PUBLICIDADE
A entalpia (H) corresponde ao conteúdo de energia de uma substância. Mas até o momento só é possível determinar o valor da variação da entalpia (∆H) dos processos químicos. Isso é feito diminuindo-se a entalpia final (dos produtos) pela entalpia inicial (dos reagentes).
∆H = HFINAL – HINICIAL ou ∆H = HPRODUTOS – HREAGENTES
Costuma-se relacionar o tipo de variação de entalpia com o fenômeno químico envolvido no processo. Por exemplo, quando ocorre a queima de algum composto, calculamos a variação da entalpia de combustão (∆Hcombustão).
Quando a entalpia é medida para 1 mol da substância em condições-padrão (1 atm e 25ºC) dizemos que temos uma entalpia-padrão, simbolizada por ∆HO. Assim, temos:
As reações de combustão sempre envolvem um combustível, que são substâncias inflamáveis que podem estar em qualquer um dos três estados físicos, e envolvem também um comburente, que é o gás oxigênio.
A combustão pode ocorrer de forma completa ou incompleta. A variação da entalpia-padrão é determinada apenas para combustões completas. Quando o combustível é uma substância formada somente por carbono, hidrogênio e/ou oxigênio a combustão completa irá produzir somente gás carbônico e água, como mostram os exemplos abaixo:
- Combustão completa do metano, CH4(g)
CH4(g) + ½ O2 → 1 CO2(g) + 2 H2O(ℓ) ∆H0combustão = -890,4 kJ/mol
- Combustão completa do etanol, C2H6O(l)
1 C2H6O(ℓ)+ 3O2 → 2 CO2(g) + 3 H2O(ℓ) ∆H0combustão = -1366,1 kJ/mol
- Combustão completa do butano, C4H10(g)
2 C4H10(g)+ 13O2 → 8 CO2(g) + 10 H2O(ℓ) ∆H0combustão = -2878,6 kJ/mol
Observe que em todos os casos os valores de ∆H0combustão são negativos (∆H0combustão = < 0), isso ocorre porque as reações de combustão liberam energia (são exotérmicas), assim, o valor da entalpia final será menor que a inicial.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química