Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ciclo da Água

Geografia

O ciclo da água ocorre por meio dos processos de evaporação, precipitação, infiltração e escoamento.
PUBLICIDADE

A água é um bem comum a todas as pessoas, além de ser indispensável a todas as formas de vida que estão dispersas ao decorrer da extensão da crosta terrestre. As águas contidas no planeta constituem a hidrosfera e essa corresponde à parte líquida que se encontra em diversas partes, como oceanos, mares, rios, lagos, geleiras, além da atmosfera.

Podemos encontrar a água em três estados físicos: líquido, gasoso e sólido. O conjunto das águas contidas no planeta desenvolve uma interdependência, Isso ocorre por meio dos processos de evaporação, precipitação, infiltração e escoamento, que se configuram como uma dinâmica hidrológica. Em outras palavras, a água que hoje está em um lençol freático logo mais poderá estar na atmosfera ou mesmo em uma geleira.

O processo que dá origem ao ciclo da água ocorre em todos os estados físicos. Para conceber esse fenômeno é preciso que outro elemento provoque, nesse caso, é motivada pela energia da irradiação solar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diante de toda precisão desse processo dinâmico, fica evidente que caso haja um desmembramento ou interrompimento, uma incalculável mudança ocorrerá, comprometendo a configuração das paisagens e colocando em risco diversos tipos de vida no planeta. Um exemplo claro de desequilíbro ligado ao ciclo natural das águas é o fenômeno do aquecimento global, que ocasiona o derretimento das calotas polares e, consequentemente, provoca a elevação dos níveis dos oceanos que podem submergir ilhas e áreas costeiras de muitos países, tirando pessoas e animais dessas áreas.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

A dinâmica do ciclo da água
A dinâmica do ciclo da água

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Ciclo da Água"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/ciclo-agua.htm. Acesso em 20 de junho de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Observe o esquema a seguir:

Esquema explicativo do ciclo da água

A alternativa que corresponde aos fenômenos expressos em A e B, respectivamente, é:

a) Evaporação e precipitação

b) Diluição e pluviosidade

c) Evapotranspiração e condensação

d) Transpiração orgânica e formação de nuvens

e) Bioatividade e umidificação.

Questão 2

Assinale qual das alternativas abaixo corresponde a uma das etapas do ciclo hidrológico que ocorre exclusivamente em áreas continentais.

a) Percolação

b) Evaporação

c) Precipitação

d) Umidificação

Mais Questões
Artigos Relacionados
Você sabe por que é comemorado o Dia Mundial da Água? Clique aqui, conheça mais sobre essa data e entenda a importância da água para a nossa sobrevivência.
Entenda o que são as bacias hidrográficas, seus elementos e características. Conheça as bacias hidrográficas brasileiras. Veja a importância delas para o mundo.
Conheça mais sobre o ciclo do nitrogênio, um ciclo biogeoquímico importante que garante a circulação desse elemento. Neste texto, abordaremos cada etapa do ciclo do nitrogênio, falaremos de sua importância e enfocaremos o papel das bactérias nesse processo. Apresentaremos, ainda, exercícios sobre o tema.
Descubra como a Ecologia é cobrada nas provas do Enem e amplie seus conhecimentos sobre um dos temas mais recorrentes em provas de Biologia.
Clique aqui e aprenda sobre a distribuição de água na hidrosfera!
Conheça a importância do maior rio do mundo em extensão. Entenda suas principais características. Saiba sobre a degradação ambiental no rio Nilo.
Você já ouviu falar em rios voadores? Sim, eles existem! Leia e descubra como eles funcionam!
Clique aqui e entenda por que a água potável é própria para o consumo!
A água é essencial para a vida, por isso é importante sua preservação. Clique e entenda!