PUBLICIDADE
A bandeira do Equador é um símbolo nacional do país. Finalizada em 1900, ela apresenta as cores amarelo, azul e vermelho, que possuem significados particulares, mas que têm inspiração na teoria das cores primárias do escritor alemão Goethe. Esse esquema de cores era utilizado na bandeira do território da Grão-Colômbia, e hoje é identificado em outras bandeiras sul-americanas. No centro do pavilhão equatoriano, está seu brasão, que representa tanto a história do país e do subcontinente quanto suas paisagens naturais.
Leia também: Bandeira da Costa Rica — uma bandeira cujas cores remetem à perseverança, à paz e à luta empreendida pelo povo
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a bandeira do Equador
- 2 - Significado da bandeira do Equador
- 3 - História da bandeira do Equador
- 4 - Principais características do Equador
- 5 - Curiosidades sobre a bandeira do Equador
Resumo sobre a bandeira do Equador
-
A bandeira do Equador é um símbolo nacional do país.
-
É formada por três faixas horizontais, cada uma de uma cor. A faixa amarela apresenta o dobro da largura das demais, e é seguida pelas cores azul e vermelho.
-
No centro da bandeira, fica o brasão de armas do Equador.
-
A composição de cores foi feita seguindo a teoria das cores primárias de Goethe.
-
O amarelo da bandeira representa a fertilidade dos solos; o azul, o céu e o oceano; o vermelho, o sangue dos que lutaram pelo Equador.
-
O brasão apresenta uma riqueza de detalhes que simbolizam a história e os elementos da paisagem natural equatoriana.
-
O desenho da bandeira do Equador que hoje conhecemos foi adotado em 1900, com a adição do brasão. Em 2009, ela ganhou as proporções atuais.
Significado da bandeira do Equador
A bandeira do Equador é um símbolo nacional do país. Ela apresenta formato retangular e é composta por três listras horizontais, cada uma de uma cor diferente. A listra amarela é a primeira de cima para baixo, e sua largura é duas vezes maior do que a das demais. Na sequência estão as listras azul e vermelha, ambas com as mesmas dimensões. O brasão de armas equatoriano aparece no centro da bandeira.
A conquista da liberdade e independência com relação à Espanha e a riqueza são os valores representados pela bandeira do Equador como um todo. Veremos, a seguir, o que cada uma das cores e cada um dos símbolos representam individualmente.
→ Significado das cores da bandeira do Equador
As cores da bandeira do Equador são o amarelo, o azul e o vermelho. Sua composição foi feita levando-se em consideração a teoria das cores primárias do escritor Johann Wolfgang von Goethe, que a compartilhou com Francisco de Miranda, criador do design da bandeira equatoriana em 1811 e um dos principais nomes na luta pela independência da América espanhola. De acordo com o escritor alemão, as cores simbolizavam calor (amarelo), excitação e serenidade (azul) e exaltação (vermelho).
Posteriormente, as cores da bandeira do Equador ganharam novos significados, que se somaram aos anteriores.
-
Amarelo: representa a fertilidade e vastidão dos solos equatorianos.
-
Azul: representa o céu azul e o oceano Pacífico, que banha o Equador.
-
Vermelho: representa o sangue daqueles que deram suas vidas lutando pelo país.
→ Significado dos símbolos da bandeira do Equador
O símbolo presente na bandeira do Equador é o brasão de armas do país, adicionado ao pavilhão em 1900 e representado na imagem abaixo.
O brasão equatoriano apresenta uma grande riqueza de detalhes que representam a diversidade natural do país e momentos importantes de sua história.
-
Condor-dos-andes: espécie de ave endêmica da América do Sul. Representa o poder e a habilidade de proteção da terra natal.
-
Navio: recebe o mesmo nome do rio Guayas, e representa o primeiro navio já construído na América do Sul.
-
Montanha: representa a montanha Chimborazo, a mais elevada do Equador. Quando considerada a partir do centro do planeta Terra, ela é maior até do que o monte Everest.
