Topo
pesquisar

Equador

História da América

Antiga colônia espanhola e parte do grandioso Império Inca, o Equador teve um difícil processo de democratização, ocorrido apenas na segunda metade do século XX.
Bandeira do Equador
Bandeira do Equador
PUBLICIDADE

Os espanhóis chegaram à região que corresponde ao Equador somente em 1526. Esses conquistadores aproveitaram-se da luta entre os incas pela sucessão do império e conquistaram o território.

Ao aderir a Federação da Grã-Colômbia, o país libertou-se do domínio espanhol. Sua independência ocorreu apenas em 1830. Durante os séculos XIX e XX, houve uma alternância no poder entre conservadores e liberais.

 

Golpe militar e atualidade

O cenário político em 1932 foi dominado pelo líder populista José Maria Velasco Ibarra. No ano de 1972, houve um golpe militar, e a redemocratização só teve início em 1978.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir do fim dos anos 1990, o país enfrentou uma grave crise que resultou também em uma crise política. Durante três anos, dois presidentes foram destituídos.

Com o objetivo de reduzir a crise econômica, o governo, em 2003, anunciou cortes de salários e redução de gastos públicos e retomou as negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Por Eliene Percília
 

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola