Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Costa Rica

A Costa Rica é um país de grande biodiversidade situado na América Central. Ela é banhada pelo oceano Pacífico, na sua porção oeste, e pelo mar do Caribe, na sua porção leste.

Bandeira da Costa Rica.
Bandeira da Costa Rica.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

  A Costa Rica é um país localizado na América Central. Historicamente, foi colonizado pela Espanha, no contexto de exploração empreendido pelas nações europeias. Atualmente, a Costa Rica é uma nação subdesenvolvida, de forte base primária, com indicadores sociais consistentes. A população local goza de um bom padrão de vida.

O país é caracterizado pela produção de café, pela cultivação de banana e pelo turismo. Conta com belas praias de vegetação e clima tropical. Ressalta-se ainda a presença de muitos vulcões.

A Costa Rica é reconhecida mundialmente pela sua produção energética renovável, pelo seu pacifismo político e pela sua democracia.

Saiba mais: História e significado da bandeira da Costa Rica

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Costa Rica

  • A Costa Rica é um país da América, mais precisamente da América Central, no chamado Istmo Centro-americano.

  • A exploração espanhola na Costa Rica foi iniciada com a chegada do navegador Cristóvão Colombo em 1502.

  • O país possui um território muito pequeno, mas rico em recursos florestais, caracterizado pelo clima e pela vegetação tropical.

  • A Costa Rica é um país de população absoluta pequena, mas de população relativa considerada significativa.

  • A produção agrícola é o principal destaque da economia costarriquenha, especialmente pela exportação de café e banana.

  • A Costa Rica tem um dos sistemas políticos e governamentais mais democráticos de todo o mundo.

Dados gerais sobre a Costa Rica

  • Nome oficial: República da Costa Rica.

  • Gentílico: costarriquenho.

  • Extensão territorial: 51.100 quilômetros quadrados.

  • Localização: América Central.

  • Capital: São José.

  • Clima: tropical.

  • Governo: república presidencialista.

  • Idioma: espanhol.

  • Religiões: 87% — cristianismo, 9% — ateísmo, 4% — outras.

  • População: 5.139.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 90 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,809 (muito elevado).

  • Moeda: colón.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 64,28 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 12.508.

  • Gini: 45%.

  • Fuso horário: UTC-6.

  • Relações exteriores:

  • Divisão administrativa: sete províncias, sendo elas:

Alajuela

Limón

Cartago

Puntarenas

Guanacaste

São José

Heredia

 

História da Costa Rica

A história da Costa Rica está atrelada à colonização espanhola na América Central, com a chegada do navegador Cristóvão Colombo, em 1502. Ele construiu os primeiros assentamentos europeus na Costa Rica, que permaneceram sob posse espanhola.

Por sua vez, o processo de independência da Costa Rica foi bastante lento, sendo caracterizado pela subordinação do território costarriquenho em relação a outras nações, como Nicarágua e México, até meados de 1850, quando a independência do país foi finalmente reconhecida pela comunidade internacional. A partir de então, a Costa Rica tem desempenhado um papel importante na geopolítica da América Central, sendo um dos países mais prósperos dessa região.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Etimologia de Costa Rica

O nome Costa Rica foi dado pelos exploradores espanhóis, que esperavam encontrar no território um grande volume de riquezas, com destaque para o ouro, durante a colonização costarriquenha.

Geografia da Costa Rica

A Costa Rica é um país localizado na América Central. Ela é banhada pelo oceano Pacífico, na sua porção oeste, e pelo mar do Caribe, na sua porção leste. O território da Costa Rica faz fronteira com a Nicarágua e o Panamá.

Em termos geomorfológicos, a Costa Rica está situada em um terreno bastante declivoso, com exceção das suas planícies litorâneas. O país possui elevada instabilidade tectônica e conta com o registro de muitos terremotos, além de vulcões. O clima da Costa Rica, assim como sua vegetação, é tipicamente tropical.

