Topo
pesquisar

Meteoro

Geografia

O meteoro, também chamado de estrela cadente, é um fenômeno luminoso que pode ser observado a olho nu.
PUBLICIDADE

Meteoro consiste no fenômeno luminoso promovido pela entrada na atmosfera de partículas sólidas oriundas do espaço, denominadas meteoroides. Essas partículas adentram a atmosfera em altas velocidades, e o atrito gerado durante esse processo promove um belo espetáculo luminoso: o meteoro, também chamado de estrela cadente.

As partículas normalmente são consequência de interações de um cometa com a Terra, em que o material do cometa é deslocado de sua órbita; ou até mesmo quando a Terra cruza a órbita de um determinado cometa, desencadeando a chuva de meteoros.

Esse fenômeno é possível de ser detectado a olho nu e em algumas ocasiões há emissão de ruídos. A chuva de meteoros é caracterizada quando vários meteoros são observados em um curto espaço de tempo e parecem ser oriundos de um ponto em comum, chamado de radiante. Também existem os “meteoros esporádicos”, que ocorrem de forma isolada.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia 
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner De Cerqueria E. "Meteoro"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/meteoro.htm>. Acesso em 30 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA