Topo
pesquisar

Ciclo do Oxigênio

Biologia

O ciclo do oxigênio garante a ciclagem constante do oxigênio, permitindo que ele seja usado pelos seres vivos e seja disponibilizado novamente para o meio.
PUBLICIDADE

O ciclo do oxigênio é um ciclo biogeoquímico que garante a circulação do oxigênio pelo meio físico e pelos seres vivos. Esse elemento é extremamente importante para a sobrevivência dos seres vivos, sendo usado, por exemplo, na respiração celular (processo em que moléculas são oxidadas e energia é produzida). O ciclo do oxigênio garante a ciclagem desse elemento.

Resumo do ciclo do oxigênio

O ciclo do oxigênio é um ciclo biogeoquímico que garante a movimentação do oxigênio no meio ambiente e nos seres vivos. Esse ciclo é importante porque o oxigênio é essencial para o processo de respiração celular, formação da camada de ozônio e combustão.

A principal etapa desse ciclo é, sem dúvidas, a fotossíntese, um processo realizado por organismos fotossintetizantes (plantas, algas e alguns procariontes). Na fotossíntese, temos a produção de oxigênio, o qual é utilizado pelos seres vivos na respiração celular.

Mapa Mental: Ciclo do Oxigênio

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Ciclos biogeoquímicos

Os ciclos biogeoquímicos garantem que os elementos circulem entre os componentes vivos e físico-químicos dos ecossistemas. Isso significa que, durante um ciclo biogeoquímico, um elemento estará disponível no meio, será utilizado por organismos vivos e será disponibilizado novamente para o meio, garantindo a ciclagem constante desse elemento. Como exemplos de ciclos biogeoquímicos, podemos citar o ciclo da água, do nitrogênio, do carbono e do oxigênio.

Ciclo do oxigênio

O oxigênio é encontrado em três reservatórios no planeta: na atmosfera, na biosfera e na litosfera.

O oxigênio molecular compõe cerca de 21% da atmosfera terrestre.
O oxigênio molecular compõe cerca de 21% da atmosfera terrestre.

Na atmosfera, o oxigênio pode ser encontrado, por exemplo, na forma de oxigênio molecular (O2), gás carbônico (CO2), ozônio (O3) e dióxido de nitrogênio (NO2). O oxigênio molecular representa cerca de 21% da atmosfera terrestre e é utilizado no processo de respiração.

O principal evento do ciclo do oxigênio é, sem dúvidas, a fotossíntese. Nesse processo, os organismos fotossintetizantes (algas, plantas e alguns procariotos) utilizam o gás carbônico e liberam oxigênio.

A fotossíntese é uma das principais etapas do ciclo do oxigênio.
A fotossíntese é uma das principais etapas do ciclo do oxigênio.

Etapas do ciclo do oxigênio

Vários processos estão relacionados com o ciclo do oxigênio, destacando-se a fotossíntese. Nesse processo, organismos fotossintetizantes utilizam gás carbônico, na presença de luz solar, para formar moléculas orgânicas e liberam oxigênio, que é utilizado por seres vivos na respiração celular. Desse modo, podemos concluir que praticamente todo o planeta depende de maneira direta ou indireta da fotossíntese.

Na respiração celular, utiliza-se oxigênio e libera-se gás carbônico. Também são formadas moléculas de água, as quais apresentam oxigênio na composição de sua molécula. Desse modo, o oxigênio utilizado na respiração retorna ao ambiente na forma de moléculas de água e gás carbônico. O oxigênio também é utilizado nos processos de decomposição e combustão. No final desses processos, são liberados gás carbônico e água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não podemos esquecer ainda que o oxigênio, sob a ação dos raios ultravioleta do Sol, dá origem ao ozônio, que forma a camada de ozônio. Essa camada diminui a incidência da radiação ultravioleta no planeta, funcionando como um verdadeiro filtro protetor. Sem essa camada, teríamos um risco aumentado de sofrermos com maior incidência de câncer de pele, por exemplo.

Leia também: Quatro novos gases que destroem a camada de ozônio

Infelizmente o homem possui papel ativo na destruição da camada de ozônio, liberando substâncias na atmosfera que reagem e destroem o ozônio, como os gases chamados de clorofluorcarbonos (CFCs), que eram usados em produtos como sprays e refrigeradores. Atualmente o uso dos CFCs é proibido.

Importância do ciclo do oxigênio

O ciclo do oxigênio é essencial para a sobrevivência da vida na Terra, uma vez que o oxigênio é utilizado em vários processos. São algumas funções desse elemento:

  • Essencial para a respiração celular;

  • Forma a camada de ozônio;

  • Essencial para a combustão;

  • Essencial para a decomposição.

Alterações no ciclo do oxigênio

O ciclo do oxigênio é afetado constantemente pelo homem. Nossa espécie é responsável pela liberação de uma grande quantidade de gás carbônico, o que afeta o equilíbrio entre esse gás e o oxigênio. Os principais eventos responsáveis pelo aumento dos níveis de gás carbônico são a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. Vale salientar ainda que o homem afeta os níveis de ozônio na atmosfera, liberando gases que o destroem, como já salientado.

Leia também: Aquecimento global e a extinção de espécies

Exercício sobre ciclo do oxigênio

Os ciclos biogeoquímicos são frequentemente abordados em provas. Veja a seguir uma questão que aborda os ciclos biogeoquímicos, incluindo o ciclo do oxigênio.

(UEM) Sobre os ciclos do carbono, do oxigênio e da água, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. No ciclo do carbono, a forma inorgânica é transformada na forma orgânica pela fotossíntese.

02. No ciclo da água, além da passagem vapor-líquido e vice-versa, em função de fatores físicos, ocorre também a interferência dos seres vivos, pois, durante a fotossíntese, ocorre o consumo e, durante a respiração, ocorre a liberação de água.

04. O carbono é um elemento essencial na composição dos seres vivos e retorna à atmosfera na forma de gás carbônico, por meio da combustão, da transpiração e da oxidação.

08. Os seres autótrofos utilizam oxigênio livre para construir suas biomoléculas pela fotossíntese.

RESOLUÇÃO

Soma das alternativas corretas: 03. A alternativa de número 04 está errada, pois na transpiração ocorre a perda de água no estado gasoso. A alternativa 08 também está incorreta, pois os seres autotróficos utilizam gás carbônico para construir biomoléculas.

 
Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

O ciclo do oxigênio está diretamente relacionado com o ciclo do carbono.
O ciclo do oxigênio está diretamente relacionado com o ciclo do carbono.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Ciclo do Oxigênio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-do-oxigenio.htm. Acesso em 23 de setembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(UFMS-RS) Pode-se relacionar a formação da camada de ozônio com o ciclo do:

a)      Nitrogênio

b)     Carbono

c)      Oxigênio

d)     Enxofre

e)      Fósforo

Questão 2

(Cesgranrio-RJ) “Nos grandes centros urbanos a venda de geladeiras dobrou. Esse é o principal motivo para o aumento de consumo de clorofluorcarbonos (CFCs) no Brasil, onde o produto é usado como resfriante.” (Imprensa local, setembro 1997.)

A emissão de poluentes como os CFCs está ligada a um sério desequilíbrio ecológico que compromete a (o):

a)      Camada de ozônio

b)     Inversão térmica

c)      Capa de gás carbônico

d)     Efeito estufa

e)      Aumento das chuvas ácidas

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola