Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ibama

Biologia

PUBLICIDADE

O Ibama é um órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente que atua, entre outras atribuições,  realizando o licenciamento ambiental e fiscalizando ações que prejudicam nosso meio ambiente. O Ibama apresenta poder de polícia ambiental, podendo aplicar multas em situações nas quais fica comprovado o descumprimento das leis ambientais. O Ibama é, portanto, um órgão fundamental na garantia de um desenvolvimento sustentável e na luta em prol da preservação do meio ambiente.

Leia também: 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

O que significa Ibama?

A sigla Ibama significa Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Esse Instituto apresenta como missão “proteger o meio ambiente, garantir a qualidade ambiental e assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais, executando as ações de competência federal”. Sua visão é “ser referência ambiental na promoção do desenvolvimento do país”.

O que é o Ibama?

O Ibama é uma autarquia federal que atua na fiscalização de ações que podem impactar o meio ambiente. [1]
O Ibama é uma autarquia federal que atua na fiscalização de ações que podem impactar o meio ambiente. [1]

O Ibama é uma autarquia federal que apresenta autonomia administrativa e financeira e é dotada de personalidade jurídica de direito público. Esse instituto está vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e foi criado a partir da promulgação da Lei nº 7735, de 22 de fevereiro de 1989. A sede do Ibama está localizada em Brasília.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A criação do Ibama

O Ibama foi criado com o intuito de integrar a gestão ambiental no país. Ele surgiu por meio da fusão de quatro órgãos: a Secretaria Especial do Meio Ambiente (Sema), o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), a Superintendência de Pesca (Sudepe) e a Superintendência da Borracha (Sudhevea).

A Sema atuava na preservação ambiental, tendo, por exemplo, papel importante na elaboração da Política Nacional do Meio Ambiente, que tem por objetivo “a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana”.

Os outros órgãos, no entanto, não estavam muito relacionados com a preservação do meio ambiente, estando ligados mais ao desenvolvimento econômico. A criação do Ibama permitiu, portanto, o cuidado do meio ambiente de uma forma mais integrada.

Leia também: Desmatamento – um dos maiores desafios da humanidade atualmente

Qual o papel do Ibama?

O Ibama é um órgão com grande importância para o meio ambiente do nosso país. Segundo a Lei nº 11.516, de 28 de agosto de 2007, o Ibama tem a finalidade de:

I - exercer o poder de polícia ambiental;

II - executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental, observadas as diretrizes emanadas do Ministério do Meio Ambiente; e

III - executar as ações supletivas de competência da União, de conformidade com a legislação ambiental vigente.

O Ibama pode multar aqueles que realizam ações que prejudicam o meio ambiente, como o desmatamento. [2]
O Ibama pode multar aqueles que realizam ações que prejudicam o meio ambiente, como o desmatamento. [2]

É o Ibama, por exemplo, que fiscaliza empreendimentos que trabalham com venda e criação de espécies silvestres, garantindo, por exemplo, que não haja tráfico e maus tratos aos animais. O Ibama fiscaliza também atividades que podem poluir e contaminar o meio ambiente, atividades relacionadas com organismos geneticamente modificados, a pesca, e atividades que afetam nossa flora, atuando, por exemplo, contra o desmatamento na região da Amazônia.

O Ibama pode aplicar multas, sanções e até mesmo realizar apreensões quando constatadas irregularidades. Além disso, o instituto também cria campanhas de educação ambiental, informando a população a respeito da importância de protegermos nossos recursos naturais.

De acordo com a Constituição Federal, “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações”. O Ibama, como podemos ver, analisando suas atribuições, é um dos órgãos que atuam de modo a garantir que esse nosso direito seja preservado.

Créditos de imagem

[1] Jo Galvao / Shutterstock.com

[2] Tarcisio Schnaider / Shutterstock.com

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia


Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Ibama"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ibama.htm. Acesso em 17 de junho de 2021.

Artigos Relacionados
Clique e veja o quanto a agricultura sustentável é benéfica ao meio ambiente e à sociedade!
Saiba mais sobre o desmatamento da Amazônia. Veja como essa prática desenvolveu-se nos últimos 30 anos e quais suas principais causas e também consequências.
Confira como o Greenpeace foi criado, quais seus objetivos e ações desenvolvidas. Clique!
Veja o que ocorre nas disputas judiciais e políticas entre INCRA e IBAMA e entenda quais são os motivos dessas “brigas”.
Órgão criado com o objetivo de promover maior agilidade na análise de licenças ambientais e proteção às Unidades de Conservação.
A importância de se criar a consciência da conservação do meio ambiente.
Leia e conheça mais sobre a política ambiental no Brasil, seu surgimento e suas transformações históricas.