-
Bandeiras: representam a própria bandeira equatoriana.
-
Sol e símbolos do zodíaco: representam a Revolução de Março de 1845, chamada também de Revolução Marcista, uma revolta contra o governo equatoriano deflagrada na cidade costeira de Guaiaquil.
-
Escudo: dentro dele estão os demais símbolos, com exceção das bandeiras e do condor. Representa a proteção e a segurança do Equador.
História da bandeira do Equador
A bandeira do Equador passou por uma série de transformações ao longo de sua história, acompanhando as transformações políticas e territoriais pelas quais o país passou. A primeira bandeira a ser adotada foi a da colonização espanhola, que apresentava o símbolo da Cruz de Borgoña estampado em vermelho sobre um fundo branco.
Durante a Revolução de Quiteñan (1809-1812), que lutava pela independência equatoriana da Espanha, a bandeira utilizada foi a mesma, porém com as cores invertidas: a cruz branca sobre um fundo vermelho.
A primeira bandeira nacional equatoriana foi adotada em 1820, e era composta por cinco faixas alternadamente nas cores azul-claro e branco, com três estrelas brancas na faixa central. Houve nova alteração em 1822, com mudança apenas no design e manutenção das cores. O tradicional esquema tricolor amarelo-azul-vermelho passou a ser adotado entre 1822 e 1830, somente quando o Equador passou a integrar a Grão-Colômbia.
Após a saída da Grão-Colômbia, em 1830, o Equador adotou oficialmente uma bandeira com as três faixas horizontais nas mesmas cores que apresenta hoje, mas todas de mesma dimensão e sem o brasão no centro, conforme estabelecido em 1835. Durante a Revolução de Março de 1845, o azul-claro e o branco voltaram a fazer parte integralmente da bandeira equatoriana, retomando o esquema tricolor apenas a partir de 1860, com as dimensões hoje conhecidas.
O brasão de armas foi oficialmente adicionado à bandeira do Equador no ano 1900, embora o retângulo tivesse ainda dimensões diferentes das atuais. A versão utilizada hoje da bandeira equatoriana foi estabelecida no ano de 2009, quando adquiriu as proporções 2:3.
Veja também: Bandeira da Argentina — a bandeira de outro país da América do Sul
Principais características do Equador
O Equador é um país da América do Sul localizado na costa oeste do subcontinente. Sua capital é a cidade de Quito. A feição mais marcante do relevo equatoriano é a cordilheira dos Andes, separando a planície litorânea da região amazônica, a leste. O clima do país varia do tropical quente e úmido até o frio de montanha, nos picos mais elevados, onde a neve é permanente.
Destaca-se ainda a localização do Equador no Círculo de Fogo do Pacífico, a região de maior instabilidade tectônica do planeta. Por essa razão, vulcões ativos são encontrados no país e grandes tremores de terra já foram sentidos. O mais intenso deles, que marcou 7.8 na escala Richter, aconteceu em 2016.
A população equatoriana é hoje de 17.888.000 habitantes, maioria dos quais vive nas cidades. Os dois maiores centros urbanos do país são Guaiaquil e Quito, que, juntos, somam quase 5 milhões de pessoas. Com médio índice de desenvolvimento, o Equador apresenta uma economia pautada pela exportação de petróleo e exploração de recursos naturais, com as respectivas indústrias atreladas, aproveitando-se ainda da riqueza dos seus solos para a atividade agrícola.
Curiosidades sobre a bandeira do Equador
-
Desde a colonização espanhola até o presente, o Equador teve 10 bandeiras oficiais.
-
O Dia da Bandeira é celebrado em 26 de setembro no Equador.
-
Cada uma das províncias equatorianas possui uma bandeira própria. A bandeira de Guayas é a mesma utilizada como símbolo nacional em 1820.
-
A bandeira do Equador é frequentemente confundida com a da Colômbia e a da Venezuela pela composição de cores ser a mesma.
Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia