Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Os maiores produtores de petróleo do mundo

O petróleo é a principal fonte de energia utilizada no planeta. Somente os três maiores produtores mundiais de petróleo respondem por 40% de toda a produção mundial.

Miniatura de bomba envolvida em extração de petróleo sobre notas de dólar.
Os maiores produtores de petróleo do mundo são Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia. Os três países juntos representam mais de 40% da produção mund
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os maiores produtores de petróleo do mundo são aqueles países em que há a extração desse combustível fóssil em larga escala. Os Estados Unidos, a Arábia Saudita e a Rússia lideram essa lista e, em termos relativos, são responsáveis por 40% de todo o petróleo produzido no mundo. A região do Oriente Médio é também uma grande produtora, além de detentora de grande parte das reservas internacionais. Fica na Venezuela, país da América do Sul, a maior reserva de petróleo do mundo.

Confira no nosso podcast: Geopolítica do petróleo

Tópicos deste artigo

Quais são os maiores produtores de petróleo do mundo?

Apresentamos na listagem abaixo os dez maiores produtores de petróleo do mundo junto da sua respectiva produção, expressa em barris de petróleo por dia, e da parcela que ela representa em escala mundial.

País

Produção (em barris de petróleo por dia)

Parcela da produção mundial

Estados Unidos

16.476.000

18,6%

Arábia Saudita

11.039.000

12,5%

Rússia

10.667.000

12,1%

Canadá

5.135.000

5,8%

Iraque

4.114.000

4,7%

China

3.901.000

4,4%

Emirados Árabes Unidos

3.657.000

4,1%

Irã

3.084.000

3,5%

Brasil

3.026.000

3,4%

Kuwait

2.686.000

3%

Fonte: BP Statistical Review of World Energy e Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), 2021. Dados referentes ao ano de 2020.

São considerados produtores de petróleo aqueles países que realizam a extração e o processamento dessa matéria-prima, que pode ser tanto utilizada internamente (no mercado doméstico) quanto comercializada com o exterior. Diariamente, o mundo produz 88.391.000 barris de petróleo, valor que corresponde a 4,16 bilhões de toneladas em um ano. De toda a produção mundial, 31,3% é proveniente da região do Oriente Médio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é petróleo?

O petróleo é um combustível fóssil encontrado na natureza em regiões onde se formaram as bacias sedimentares. Trata-se de um líquido de baixa densidade e viscoso, formado principalmente por hidrocarbonetos. Ele é resultado da decomposição da matéria orgânica no subsolo, processo que transcorreu por milhões de anos. Por essa razão, o petróleo é considerado uma fonte não renovável de energia. Isso significa que o uso não racional desse recurso pode resultar no seu esgotamento.

As reservas de petróleo são encontradas tanto em bacias continentais quanto oceânicas, no subsolo marinho, situadas a milhares de metros abaixo da superfície. A extração desse combustível para a sua utilização como matéria-prima é feita por meio de três etapas, que são a prospecção, a perfuração e, por fim, a extração, que é realizada nas chamadas plataformas de petróleo.

O petróleo é hoje uma das principais fontes de energia do mundo, utilizado principalmente para a produção de combustíveis. O consumo global chega a 100 milhões de barris diários, sendo os Estados Unidos, China e Índia os maiores consumidores desse insumo.

Leia também: Petróleo no Brasil — como se dá a produção dessa fonte de energia no nosso país?

Qual a importância do petróleo?

A importância do petróleo reside no fato de ele ser considerado um recurso natural, isto é, um elemento que apresenta grande utilidade para o desenvolvimento das atividades humanas e para a economia de modo geral. O petróleo cru é comercializado no mercado internacional como uma commodity, e muitas economias nacionais são altamente dependentes dessa atividade, especialmente em países onde esse recurso é encontrado em abundância. Nos últimos anos, a comercialização de petróleo foi responsável por 3% do PIB mundial.

Enquanto combustível fóssil, o petróleo é hoje a principal fonte de energia utilizada em todo o mundo. Ele representa aproximadamente 31% da matriz energética global. O petróleo constitui uma matéria-prima para a produção de gasolina, óleo diesel, gás de cozinha, querosene, lubrificantes, asfalto e muitos outros produtos amplamente utilizados no nosso cotidiano e que são obtidos a partir do refino desse elemento.

Quais são as maiores reservas de petróleo do mundo?

Reserva de petróleo corresponde ao volume do elemento presente no subsolo de um determinado território que seja passível de extração e refino.

O mundo apresenta hoje uma reserva de petróleo de aproximadamente 1,73 trilhão de barris, o que é equivalente a 244 bilhões de toneladas desse combustível fóssil. Somente os países do Oriente Médio detêm 48,3% desse montante. Destaca-se ainda que 70% das reservas de petróleo do mundo se concentram nos países-membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, a Opep.

País

Reservas (em bilhões de barris)

Parcela das reservas mundiais

Venezuela

303,8

17,5%

Arábia Saudita

297,5

17,2%

Canadá

168,1

9,7%

Irã

157,8

9,1%

Iraque

145

8,4%

Rússia

107,8

6,2%

Kuwait

101,5

5,9%

Emirados Árabes Unidos

97,8

5,6%

Estados Unidos

68,8

4%

Líbia

48,4

2,8%

Fonte: BP Statistical Review of World Energy, 2021. Dados referentes ao ano de 2020.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Os maiores produtores de petróleo do mundo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-maiores-produtores-de-petroleo-do-mundo.htm. Acesso em 12 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


Qual o menor país do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é tectonismo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Videoaulas


PUBLICIDADE

Estude agora


Transgênicos

Se tornou bastante comum a utilização de alimentos transgênicos em nossa alimentação. Alguns produtos são...

Como fazer ótimos títulos na redação?

Como é possível fazer bons títulos? Nesta aula, o professor Guga Valente vai apresentar ótimas ideias e dar dicas...