Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Bandeira da Arábia Saudita

A bandeira da Arábia Saudita representa o Islã, com a sua cor verde e a inscrição no centro, que corresponde ao primeiro pilar da fé islâmica, a religião oficial do país.

Bandeira da Arábia Saudita hasteada.
A bandeira da Arábia Saudita é um símbolo nacional do país, representando a religião islâmica e a força, justiça e poder da Arábia Saudita.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A bandeira da Arábia Saudita é um dos símbolos nacionais do país. A sua primeira versão foi instituída no ano de 1932, quando o Reino da Arábia Saudita foi fundado, ao passo que a atual versão da bandeira foi adotada algumas décadas mais tarde, em 1973. A bandeira da Arábia Saudita apresenta cor verde, que é predominante, representando a religião islâmica. Estampadas em branco estão a shahada, que consiste no primeiro princípio do Islã, e logo abaixo a espada que simboliza a justiça, a força e o poder da Arábia Saudita.

Leia também: Bandeira do México — uma bandeira que representa a liberdade do país e a união do povo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre bandeira da Arábia Saudita

  • A bandeira da Arábia Saudita é um dos símbolos nacionais do país.

  • É composta por um retângulo na cor verde, predominante, e por dois importantes símbolos confeccionados na cor branca no centro da bandeira. O primeiro deles é uma inscrição em árabe, e o segundo é uma espada.

  • A cor verde é representativa do islamismo, religião oficial da Arábia Saudita. Ela representa o profeta Maomé, escolhido de Alá. Outras interpretações dizem ainda que a cor está ligada à filha mais nova de Maomé, Fátima.

  • A inscrição em branco no centro da bandeira recebe o nome de shahada e consiste no primeiro pilar do Islã. Traduz-se em: “Não existe nenhum deus além de Alá, e Maomé é seu profeta.”

  • Uma espada com a lâmina apontada para a esquerda está posicionada abaixo da inscrição, representando a força, a justiça e o poder da Arábia Saudita.

  • A primeira bandeira oficial da Arábia Saudita foi adotada em 1932. A inscrição em árabe e a espada já estavam presentes, contando ainda com uma faixa lateral branca posicionada à direita.

  • A versão atual da bandeira da Arábia Saudita foi oficialmente adotada em 15 de março de 1973.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado da bandeira da Arábia Saudita

A bandeira do Reino da Arábia Saudita é um dos símbolos nacionais do país. O significado da bandeira da Arábia Saudita está diretamente associado ao islamismo e à luta pela união e formação do atual reino, sendo o islamismo a religião oficial do país.

Ela é formada por um retângulo verde sobre o qual há elementos gravados na cor branca. O primeiro deles é uma inscrição em árabe horizontalmente centralizada, mas um pouco acima do centro no eixo vertical.

Imediatamente abaixo da inscrição aparece a representação de uma espada. A composição atual do pavilhão é utilizada desde o ano de 1932, quando aconteceu a unificação da Península Arábica e a formação do país como hoje o conhecemos. Apesar disso, seu atual design foi incorporado somente em 1973.

 Bandeira da Arábia Saudita.
 Bandeira da Arábia Saudita.

Predominante na bandeira da Arábia Saudita, a cor verde representa a religião islâmica e o profeta Muhammad (Maomé, em português). Conforme a crença muçulmana, Maomé foi escolhido para pregar a palavra de Alá. As revelações que Maomé recebia, que tiveram início no início do século VII, e depois transcrevia deram origem ao Alcorão ou Corão, o livro sagrado do Islã.

Diz-se ainda que a cor verde tem relação com a filha mais nova de Maomé, chamada Fátima (Fāṭimah), uma figura muito importante para o Islã e principalmente para as mulheres muçulmanas.

A espada que aparece logo abaixo da inscrição em árabe tem a sua lâmina voltada para baixo e aponta para a esquerda. A espada representa a justiça, o poder e a força da Arábia Saudita.

O que está escrito na bandeira da Arábia Saudita?

A inscrição presente no centro da bandeira da Arábia Saudita recebe o nome de shahada (ou chahada). Trata-se do primeiro dos cinco pilares da religião islâmica e pode ser traduzido da seguinte forma:

“Não existe nenhum deus além de Alá, e Maomé é seu profeta.”

A shahada deve ser recitada por todos os muçulmanos, portanto por todos os seguidores da fé islâmica. Além disso, sua leitura deve ser possível em qualquer posição. Por isso a bandeira é confeccionada de modo que a shahada é compreendida independentemente do lado em que se lê, anverso ou reverso.

História da bandeira da Arábia Saudita

A atual composição da bandeira da Arábia Saudita, com a shahada e a espada centralizadas, começou a ser usada oficialmente a partir de 1932, com a formação do Reino da Arábia Saudita em 22 de setembro daquele mesmo ano.

