Whatsapp

Processos endotérmicos e exotérmicos

Química

Os processos endotérmicos e exotérmicos estão presentes tanto em reações químicas quanto em mudanças de estados físicos.
PUBLICIDADE

Várias reações químicas no nosso cotidiano ocorrem com perda e ganho de energia na forma de calor, pois a formação e a ruptura das ligações envolvem interação da energia com a matéria. Além das reações, isso também ocorre nas mudanças de estado físico.

Processos exotérmicos

Uma reação comum de combustão é a queima da madeira. Sabe-se que esse processo ocorre com liberação de energia na forma de calor e também de luz. Assim, essa reação é denominada exotérmica (o prefixo “exo” significa “para fora”), pois há liberação de calor.

Um processo exotérmico que não é uma reação, mas, sim, uma mudança de estado de agregação, é a formação da neve. A água líquida se solidifica, formando a neve quando ocorre a liberação de calor. Libera-se nesse processo, mais especificamente, 7,3 kJ de calor.

Nesses processos exotérmicos, a variação da entalpia (ΔH), ou seja, a quantidade de calor liberada será sempre negativa (∆H< 0), porque a variação da entalpia é medida diminuindo-se a entalpia dos produtos pela entalpia dos reagentes:

ΔH = Hprodutos– Hreagentes

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

ou

ΔH = Hfinal– Hinicial

Como houve liberação de energia, a entalpia dos produtos será menor e, portanto, a variação da entalpia será negativa. Outros exemplos de reações e fenômenos exotérmicos estão listados abaixo:

Exemplos de processos exotérmicos

Processos endotérmicos

As reações ou mudanças de estado físico que absorvem calor são denominadas de processos endotérmicos. Um exemplo de reação endotérmica (o prefixo “endo” significa “para dentro”) é o cozimento de alimentos, no qual é necessário o fornecimento de energia. Já uma transformação de estado físico que é endotérmica é a evaporação da água líquida, que, para ocorrer, precisa absorver 44 kJ.

Nesse caso, como a entalpia dos produtos ou do estado final aumenta, pois há absorção de energia, a variação da entalpia é sempre positiva (ΔH > 0). Observe outros exemplos de processos endotérmicos:

Exemplos de processos endotérmicos

Resumindo:

  • Nos processos exotérmicos, o sistema perde calor e o ambiente é aquecido;

  • Nos processos endotérmicos, o sistema ganha calor e o ambiente resfria-se.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

O aquecimento da água representa um processo de absorção de calor
O aquecimento da água representa um processo de absorção de calor

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Processos endotérmicos e exotérmicos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/processos-endotermicos-exotermicos.htm. Acesso em 16 de maio de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Considere as duas situações mostradas nas imagens a seguir:

a) Qual processo é representado pela imagem I:

b) Qual processo é representado pela imagem II:
 

 

Questão 2

A equação abaixo representa a transformação do óxido de ferro III em ferro metálico:

Fe2O3(s) +3 C(s) + 491,5 KJ → 2 Fe(s) + 3CO(g)

Observando a equação, responda às perguntas a seguir justificando sua resposta:

a) A equação acima é uma reação exotérmica?

b) O processo representado pela equação é endotérmico?
 

Mais Questões
Artigos Relacionados
Calor é a energia transferida entre dois corpos em virtude da diferença de temperatura.
Aprenda a realizar o cálculo da entalpia de uma reação por meio de uma fórmula simples!
Saiba mais sobre a dinamite. Conheça aqui sua composição, a história da sua criação e quem foi seu criador. Veja também alguns tipos de explosivos e suas aplicações.
A entalpia é a quantidade de energia em uma determinada reação. Conheça a fórmula da Entalpia.
Em Termoquímica, costuma-se relacionar o tipo de variação de entalpia de uma reação com o fenômeno químico envolvido. Veja como isso ocorre no caso da entalpia de combustão.
Variação de entalpia na fusão e vaporização.
Veja como identificar, interpretar e escrever equações termoquímicas para representar reações que envolvem trocas de calor.
Como será o inferno de acordo com a Lei de Boyle, O inferno é endotérmico ou exotérmico, processos endotérmicos e exotérmicos, absorção de calor, liberação de calor, produto da pressão, temperatura constante, Lei de Boyle.
Nas reações exotérmicas há liberação de calor, por isso a entalpia dos reagentes é maior que a entalpia dos produtos, sendo a variação da entalpia negativa.
A variação de entalpia de solução será exotérmica se a soma da entalpia reticular com a entalpia de hidratação der negativa; e será endotérmica, se der positiva.