Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Evapotranspiração

A evapotranspiração é um processo que pode ser definido como o conjunto formado pela evaporação da água presente no solo e transpiração dos vegetais.

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A evapotranspiração é um processo que pode ser definido como a evaporação da água do solo mais a transpiração das plantas. Por meio desse processo, a água é devolvida à atmosfera, portanto ele está diretamente relacionado com o ciclo da água.

O termo evapotranspiração foi utilizado pela primeira vez em 1944, por Thornthwaite & Wilm, em referência à ocorrência simultânea da água presente no solo e a transpiração dos vegetais.

Leia também: Água — tudo que você precisa saber sobre esse recurso essencial para a vida

Tópicos deste artigo

O que é evaporação?

Antes de compreendermos melhor o que é evapotranspiração, precisamos definir evaporação. A evaporação é um processo pelo qual a água passa do estado líquido para o gasoso de maneira lenta e gradual, a uma temperatura inferior à de ebulição. Para que a evaporação ocorra, fatores como temperatura, radiação, vento e umidade do ar devem ser considerados.

Processo de evapotranspiração

A evapotranspiração é um processo relacionado com o ciclo da água, pois permite que a água seja devolvida à atmosfera.
A evapotranspiração é um processo relacionado com o ciclo da água, pois permite que a água seja devolvida à atmosfera.

A evapotranspiração pode ser definida como a perda de água por evaporação do solo e transpiração das plantas. Esse processo ocorre em maior quantidade em áreas com temperatura mais elevada e com precipitação abundante. Para que a evapotranspiração ocorra, fatores como disponibilidade de água no solo e a fase de desenvolvimento da vegetação devem ser considerados.

Em uma região de matas e florestas com árvores, a transpiração do vegetal pode variar de acordo com a quantidade de folhas da planta, o estado de suas folhas e também a estação do ano. No caso de culturas agrícolas, a taxa de transpiração varia durante as fases de semeadura, crescimento do vegetal, maturidade e colheita.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Importância da evapotranspiração

A evapotranspiração é essencial para o ciclo da água, uma vez que é por meio desse processo que uma grande quantidade de água retorna para a atmosfera. Ao retornar para a atmosfera, o vapor de água pode ajudar na formação das nuvens, colaborando, portanto, para a regulação do regime de chuvas. Além disso, a evapotranspiração afeta a umidade atmosférica, o balanço hídrico de microbacias e o desenvolvimento e rendimento de culturas.

Leia também: Bacias hidrográficas — área de drenagem de um rio principal e seus afluentes

Evapotranspiração na Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta e ocupa grande parte do território brasileiro. Ela é responsável pela formação de massas de ar carregadas de vapor de água, conhecidas como “rios voadores”. A água do Oceano Atlântico evapora, graças ao calor do sol, e o vapor formado entra no continente devido à ação dos ventos alísios. Ao chegar à região da Amazônia, a coluna de ar úmido vinda do oceano recebe a umidade liberada pelas árvores da floresta pelo processo de transpiração.

Os “rios voadores” garantem que a chuva da Amazônia seja levada para as regiões centrais e do Sudeste do país. O desmatamento da Floresta Amazônica, no entanto, coloca em risco a rota desses “rios”, afetando, diretamente, o regime de chuvas em várias partes do Brasil. Para saber mais, leia: Rios voadores da Amazônia.

Conceitos básicos relacionados ao processo de evapotranspiração

  • Evapotranspiração potencial

A evapotranspiração potencial pode ser definida como o total de água transferida por evaporação e transpiração para a atmosfera, em uma área com extensa superfície natural, coberta totalmente por vegetação de porte baixo e bem suprida de água. Em outras palavras, podemos dizer que evapotranspiração potencial é a máxima evapotranspiração que ocorreria se o solo dispusesse de um suprimento de água suficiente.

  • Evapotranspiração de referência

A evapotranspiração de referência é um conceito usado para se referir à perda de água de uma superfície cultivada com grama, que apresenta altura de 0,08 a 0,15 m, em fase de desenvolvimento ativo, cobrindo todo o solo e que não apresenta deficiência de água.

  • Evapotranspiração real ou atual

Evapotranspiração real ou atual se refere à quantidade de água transferida para a atmosfera por evaporação e transpiração, considerando as condições reais de umidade do solo e fatores atmosféricos. Podemos definir a evapotranspiração real também como a evapotranspiração que realmente ocorre em função da limitada disponibilidade de água no solo e da variabilidade do ciclo do vegetal. Essa evapotranspiração deve ser sempre igual ou menor que a evapotranspiração potencial.

Transpiração no vegetal

A transpiração é um processo que consiste na perda de água pelo vegetal na forma de vapor. Ela pode ocorrer em qualquer parte do vegetal, mas o principal órgão relacionado com o processo são as folhas. Nas folhas, a presença de cutícula serve como uma barreira efetiva contra a perda de água, entretanto uma pequena fração de água é perdida por esse revestimento. A maior perda, no entanto, ocorre por meio dos estômatos.

A transpiração nos vegetais está diretamente relacionada com a movimentação da seiva bruta.
A transpiração nos vegetais está diretamente relacionada com a movimentação da seiva bruta.

A abertura e fechamento dos estômatos afeta diretamente a taxa de transpiração de uma planta. Quando estão fechados, os estômatos evitam a perda de água por transpiração, mas também impedem a entrada de dióxido de carbono. Assim sendo, o processo de transpiração está diretamente ligado à absorção de gás carbônico pela folha, um processo que é fundamental para a realização da fotossíntese. Desse modo, a transpiração é considerada um mal inevitável. Vale salientar que a transpiração em excesso é prejudicial ao vegetal, podendo até mesmo matar a planta por desidratação.

Outro ponto que merece destaque em relação à transpiração nos vegetais é a teoria da tensão-coesão. De acordo com essa teoria, a água se move das raízes em direção às partes aéreas da planta, devido a uma tensão gerada pela transpiração e/ou uso da água nas folhas e à coesão das moléculas de água, que permitem que essa tensão seja transmitida ao longo de todo o xilema. Para saber mais, leia: Transporte de água pelo corpo do vegetal.



Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia 

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Evapotranspiração"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/evapotranspiracao.htm. Acesso em 20 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Qual o nome dado ao processo de evaporação da água do solo que ocorre junto à transpiração das plantas?

A) Evaporação.

B) Transpiração.

C) Gutação.

D) Evapotranspiração.

E) Precipitação.

Exercício 2

A evapotranspiração é um processo diretamente relacionado com o ciclo

A) do nitrogênio.

B) do enxofre.

C) do carbono.

D) da água.

E) do fósforo.