close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ciclo hidrológico

A água circula pela Terra em todos os seus estados físicos por meio de um sistema que recebe o nome de ciclo hidrológico. Sua ocorrência é fundamental para a vida no planeta.

Ilustração simples do ciclo da água.
O ciclo hidrológico é o processo de movimentação contínua da água que ocorre entre a atmosfera e a superfície em todas as suas esferas.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Ciclo hidrológico, ou ciclo da água, é um importante ciclo biogeoquímico caracterizado pelo movimento constante da água, em seus quatro estados físicos, entre a atmosfera e a superfície do planeta Terra, o que compreende os solos, os animais e plantas, os seres humanos e a hidrosfera.

Esse ciclo acontece em escala global e funciona como um sistema fechado. Isso significa que a quantidade de água no planeta não se altera em nenhum momento. Ele é fundamental para o abastecimento de reservatórios naturais, para o fornecimento de água às diferentes formas de vida no planeta e também para a regulação dos climas.

Confira nosso podcast: O que eu preciso saber sobre os fatores climáticos

Tópicos deste artigo

Resumo sobre ciclo hidrológico

  • Ciclo hidrológico é o movimento constante da água entre a atmosfera e a superfície terrestre, passando pela litosfera, biosfera e hidrosfera.

  • Trata-se de um sistema fechado cuja circulação acontece em escala global.

  • É desencadeado pela energia calorífica do Sol, e seus processos são caracterizados pela mudança de estado físico da água.

  • Simplificadamente, o processo de evaporação das águas superficiais e evapotranspiração fornecem vapor d’água para a atmosfera, dando origem às nuvens.

  • Com a precipitação, a água retorna para a superfície terrestre, passando pelo solo, pelas plantas, pelos animais e seres humanos e sendo armazenada nos rios, lagos, geleiras, lençol freático, aquíferos e oceanos.

  • O ciclo da água é fundamental para a manutenção da vida na terra, para a ciclagem da água e também para os climas no planeta.

Videoaula sobre o ciclo da água

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ciclos biogeoquímicos

Recebem o nome de ciclos biogeoquímicos os processos de circulação contínua de elementos químicos, essencialmente nutrientes, entre os seres vivos e as demais esferas do planeta Terra. Existem vários ciclos importantes que promovem a reciclagem de materiais essenciais para o funcionamento e equilíbrio dos ecossistemas do planeta, sendo eles:

Água: principais aspectos

Visão aproximada de brotos sendo molhados com um regador.
A água é fundamental para a manutenção da vida na Terra.

A água é um elemento químico indispensável para a manutenção da vida no planeta Terra. Sabe-se que aproximadamente 70% da superfície terrestre é composta por esse recurso, sendo que aproximadamente 97% dele compõe:

  • os oceanos;

  • os mares;

  • as baías.

Quanto a seu volume, a quantidade de água que compõe, em conjunto, a atmosfera e a hidrosfera terrestre é de 1.386.000.000 de quilômetros cúbicos. Como o ciclo hidrológico, como veremos a seguir, é um sistema fechado, o volume de água é fixo no planeta, ou seja, ele não sofre interferência externa e, por isso, não diminui e nem aumenta. O ciclo se inicia e termina com a mesma quantidade total de água, sendo por isso caracterizado como a reciclagem da água.

Embora a seja um recurso renovável, a água disponível de fato para o uso, chamada de água potável, é muito pequena, o que torna urgente o seu uso consciente. De toda a água doce no planeta, cerca de 70% está represada nas geleiras e camadas de gelo perenes, além dos solos congelados (permafrost).

Com uma grande parcela de água acumulada em reservatórios subterrâneos, a quantidade disponível de água nos lagos e rios é de menos de 1%, o que torna esse recurso muito limitado em diversas regiões do planeta, especialmente naquelas onde as chuvas são escassas na maior parte do ano.

O que é o ciclo hidrológico?

O ciclo hidrológico, que pode ser chamado também de ciclo da água, é um ciclo biogeoquímico que se desenvolve por meio da mudança de estado físico da água, a qual se dá através uma série de etapas que ocorrem em um sistema de circulação fechado de escala global, isto é, que compreende todo o conjunto de águas do planeta. Ele abrange desde a atmosfera até a superfície terrestre, o que inclui:

Saiba também: Quais são todas as camadas da atmosfera?

Quais são as etapas do ciclo hidrológico?

Todo esse processo do ciclo hidrológico se inicia a partir da energia emanada pelo Sol, que fornece calor para a superfície terrestre e condiciona a evaporação das águas superficiais, como de rios, lagos e oceanos.

Em áreas onde há grandes volumes de água congelada, como nas calotas polares ou outras regiões de frio extremo, ocorre a sublimação da água, que corresponde à sua mudança do estado sólido diretamente para o estado gasoso.

Em menor escala, a energia calorífica do Sol proporciona a transpiração dos organismos vegetais e a evaporação da água do solo, denominada evapotranspiração. Ambos os processos são responsáveis por pelo menos 10% do vapor d’água presente na atmosfera.

Quando elevada na atmosfera, a água muda novamente de estado físico e passa de sua fase gasosa para a líquida, o processo de condensação. É nessa etapa que ocorre a formação nas nuvens, que nada mais são do que aglomerados de gotículas de água e partículas de gelo. Sob condições específicas, as gotas de água se aglutinam e ganham peso. Quando o peso dessas gotas supera a capacidade de sustentação no ar, ocorre a precipitação na forma de chuva. Com isso, a água retorna para a superfície do planeta.

