Whatsapp

Variação da Entalpia em Reações Exotérmicas

Química

Reações exotérmicas são aquelas que liberam calor e possuem a entalpia dos reagentes maior que a entalpia dos produtos (HR > HP) e, consequentemente, apresentam a variação da entalpia negativa. Esses fatos podem ser expressos por meio de um diagrama de variação de entalpia em reações exotérmica
PUBLICIDADE

A entalpia (H) pode ser definida como o conteúdo de energia de cada material ou como a energia global de um sistema. Porém, não é possível, na prática, determinar a entalpia de uma substância. Assim, o que se costuma medir é a variação da entalpia variação de entalpia

Definição de variação de entalpia.

Iremos analisar aqui a variação da entalpia em reações exotérmicas (a palavra “exo” vem do grego e significa “fora, fora de, para fora”), que são aquelas reações em que há liberação de calor. No dia a dia existem muitos exemplos de ocorrência dessas reações, como as combustões e a mistura de cal virgem com água.

Nesses casos, a variação de entalpia variação de entalpia será exatamente a quantidade de calor liberado, dada pelo valor da entalpia final menos a entalpia inicial (Hf – Hi) ou, como se trata de uma reação, o valor da entalpia dos produtos menos o dos reagentes (HP – HR).

Como se libera calor, perde-se energia. Assim, a energia total do sistema diminui, de forma que a entalpia dos produtos será sempre menor que a dos reagentes, por isso a variação da entalpia em reações exotérmicas será sempre negativa, menor que zero Variação de entalpia menor que zero

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Considerando uma reação exotérmica genérica:

A → B + calor

Isso pode ser expresso por meio de um diagrama de entalpia, como o abaixo:

Esquema de um diagrama de entalpia em reações exotérmicas.

A combustão do gás hidrogênio, com formação de água líquida, ocorre com liberação de energia. O valor da variação da entalpia do sistema nessa reação é dado por:

2H2(g) + O2(g) → 2H2O(l)       Va riação de entalpia = - 572 kJ

Seu diagrama ficaria representado da seguinte forma:

Esquema de um diagrama de entalpia da combustão do hidrogênio, uma reação exotérmica


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

A queima de gases é um exemplo de reação exotérmica, reação em que a variação da entalpia é negativa
A queima de gases é um exemplo de reação exotérmica, reação em que a variação da entalpia é negativa

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Variação da Entalpia em Reações Exotérmicas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/variacao-entalpia-reacoes-exotermicas.htm. Acesso em 11 de abril de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

(UFRRJ) Desde a pré-história, quando aprendeu a manipular o fogo para cozinhar seus alimentos e se aquecer, o homem vem percebendo sua dependência cada vez maior das várias formas de energia. A energia é importante para uso industrial e doméstico, nos transportes, etc.

Existem reações químicas que ocorrem com liberação ou absorção de energia, sob a forma de calor, denominadas, respectivamente, como exotérmicas e endotérmicas. Observe o gráfico a seguir e assinale a alternativa correta:

Gráfico de uma reação exotérmica
Gráfico de uma reação exotérmica

a) O gráfico representa uma reação endotérmica.

b) O gráfico representa uma reação exotérmica.

c) A entalpia dos reagentes é igual à dos produtos.

d) A entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.

e) A variação de entalpia é maior que zero.

Questão 2

(UEPG PR) Durante a Guerra do Golfo, os soldados aqueciam seus alimentos utilizando-se de recipientes de plástico que continham magnésio metálico. Para que houvesse o aquecimento, pequenas quantidades de água eram adicionadas ao magnésio, produzindo hidróxido de magnésio e hidrogênio. O diagrama de entalpia dessa reação é mostrado na figura abaixo. Com relação a esse diagrama, assinale o que for correto.

Gráfico da entalpia do hidróxido de magnésio
Gráfico da entalpia do hidróxido de magnésio

01. A reação do magnésio com a água é exotérmica.

02. A entalpia da reação é de H = 80 kcal/mol.

04. O valor de X representa a variação de entalpia da reação.

08. A representa os reagentes da reação, Mg(s) e H2O(l), e B, os produtos Mg(OH)2(s) e H2(g).

16. A diminuição da entalpia de A para B indica que houve liberação de calor.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Verifique como a energia livre de Gibbs pode ser usada para prever se um processo é espontâneo ou não.
Em Termoquímica, costuma-se relacionar o tipo de variação de entalpia de uma reação com o fenômeno químico envolvido. Veja como isso ocorre no caso da entalpia de combustão.
Entenda do que se trata a entalpia de neutralização estudada na termoquímica.
Entenda o que é a entalpia-padrão estudada em Termoquímica e como ela pode ser usada para se descobrir as entalpias desconhecidas de outras substâncias.
Veja como identificar, interpretar e escrever equações termoquímicas para representar reações que envolvem trocas de calor.
Clique e aprenda a diferenciar um processo endotérmico de um processo exotérmico por meio de exemplos práticos do cotidiano.
Termoquímica, Entalpia, calor liberado, reação exotérmica, reação de combustão, ambiente externo, reação endotérmica, reação química, troca de energia, reagentes, emissão de luz, absorção de luz, calor, eletricidade, componentes, estado físico, produtos.