Em períodos anteriores, no entanto, a cor verde e o princípio islâmico, tão importantes para os seguidores dessa fé, já estavam sendo utilizados pelos territórios que mais tarde foram unificados.

O verde vinha sendo adotado desde pelo menos o século XVIII pelos seguidores do movimento Wahhabi, descrito como uma corrente conservadora que defende as raízes da religião islâmica e a leitura literal do Corão e dos seus inscritos sagrados, livre de quaisquer tipos de desvios ou “impurezas”. Essa corrente foi fundada por Muhammad ibn Abd al-Wahhab (1703-1792) e teve um papel importante na fundação da atual Arábia Saudita.

Os reinos que mais tarde foram incorporados ao território da Arábia Saudita, tornando-se estados, passaram a adotar bandeiras verdes com a inscrição em árabe a partir da dominação do rei Ibn Saud, com destaque para as regiões de Riad, conquistada no ano de 1902, Najd, Al-Ahsa, Asir e Hejad, essa última conquistada após o fim da Primeira Guerra Mundial. É em Hejad onde estão localizadas as duas cidades mais importantes dentro da religião islâmica, que são Meca e Medina.

Primeira bandeira da Arábia Saudita, adotada em 1932.
Primeira bandeira da Arábia Saudita, adotada em 1932.

Com a fundação do Reino da Arábia Saudita, em 1932, a bandeira com os elementos atuais foi oficialmente adotada pelo novo país. No entanto, a espada possuía a sua lâmina curvada para cima e uma faixa branca aparecia na lateral direita do pavilhão. A faixa lateral foi retirada a partir de 1938, e, após pequenas alterações, a atual versão da bandeira da Arábia Saudita foi adotada em 15 de março de 1973.

Veja também: Bandeira da Austrália — símbolo que possui forte influência da bandeira do Reino Unido

Principais características da Arábia Saudita

A Arábia Saudita é um país localizado na região do Oriente Médio, entre o mar Vermelho e o Golfo Pérsico, estabelecendo ainda fronteiras terrestres com países árabes como Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Iraque, Jordânia e Israel. A capital saudita é a cidade de Riyadh.

Paisagem urbana de Riyadh, capital da Arábia Saudita.
Paisagem urbana de Riyadh, capital da Arábia Saudita.

Situada na área de ocorrência do deserto da Arábia, um dos maiores desertos quentes do mundo, na Arábia Saudita o clima predominante é o clima desértico, caracterizado por baixíssima pluviosidade anual e altas temperaturas. Caracteriza-se por um relevo planáltico e cobertura vegetal inexistente ou escassa, com áreas marcadas pela presença de estepes.

A economia saudita é uma das maiores do Oriente Médio, tendo a exploração e comercialização de petróleo e gás natural como carros-chefe. Destaca-se que a Arábia Saudita é um dos membros fundadores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e figura na segunda colocação entre os maiores produtores de petróleo do mundo, atrás somente dos Estados Unidos.

A população da Arábia Saudita é a quarta maior do Oriente Médio, chegando hoje a 35.341.000 habitantes. A maior parte dessa população vive nas cidades e na parcela sudoeste do território árabe.

A religião islâmica foi estabelecida como a religião oficial do país, seguida por quase 90% da população saudita, o que determina em grande parte os costumes e as tradições da Arábia Saudita, que é conhecida como um país bastante conservador.

Outras bandeiras da Arábia Saudita

Outras bandeiras são utilizadas na Arábia Saudita além da bandeira nacional. Veja algumas delas na sequência.

Bandeira do Estandarte Real da Arábia Saudita

Na bandeira do Estandarte Real, além dos elementos da bandeira nacional, aparece o emblema da Arábia Saudita em dourado. O emblema é composto por uma palmeira sobre duas espadas cruzadas.

Bandeira do Estandarte Real da Arábia Saudita. [1]

Bandeira do ramo terrestre das forças armadas da Arábia Saudita

Bandeira do ramo terrestre das forças armadas da Arábia Saudita. [2]

Bandeira da marinha da Arábia Saudita

Bandeira da marinha da Arábia Saudita.

Curiosidades sobre a bandeira da Arábia Saudita

  • A bandeira da Arábia Saudita não deve ser hasteada a meio mastro, nem mesmo durante períodos de luto oficial.

  • É a única bandeira que apresenta como símbolo de destaque uma inscrição, embora outros países árabes possuam frases ou palavras em dimensões menores escritas em suas bandeiras.

  • Não obstante a bandeira seja confeccionada de modo que a shahada seja lida e compreendida de qualquer direção, a espada deve sempre ser estampada obrigatoriamente da direita para a esquerda, isto é, com sua lâmina apontando para a esquerda.

Créditos de imagem

[1] Wikimedia Commons (reprodução)

[2] Wikimedia Commons (reprodução)

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Bandeira da Arábia Saudita"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-da-arabia-saudita.htm. Acesso em 26 de maio de 2024.

De estudante para estudante