Mapa da Costa Rica

Mapa da Costa Rica

Demografia da Costa Rica

A Costa Rica é um país de população absoluta pequena, com cerca de 5 milhões de habitantes, mas considerado muito povoado em termos de população relativa, especialmente na região da sua capital, São José. Em termos demográficos, a Costa Rica apresenta indicadores positivos, tanto em relação à fecundidade quanto à longevidade.

O país, assim como outras nações americanas, tem apresentado uma tendência de envelhecimento da sua população. Os indicadores sociais também são positivos, com destaque para o desenvolvimento humano, um dos maiores da América.

Leia também: Diferença entre população relativa e absoluta

Economia da Costa Rica

A Costa Rica é classificada como um país subdesenvolvido, com forte base econômica primária, mas também com certa presença do setor secundário. A produção agrícola é o principal destaque da economia do país, especialmente pela exportação de café e banana.

Por sua vez, no setor secundário destaca-se a produção de alimentos, bebidas, celulose, materiais de construção civil e produtos eletrônicos. Já no setor terciário, ressalta-se o comércio, especialmente nas zonas urbanizadas, e o turismo, com destaque para o ecoturismo e o turismo de praia.

Vista aérea de região de praias na Costa Rica.
A Costa Rica possui belas praias, exploradas pela atividade turística.

Infraestrutura da Costa Rica

A Costa Rica possui uma infraestrutura bastante desenvolvida, especialmente quando comparada aos demais países da América Central, com destaque para uma ampla rede de transportes e comunicações. Ressalta-se que a Costa Rica é um grande produtor mundial de energia renováveis, sendo sua rede energética muito voltada para as fontes mais limpas de energia.

Já na saúde e na educação, verificam-se altos índices de cobertura e qualidade dos serviços prestados, com destaque para os elevados indicadores de expectativa de vida e de alfabetização.

Governo da Costa Rica

A Costa Rica é uma república presidencialista. O presidente, principal figura representativa costarriquenha, é eleito pelo voto livre e direto da população para um mandato de quatro anos. A representação nacional local é completada pelos poderes Legislativo e Judiciário.

O país tem um dos sistemas mais democráticos de todo o mundo. É um destaque no cenário global em defesa dos direitos humanos e do meio ambiente. A Constituição da Costa Rica prevê o pacifismo, ou seja, o não envolvimento do país em conflitos armados, e ainda a inexistência de exército.

Leia também: Regimes de governo — de quais formas um governo pode exercer poder?

Cultura da Costa Rica

Mulheres costa-riquenhas dançando e vestidas com roupas tradicionais.
As danças folclóricas são práticas expressivas da cultura costarriquenha. [1]

A Costa Rica, assim como muitas nações latinas colonizadas pelos espanhóis, possui traços culturais de forte influência dessa população europeia, como a língua castelhana e a religião católica. As festividades folclóricas costarriquenhas têm fortes traços da cultura europeia e também contam com a participação de minorias locais, como indígenas e africanas. Na culinária, destaca-se o consumo de pratos de milho, peixes e frutas tropicais. Já no esporte, destaca-se a prática do futebol.

Curiosidades da Costa Rica

  • O animal da fauna local que é símbolo nacional da Costa Rica é o cariacu, um veado de pequeno porte, muito próximo ao representado pelo desenho Bambi.

  • A península de Nicoya é uma região da Costa Rica considerada uma zona azul, classificação que indica um local com elevada taxa de longevidade da população.

  • A expressão “Pura vida” é muito utilizada na Costa Rica em diversas situações, como em agradecimento ou em comemoração a determinada ação.

  • Apesar do nome Costa Rica, o país possui poucas reservas de recursos minerais, contando com pequenas minas, especialmente de ouro.

Créditos da imagem

[1] Cara Koch / Shutterstock

 

Por Mateus Campos
Professor de Geografia  

Escritor do artigo
Escrito por: Mateus Campos Licenciado em Geografia e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como produtor de conteúdo educacional e professor da educação básica na área de Geografia.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Mateus. "Costa Rica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/costa-rica.htm. Acesso em 18 de maio de 2024.

PUBLICIDADE