É importante ressaltar que a chuva é somente um dos tipos de precipitação atmosférica. A volta da água para a Terra pode se dar também de outras maneiras, como através da neve e do granizo. Além disso, nem toda a precipitação atinge o solo. Parte dela se torna novamente vapor e retorna mais uma vez para a atmosfera. Outra parcela recai sobre a vegetação, ficando retida pelas folhas e caules e, eventualmente, evapora. Esse processo é chamado de interceptação.

A água precipitada abastece os cursos d’água, lagos e oceanos. Nos solos, ela pode seguir por dois caminhos distintos, que são infiltração e escoamento superficial. No primeiro, a água penetra no solo e, além de fornecer umidade para a terra e para a vegetação nela fixada, abastece os lençóis freáticos e as reservas subterrâneas de água, que são os aquíferos.

O escoamento superficial ocorre na camada superior do solo, onde a água se desloca das camadas mais altas até áreas mais rebaixadas do relevo. O destino final da água que escoa superficialmente é o oceano, onde o ciclo recomeça.

Esquema simplificado do ciclo hidrológico.
Esquema simplificado do ciclo hidrológico.

Não podemos nos esquecer do papel das geleiras e dos picos nevados no papel de reservatórios de água, inicialmente em seu estado sólido. Com o aumento da radiação solar e intensificação do calor, há o derretimento do gelo e, por conseguinte, fornecimento de água líquida para os cursos d’água e para o solo, sendo também parte importante do ciclo hidrológico.

As etapas do ciclo hidrológico não acontecem de forma igual em todos os lugares. Elas recebem a influência de outros elementos climático-atmosféricos e também próprios da geomorfologia local, como distribuição e incidência de luz solar, ocorrência de ventos, tipo de solo, forma de relevo etc.

Qual a importância do ciclo hidrológico?

O ciclo hidrológico representa o movimento constante da água entre a atmosfera e a superfície do planeta, perpassando todos os elementos que fazem parte dele, como o solo, as plantas, os animais e até mesmo os seres humanos. Esse processo é importante porque por meio dele ocorre o abastecimento dos principais reservatórios naturais de água e das bacias hidrográficas, unidades de gestão por meio das quais se dá a distribuição e abastecimento de água para a nossa utilização.

Assim, o ciclo da água fornece esse recurso para a manutenção das funções biológicas de todos os seres vivos do planeta e também para a realização de atividades humanas básicas e de grande importância no nosso dia a dia, como a agricultura, a geração de energia elétrica, o saneamento e a higiene pessoal, dentre várias outras.

A ciclagem da água é fundamental ainda nos climas global e locais, uma vez que está diretamente relacionada à disponibilidade de umidade na atmosfera, à precipitação ou falta dela, ao nível dos principais reservatórios naturais e à regulação das temperaturas.

Exercícios resolvidos sobre ciclo hidrológico

Questão 1

(Enem) O sol participa do ciclo da água, pois além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa-se em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água. Considere, então, as seguintes afirmativas:

I – A evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.

II – A vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração.

III – O ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.

IV – A energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.

V – O ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios.

Assinale a alternativa adequada:

A) Somente a afirmativa III está correta.

B) Somente as afirmativas III e IV estão corretas

C) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.

D) Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

E) Todas as afirmativas estão corretas.

Resolução:

Alternativa D

Somente afirmativa I está incorreta. O aquecimento é igual nos oceanos e nos continentes. No entanto, devido à maior quantidade de água superficial, a evaporação é maior nos oceanos.

Questão 2

(Enem) A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos 20 anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:

A) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta.

B) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.

C) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.

D) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.

E) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no planeta.

Resolução:

Alternativa B

O uso da água nas atividades humanas altera a sua qualidade e a quantidade disponível exclusivamente para o consumo, uma vez que o ciclo hidrológico ocorre em escala planetária e é equivalente a um sistema fechado. Isso significa que não há alteração no total de águas no planeta.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Ciclo hidrológico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/ciclo-agua.htm. Acesso em 17 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Por que se chama Mar Tenebroso

Por FELIPE ZINGEREVITZ DE MOURA sc159891
Responder
Ver respostas

quais são os fatores de identidade populacionais e oq são cada um deles?

Por (a1653) Mafalda Melo
Responder
Ver respostas

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Observe o esquema a seguir:

Esquema explicativo do ciclo da água

A alternativa que corresponde aos fenômenos expressos em A e B, respectivamente, é:

a) Evaporação e precipitação

b) Diluição e pluviosidade

c) Evapotranspiração e condensação

d) Transpiração orgânica e formação de nuvens

e) Bioatividade e umidificação.

Exercício 2

Assinale qual das alternativas abaixo corresponde a uma das etapas do ciclo hidrológico que ocorre exclusivamente em áreas continentais.

a) Percolação

b) Evaporação

c) Precipitação

d) Umidificação

Estude agora


Equilíbrio de Hardy-Weinberg

Formulado, em 1908, pelos cientistas Hardy e Weinberg, o chamado equilíbrio de Hardy-Weinberg é um teorema que se...

Guerra de Iguape (1534-1536)

Assista a nossa videoaula para conhecer a história da Guerra de Iguape (1534-1536). Confira também, no nosso...