Topo

Seno, cosseno e tangente

Matemática

Seno, cosseno e tangente são os resultados de divisões feitas entre os lados de um triângulo retângulo a partir de um de seus ângulos agudos.

A trigonometria é considerada uma das áreas mais importantes da Matemática, pois possui diversas aplicações nos estudos relacionados com a Física, Engenharia, Navegação Marítima e Aérea, Astronomia, Topografia, Cartografia, Agrimensura, entre outras.
Os estudos iniciais sobre a trigonometria são associados ao grego Hiparco, que relacionou os lados e os ângulos de um triângulo retângulo e possivelmente construiu a primeira tabela de valores trigonométricos. Por essa razão, muitos consideram-no o pai da trigonometria. Os estudos trigonométricos no triângulo são embasados em três relações fundamentais: seno, cosseno e tangente.

Seno = Cateto oposto
            hipotenusa

Cosseno = Cateto adjacente
                  hipotenusa

Tangente = cateto oposto
                  cateto adjacente

Tabelas trigonométricas

No triângulo, os ângulos de 30º, 45º e 60º são considerados notáveis, pois estão presentes em diversos cálculos. Por esse motivo, seus valores trigonométricos correspondentes são organizados em uma tabela. Veja:

Tabela dos valores de seno, cosseno e tangente de ângulos notáveis

Nas situações envolvendo outros ângulos, os valores trigonométricos podem ser obtidos por intermédio de uma calculadora científica, que dispõe das teclas sen (seno), cos (cosseno) e tan (tangente). Outra opção seria dispor de uma tabela trigonométrica. Observe:

Tabela com os valores de seno, cosseno e tangente para todos os ângulos

Para o cálculo dos valores trigonométricos envolvendo ângulos obtusos, utilizamos as seguintes definições:

sen x = sen (180º – x)

cos x = – cos (180º – x)

Exemplo: Obtenha o valor de seno de 120º e cosseno de 120º.

sen 120º = sen (180º – 120º) → sen 120º = sen 60º = 0,8660

cos 120º = – cos (180º – 120º) → cos 120º = – cos 60º = – 0,5000

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática

SILVA, Marcos Noé Pedro Da. "Seno, cosseno e tangente"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/matematica/seno-cosseno-tangente-angulos.htm>. Acesso em 28 de julho de 2016.