/cesit/images/stories/25CadernosdoCESIT.pdf.
PCB. A formação histórica do capitalismo. Disponível em: http://www.pcb.org.br/portal/docs/historia1.pdf.
REDAÇÃO. Desigualdade social no Brasil aumenta pelo 17° trimestre seguido, diz FGV. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/desigualdade-social-no-pais-aumenta-pelo-17-trimestre-seguido-diz-fgv/.
ZACARIAS, Rachel. O processo de acumulação capitalista, crise estrutural do capital e a destruição ambiental: uma visão crítica. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/code2011/chamada2011/pdf/area2/area2-artigo11.pdf.
Por Daniel Neves Silva
Professor de História