Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

29 de setembro — Dia Mundial do Petróleo

O Dia Mundial do Petróleo é celebrado em 29 de setembro, sendo importante para conscientizar sobre o papel desse combustível fóssil na economia mundial e na vida das pessoas.

Pai mostrando uma máquina de extração de petróleo para o filho abaixo do escrito “29 de setembro — Dia Mundial do Petróleo”.
Celebrado no dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Petróleo tem grande importância em relação à conscientização sobre o papel desse recurso natural.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia Mundial do Petróleo é comemorado em 29 de setembro. A data tem significado importante para reforçar o papel central desse recurso na economia internacional, especialmente das nações exploradoras de petróleo e na vida cotidiana das pessoas, já que o petróleo é utilizado para a fabricação de combustíveis e de produtos que estão presentes no nosso dia a dia, como plásticos, borrachas e tintas. A conscientização do petróleo enquanto uma fonte de energia não renovável é outro aspecto importante do Dia Mundial do Petróleo, servindo de alerta para a implementação de métodos de exploração racionais e do uso consciente desse combustível fóssil.

Leia também: 22 de setembro - Dia Mundial sem Carro

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Dia Mundial do Petróleo

  • O Dia Mundial do Petróleo é comemorado em 29 de setembro.

  • Criado para a conscientização sobre a importância do petróleo para a economia mundial e para a sociedade, visto ser um recurso natural e uma matéria-prima de elevado valor econômico e estratégico.

  • É importante, também, para sensibilizar a respeito da finitude das reservas de petróleo e da necessidade de fazer o uso consciente desse recurso natural.

  • No Brasil, comemora-se o Dia do Petróleo Brasileiro em 3 de outubro. Essa é a mesma data em que a Petrobras foi criada em 1953.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Origem do Dia Mundial do Petróleo

O Dia Mundial do Petróleo é comemorado no dia 29 de setembro. Essa data comemorativa celebra a importância desse combustível fóssil para a economia mundial e para a sociedade como um todo. A origem do Dia Mundial do Petróleo está associada à conscientização a respeito da relevância que esse recurso natural tem para o desenvolvimento econômico dos países, em especial das nações detentoras de reservas petrolíferas.

O petróleo

Petróleo em seu estado natural, recurso cuja importância é retomada no Dia Mundial do Petróleo (29 de setembro).
O petróleo é utilizado como matéria-prima no setor industrial.

O petróleo é um recurso natural encontrado em depósitos sedimentares ou em rochas sedimentares. Trata-se de um óleo bastante viscoso e de coloração escura, entre o verde-escuro e o preto, que é formado a partir da decomposição de matéria orgânica, como restos de plantas e animais, em ambientes onde a oxigenação é muito baixa ou nula. Além disso, o petróleo se forma onde há elevada pressão, que provoca a compressão do material de origem orgânica, e altas temperaturas.

Processo de formação do petróleo, recurso cuja importância é retomada no Dia Mundial do Petróleo (29 de setembro).
Processo de formação do petróleo sob o oceano. Até chegar ao estágio atual, milhões de anos se passaram para que essa substância tivesse origem.

Diante das condições necessárias para a formação do petróleo, esse recurso é classificado como um combustível fóssil, sendo encontrado em profundidade nas chamadas reservas ou jazidas de petróleo. Nesses depósitos, o petróleo fica armazenado no interior de rochas porosas.

Essa substância apresenta elevado valor comercial, e é utilizado na fabricação de combustíveis a partir do processo de refino, que consiste na separação das frações do petróleo, e como matéria-prima para a confecção de produtos finalizados, a exemplo de plásticos e solventes, ou ainda de novas matérias-primas que fazem parte das cadeias produtivas industriais.

Plataforma de extração de petróleo, recurso cuja importância é retomada no Dia Mundial do Petróleo (29 de setembro).
Plataforma de extração de petróleo no mar.

O uso do petróleo depende da sua obtenção em subsuperfície. O processo de obtenção desse recurso natural é realizado em três etapas distintas, que são:

  • Prospecção: estudo de área para a localização de reservas de petróleo.

  • Perfuração: perfuração de um poço para a coleta de material e análise da viabilidade econômica do petróleo, atestando a possibilidade ou não de exploração daquela jazida.

  • Extração: bombeamento de petróleo para a superfície para, então, dar início ao posterior processo de refino e transformação.

A extração e a comercialização de petróleo são atividades econômicas centrais de muitos países ao redor do mundo, com destaque para os países do Oriente Médio. Pelo seu elevado valor econômico, o petróleo passou a adquirir, também, grande valor estratégico, desempenhando papel central na geopolítica internacional. Por diversos momentos na história, o petróleo esteve no centro de conflitos internacionais e impasses diplomáticos. Para saber mais sobre esse combustível fóssil, clique aqui.

Leis e projetos do Dia Mundial do Petróleo

No Brasil, cabe destacar duas importantes leis que tratam do petróleo e da exploração desse recurso em território nacional:

  • Lei nº 2.004, de 3 de outubro de 1953: criação da empresa estatal Petróleo Brasileiro S.A, mais conhecida como Petrobras.

  • Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997: conhecida como Lei do Petróleo, é um dispositivo que trata da política energética nacional e aborda as regras sobre o monopólio de petróleo no país. Segundo essa lei, os depósitos existentes no território brasileiro, o que inclui desde as porções de terra até a plataforma continental, são da União. As pesquisas, o refino, o transporte e a comercialização ficam a cargo da União, e outras empresas podem realizar atividades econômicas semelhantes apenas mediante concessão, autorização ou contratação.

Em âmbito internacional, tivemos a criação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) em 1960, durante a Conferência de Bagdá (Iraque). A organização é composta por 13 países, os quais são detentores de mais de 80% de todas as reservas de petróleo do mundo. O principal objetivo da Opep é a regulamentação do comércio e da produção de petróleo entre os seus membros.

Criação da ANP

Logo da ANP, agência estatal criada a partir de uma lei relacionada ao Dia Mundial do Petróleo (29 de setembro).
Logo da ANP, agência estatal criada em 1997.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, mais conhecida como ANP, foi criada no ano de 1997 com a sanção da Lei do Petróleo (Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997). A ANP apresenta regime autárquico e integra o Ministério de Minas e Energia. Essa agência foi criada com o objetivo de promover a regulamentação, a contratação e a fiscalização da indústria do petróleo e dos demais combustíveis no território brasileiro.

Importância do Dia Mundial do Petróleo

O Dia Mundial do Petróleo é importante para reforçar a todos, seja população, agentes econômicos ou Estados, sobre o papel central que esse combustível fóssil tem na economia nacional dos territórios, no sistema econômico internacional e na vida cotidiana, visto que é utilizado para a produção de combustíveis e de gêneros como gás de cozinha, fertilizantes, plásticos, tintas, borrachas sintéticas, esmaltes e vários outros.

Essa data comemorativa serve também para a conscientização de que o petróleo é um recurso natural não renovável, o que significa que as reservas se esgotarão no futuro. O tempo de reposição desse combustível fóssil é de centenas de milhões de anos, ou seja, a reposição acontece em uma escala de tempo geológica. Dessa forma, o Dia Mundial do Petróleo é importante para sensibilizar a sociedade sobre o uso racional e consciente desse recurso, evidenciando a necessidade do emprego de métodos sustentáveis de exploração e de utilização para que as gerações futuras também tenham acesso a ele.

Veja também: Quais são os maiores produtores de petróleo do mundo?

3 de Outubro — Dia do Petróleo Brasileiro

Máquinas de extração de petróleo, com a bandeira do Brasil ao fundo, abaixo de “03 de Outubro — Dia do Petróleo Brasileiro”.
O Dia do Petróleo Brasileiro é comemorado no dia 3 de outubro.

O Dia do Petróleo Brasileiro é celebrado em 3 de outubro, mesmo dia em que a Petrobras foi fundada no ano de 1953. A criação da Petrobras, que é hoje a maior empresa do país, concretizou os protestos de parte da população em prol do monopólio nacional do petróleo presente em território brasileiro. Esse monopólio foi extinto no ano de 1997, quando a Lei do Petróleo passou a regulamentar as regras através das quais empresas privadas podem explorar esse recurso no Brasil.

Fontes

ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Disponível em: https://www.gov.br/anp/pt-br.

BRASIL. Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997. Dispõe sobre a política energética nacional, as atividades relativas ao monopólio do petróleo, institui o Conselho Nacional de Política Energética e a Agência Nacional do Petróleo e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 1997. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9478.htm.

MARTINS, Thais. Dia Mundial do Petróleo. Portal Petróleo e Energia, [s.d.]. Disponível em: https://www.petroleoenergia.com.br/dia-mundial-do-petroleo/.

OPEC – Organization of the Petroleum Exporting Countries. Disponível em: https://www.opec.org/opec_web/en/.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "29 de setembro — Dia Mundial do Petróleo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-petroleo.htm. Acesso em 01 de março de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


22 de setembro – Dia Mundial sem Carro

Clique aqui e conheça o Dia Mundial sem Carro. Saiba quando ele é comemorado e quais os objetivos de sua criação. Veja também as atividades dessa data.
Datas Comemorativas - 2024

A Crise do Petróleo

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre a crise do petróleo!
Geografia

Composição orgânica do petróleo

Uma mistura complexa de hidrocarbonetos
Química

Exploração e extração do petróleo

Entenda como é realizada a exploração do petróleo, desde a localização de bacias sedimentares, passando pela perfuração de poços de petróleo e, por fim, chegando à extração.
Química

Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep)

Entenda o que é a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e quais são seus membros. Conheça as funções e importância da Opep.
Geografia

Os maiores produtores de petróleo do mundo

Descubra quais são os dez maiores produtores de petróleo do mundo e onde estão localizadas as principais reservas. Entenda a importância desse combustível fóssil.
Geografia

Petróleo

Conheça mais sobre o petróleo, um combustível fóssil bastante utilizado para geração de energia. Saiba quais são seus derivados e os países com as maiores reservas.
Geografia

Petróleo no Brasil

Leia nosso texto e saiba mais sobre a exploração e a produção de petróleo no Brasil. Conheça também os principais acidentes de vazamento de petróleo no país.
Geografia do Brasil