Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Bandeira do Senegal

A bandeira do Senegal foi adotada em 20 de agosto de 1960. Ela apresenta as cores do pan-africanismo e uma estrela verde no centro.

Bandeira do Senegal hasteada.
A bandeira do Senegal é um dos símbolos nacionais do país e representa valores como o pan-africanismo, a religião islâmica, a prosperidade e a vida.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

 A bandeira do Senegal é um dos símbolos nacionais do país. A sua atual versão foi adotada em 20 de agosto de 1960, e é formada por três listras verticais nas cores verde, amarelo e vermelho, com uma estrela verde centralizada. Essas cores apresentam diversos significados, como sua derivação do movimento pan-africanista e a simbologia individual, representam ainda a religião islâmica, a esperança (verde), a riqueza, as artes (amarelo), a vida e a força no combate ao subdesenvolvimento (vermelho). A estrela, por sua vez, simboliza os céus, a espiritualidade e a união.

Leia também: Bandeira da Arábia Saudita — outra bandeira que traz elementos da religião islâmica

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a bandeira do Senegal

  • A bandeira do Senegal é um símbolo nacional do país.

  • De formato retangular, ela é composta por três faixas verticais de mesma largura nas cores verde, amarelo e vermelho. No centro da bandeira, fica uma estrela verde de cinco pontas.

  • As cores são representativas do pan-africanismo mas também recebem outros significados.

  • O verde representa a religião islâmica, a prosperidade e a esperança; o amarelo, a riqueza, as artes e o espírito; o vermelho, a vida daqueles que lutaram pelo Senegal e o compromisso e a força no combate ao subdesenvolvimento.

  • A estrela verde representa a união, a espiritualidade e a abertura de Senegal aos continentes.

  • A atual bandeira senegalesa foi adotada em 20 de agosto de 1960, quando o país se tornou independente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado da bandeira do Senegal

A bandeira do Senegal é um dos símbolos nacionais do país. De formato retangular, ela é composta por três faixas verticais de mesma dimensão nas cores verde, amarelo e vermelho, nessa respectiva ordem a partir do mastro. No centro da faixa amarela fica uma estrela verde de três pontas. Em linhas gerais, a bandeira senegalesa representa a prosperidade e o progresso e traz elementos que representam a fé islâmica, predominante no país.

Bandeira do Senegal.
A bandeira do Senegal apresenta as cores do pan-africanismo e uma estrela verde centralizada.

Significado das cores da bandeira do Senegal

A bandeira do Senegal é composta por três cores, cada uma das quais apresenta um significado em particular. Como um conjunto, as cores da bandeira senegalesa representam ainda o pan-africanismo, movimento sociopolítico e filosófico que surgiu no século XIX e propõe a união e a defesa dos direitos da população do continente África.

A seguir, apresentamos o significado individual das cores da bandeira senegalesa.

  • Verde: está presente na faixa vertical esquerda, situada sempre próximo ao mastro, e também na estrela posicionada no centro da bandeira. Essa é uma das cores que representa a religião islâmica e o profeta Maomé, sendo muito utilizada nas bandeiras de países muçulmanos, além de simbolizar a prosperidade e a esperança. O governo senegalês destaca ainda o significado do verde em outras religiões e crenças, como no catolicismo (esperança) e no animismo (fertilidade).

  • Amarelo: compõe a faixa central da bandeira senegalesa. Simboliza a riqueza natural e fruto do trabalho, a literatura, as artes e o espírito.

  • Vermelho: compõe a faixa à direita, mais distante do mastro. Essa cor representa a vida e o sangue daqueles que lutaram e lutam em prol do Senegal. Além disso, o vermelho simboliza o compromisso e a força de todos aqueles que combatem o subdesenvolvimento do país.

Significado do símbolo da bandeira do Senegal

O símbolo presente na bandeira do Senegal é uma estrela verde de cinco pontas que aparece centralizada sobre a faixa amarela. De acordo com o governo senegalês, a estrela representa a abertura de Senegal aos cinco continentes habitados, além de ser um símbolo para o céu e a espiritualidade. A estrela está presente na bandeira de outros países africanos, sendo assim um símbolo também para a união.

História da bandeira do Senegal

A primeira bandeira nacional conhecida do Senegal data de 1958, quando ainda era parte dos territórios coloniais franceses no continente africano. Durante a maior parte do domínio francês, entretanto, os senegaleses foram proibidos de ter uma bandeira própria sob o “risco”, na visão dos colonizadores, desse símbolo desencadear um sentimento nacionalista e, por conseguinte, dar início a um levante em prol da independência.

A bandeira senegalesa, a partir dos anos 1950, era composta por um fundo verde sobre o qual aparecia centralizada uma estrela amarela de cinco pontas. Ao final da década, mais precisamente em abril de 1959, o território senegalês se uniu ao Mali, formando a Federação do Mali, que tinha a sua própria bandeira.

As cores eram as mesmas do atual pavilhão do Senegal, com a diferença de que, no centro, em vez de uma estrela verde, havia um símbolo em preto representando uma figura humana, conhecido como kanaga.

A partir de 20 de agosto de 1960, entretanto, o Senegal se tornou uma nação soberana e adotou a bandeira que hoje conhecemos.

Veja também: Bandeira da Costa Rica — a bandeira de uma pequena nação localizada na América

Principais características do Senegal

O Senegal, chamado também de República do Senegal, é um país africano localizado na região da África Ocidental. A cidade de Dacar, situada no litoral, é a sua capital.

O território senegalês, em função da maritimidade e da influência de ventos quentes e secos de nordeste, apresenta climas que variam do tropical ao semiárido. Sua vegetação é formada, por essa razão, por estepes e savanas, com poucas áreas de floresta e mangue. O relevo senegalês é caracterizado por planícies e terrenos suavemente ondulados.

Paisagem urbana de Dacar, capital do Senegal, onde muitas bandeiras do país são hasteadas.
 Dacar é a capital e maior cidade do Senegal.

A população do Senegal é hoje de 17.196.000 habitantes, e tem crescido rapidamente em função das altas taxas de natalidade registradas no país. A maior parte dos senegaleses vive na zona rural, embora haja grandes cidades como Dacar, cuja população chega a 3 milhões de habitantes.

O Senegal apresenta baixo índice de desenvolvimento e uma economia considerada subdesenvolvida. O país é um grande produtor de amendoim e artigos derivados da pesca, além de ter como base de sua economia a exploração de recursos minerais e o turismo, atividade em crescimento no país.

Curiosidades sobre a bandeira do Senegal

  • As cores da bandeira do Senegal representam também os três partidos que se uniram para formar a União Progressista Senegalesa, em 1958.

  • Diz-se que o esquema tricolor foi também inspirado na bandeira da França.

  • Assim como a bandeira senegalesa, diversas outras bandeiras nacionais utilizam as cores pan-africanas. A bandeira do Mali, por exemplo, pode ser confundida com a do Senegal, sendo sua única diferença entre elas a ausência da estrela verde.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia 

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Bandeira do Senegal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-do-senegal.htm. Acesso em 23 de maio de 2024.

De estudante para estudante