Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Entalpia de Neutralização

Química

A entalpia de neutralização é o calor liberado na formação de 1 mol de água, a partir da reação entre 1 mol de cátions hidrogênio com 1 mol de ânions hidroxila.
As reações de neutralização são usadas, por exemplo, na titulação
As reações de neutralização são usadas, por exemplo, na titulação
PUBLICIDADE

Uma reação de neutralização ocorre quando um ácido reage com uma base formando água e sal. O ácido fornece os íons H+ e a base fornece os íons OH- para a formação da água (H2O):

1 H+(aq) + 1 OH-(aq) → H2O(ℓ)

Esse tipo de reação é denominada de “neutralização” porque o pH do meio é neutralizado; o pH da água é 7,0 (neutro).

Para que essas reações ocorram é necessário que se libere certa quantidade de calor, pois apenas uma parte da energia dos íons é usada para formar as ligações que resultam nas moléculas de água, enquanto que o restante da energia é liberado para o meio. Essa energia liberada é denominada Entalpia de Neutralização (∆Hneutralização).

Conceito de entalpia de neutralização

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Visto que libera calor, corresponde a reações exotérmicas, em que a entalpia (energia global do sistema) sempre será negativa, menor que zero.

No caso da reação entre ácidos fortes e bases fortes o valor da entalpia de neutralização sempre será igual a – 13,8 kcal/mol ou – 57,7 kJ/mol. Isso acontece porque as bases e os ácidos fortes ficam dissociados completamente em solução e, com isso, a única reação responsável pela manifestação do calor será a da formação da água, como mostrado nos três exemplos abaixo:

Exemplos de neutralização total

No caso de reações de neutralização que envolvam ácidos ou bases fracas, o valor da entalpia de neutralização será menor que – 57,7 kJ/mol.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Entalpia de Neutralização"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/entalpia-neutralizacao.htm. Acesso em 02 de agosto de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(UFRGS) A reação de neutralização entre um ácido forte e uma base forte libera uma quantidade de calor constante e igual a 58 kJ por mol de H2O formado. Das reações representadas a seguir, apresenta ∆H = -58 kJ/mol a reação:

a) NH4OH + HCl → NH4Cl + H2O

b) H2S + NaOH → NaHS + H2O

c) KOH + HCl → KCl + H2O

d) H2SO4 + Ca(OH)2 → CaSO4 + 2 H2O

e) HCN + CuOH → CuCN + H2O

Questão 2

A partir da reação:

H+(aq) + OH-(aq) → H2O(l)                  ∆H = - 57,7 kJ/mol

reagimos 2 mol de HCl e 2 mol de KOH, ambos eletrólitos fortes. Qual será o calor liberado ou absorvido nessa reação?

a) Libera 57,7 kJ.

b) Absorve 57,7 kJ.

c) Libera 28,85 kJ.

d) Libera 115,4 kJ.

e) Absorve 115,4 kJ.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Conheça mais sobre a entalpia. Aprenda qual é a sua definição e história. Veja seus diferentes tipos. Resolva exercícios sobre esse tema.
Em Termoquímica, costuma-se relacionar o tipo de variação de entalpia de uma reação com o fenômeno químico envolvido. Veja como isso ocorre no caso da entalpia de combustão.
A entalpia de formação é o calor liberado ou absorvido na formação de 1 mol de uma substância a partir de substâncias simples, no estado padrão.
Variação de entalpia na fusão e vaporização.
Entenda o que é a entalpia-padrão estudada em Termoquímica e como ela pode ser usada para se descobrir as entalpias desconhecidas de outras substâncias.
Como retirar acidez de alimentos baseando-se em conceitos químicos.
Como neutralizar efeitos indesejados através de Bases.
Nas reações exotérmicas há liberação de calor, por isso a entalpia dos reagentes é maior que a entalpia dos produtos, sendo a variação da entalpia negativa.
A variação de entalpia de solução será exotérmica se a soma da entalpia reticular com a entalpia de hidratação der negativa; e será endotérmica, se der positiva.
Você sabia que existem vários tipos de Entalpia? Confira as variações de Entalpia nas reações.