PUBLICIDADE
A bandeira da Costa Rica é o símbolo máximo dessa pequena nação localizada na América. Esse país, localizado na América Central, possui uma bandeira formada por cinco listras horizontais e um brasão de armas. As cores da bandeira da Costa Rica tiveram inspiração na bandeira da França. O escudo é uma representação do brasão de armas do país.
A Costa Rica é um país conhecido internacionalmente pelas belas paisagens, pela produção de frutas tropicais e pela atividade turística.
Leia também: Bandeira da Argentina — símbolo que contém o Sol de Maio em seu centro
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a bandeira da Costa Rica
- 2 - História da bandeira da Costa Rica
- 3 - Significado da bandeira da Costa Rica
- 4 - Costa Rica
- 5 - Curiosidades sobre a bandeira da Costa Rica
Resumo sobre a bandeira da Costa Rica
-
A bandeira da Costa Rica é composta por cinco listras horizontais nas cores azul, branca e vermelha, além de um brasão de armas.
-
O símbolo máximo da Costa Rica foi adotado oficialmente no formato atual em 27 de novembro de 1906.
-
As cores da bandeira da Costa Rica remetem à perseverança, à paz e à luta empreendida pelo povo costa-riquenho.
-
O brasão da bandeira da Costa Rica representa a geografia do país, como os oceanos, as montanhas e as demais regiões costa-riquenhas.
-
A Costa Rica é um país localizado na América, mais precisamente na América Central, formado por um total de sete províncias.
História da bandeira da Costa Rica
A história da atual bandeira da Costa Rica remete às diferentes modificações que o símbolo máximo do país sofreu desde a época da colonização. Tradicionalmente, as bandeiras utilizadas pelos costa-riquenhos possuem simbologias que representam a geografia do país.
A bandeira atual foi adotada oficialmente em 27 de novembro de 1906. Ela foi inspirada na bandeira da França, com a adoção das mesmas cores, bem como do modelo de listras.
Por sua vez, o brasão da bandeira da Costa Rica foi adotado somente 21 de abril de 1964. Ele tem relação com o processo histórico de consolidação da Costa Rica como uma nação, bem como com as lutas realizadas pelos costa-riquenhos.
Significado da bandeira da Costa Rica
A bandeira da Costa Rica é formada por cinco grandes listras dispostas de forma horizontal nas cores branca, azul e vermelha. As duas listras azuis e as duas listras brancas ocupam os extremos da bandeira, enquanto a única listra vermelha, que possui o dobro do tamanho das demais, ocupa o centro da bandeira. Além das listras, a bandeira da Costa Rica conta ainda com um escudo, um brasão de armas, que tem relação com as lutas do país.
-
Significado das cores da bandeira da Costa Rica
A bandeira da Costa Rica é composta por três cores. A cor azul, que representa o céu, simboliza a perseverança do povo costa-riquenho, já a cor branca simboliza a paz e, por fim, a cor vermelha representa as batalhas ocorridas no país, principalmente durante o seu processo de independência.
-
Significado do brasão da bandeira da Costa Rica
O brasão de armas da Costa Rica foi inserido na bandeira nacional posteriormente. Até os dias atuais, a utilização da bandeira com brasão no país é diminuta, especialmente entre a população civil. O significado do brasão da bandeira da Costa Rica representa especialmente a geografia do país, como a presença de dois grandes oceanos, a ocorrência de cadeias de montanhas e a existência das sete províncias costa-riquenhas. O brasão indica em destaque ainda o nome do país.
Leia também: Bandeira da Arábia Saudita — formada por símbolos que remetem ao islamismo
Costa Rica
A Costa Rica é um país localizado na América, mais precisamente na América Central, formado por um total de sete províncias. O território costa-riquenho é banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico.
A geografia da Costa Rica é caracterizada pelo clima e vegetação tropicais e ainda pelo relevo montanhoso. O país conta com um litoral bastante recortado e com a presença de belas praias. A capital da Costa Rica é a cidade de San José.
Em termos demográficos, a Costa Rica é um país pouco populoso e povoado. Mesmo assim, possui certo protagonismo geopolítico na América Central, além de ser um modelo regional na adoção de políticas liberais e ambientalistas.
A Costa Rica é uma nação subdesenvolvida. A economia costa-riquenha tem uma forte base primária, com destaque para a produção de alimentos, como banana e abacaxi. Já no setor industrial, destaca-se a produção de eletrônicos, especialmente da área de informática. Por sua vez, nas atividades terciárias, ressalta-se o turismo, um importante setor de geração de renda local.
Curiosidades sobre a bandeira da Costa Rica
-
A bandeira da Costa Rica possui uma proporção oficial de três metros de altura por cinco metros de largura.
-
As bandeiras anteriores da Costa Rica, apesar de cores bastante distintas, também representam aspectos da geografia do país.
-
A cadeia montanhosa presente no escudo da Costa Rica possui desenhos de fumaça para representar os vulcões do país.
Por Mateus Campos
Professor de Geografia