close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Bandeira da França

Conhecida como bandeira tricolor, a bandeira da França foi adotada durante a Revolução Francesa. As cores representam a capital Paris (azul e vermelho) e a realeza (branco).

A bandeira francesa é composta pelas cores da realeza e da cidade de Paris, capital da nação.
A bandeira francesa é composta pelas cores da realeza e da cidade de Paris, capital da nação.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A bandeira da França é um dos mais importantes símbolos nacionais do país. Criada no século XVIII, no período da Revolução Francesa, e oficialmente adotada em 1794, ela é formada por faixas nas cores azul, branca e vermelha, seguindo essa mesma ordem a partir do mastro. O azul e o vermelho representam a capital francesa, Paris, enquanto o branco foi adicionado para representar a realeza.

Leia também: Bandeira da Inglaterra — a história da bandeira que carrega a Cruz de São Jorge

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a bandeira da França

  • A bandeira da França é um dos símbolos nacionais do país.

  • Possui três faixas verticais que aparecem na seguinte ordem: azul (próximo ao mastro), branco e vermelho. É, por essa razão, chamada de bandeira tricolor.

  • A cor branca representa a realeza e as outras duas, a cidade de Paris.

  • As cores vermelho e azul foram usadas inicialmente no cocar (laço) utilizado pelos oficiais franceses, que inspirou a produção das bandeiras. O branco foi adicionado posteriormente à insígnia, pelo Marquês de Lafayette.

  • A bandeira da França como hoje a conhecemos foi oficialmente adotada no ano de 1794.

Significado das cores da bandeira da França

A bandeira da França é formada por três listras dispostas na vertical na seguinte sequência de cores, da esquerda para a direita: azul, branco e vermelho, consideradas as cores oficiais do país. Em francês, o nome dessas cores é lido como “bleu, blanc, rouge”, que é também uma forma de se referir à bandeira do país.

Existe mais de uma interpretação para o significado das diferentes cores presentes na bandeira da França. A principal delas, e que aparece nas páginas oficiais do governo francês, explica que a cor branca representa a realeza do país, que tinha como representante máximo o rei Luís XVI à época da confecção da insígnia francesa, quem inspirou a adição dessa cor à bandeira nacional. As cores azul e vermelho, por sua vez, representam a cidade de Paris, que é a capital da França.

É comum a associação das cores da bandeira francesa ao lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, criado durante a Revolução Francesa. Outra possível leitura indica que a cor vermelha representa o povo francês, fazendo alusão ao sangue derramado durante os conflitos ocorridos no século XVIII.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História da bandeira da França

Um dos principais símbolos nacionais da França, a bandeira tricolor surgiu durante o período da Revolução Francesa, deflagrada por uma profunda crise estrutural que se estendeu de 1789 a 1799. Esse evento marcou o fim do regime absolutista no país e suscitou grandes transformações no sistema político de diversos países ao redor do mundo.

As cores da bandeira têm origem a partir de um cocar que era utilizado principalmente pela guarda nacional francesa e que inicialmente apresentava somente as cores da capital, o azul e o vermelho. Com a queda da Bastilha e a visita do rei Luís XVI a Paris poucos dias depois, o Marquês de Lafayette apresentou ao monarca a versão tricolor da insígnia, com o branco representando a realeza. A partir de então, o esquema de três cores passou a ser identificado como um símbolo da França.

No ano de 1790, a Assembleia Nacional determinou que todas as embarcações francesas deveriam carregar o estandarte com as três cores, com o vermelho colocado junto ao mastro. A forma da bandeira francesa como a conhecemos hoje foi determinada no dia 15 de fevereiro de 1794 pela Convenção Nacional, que fixou a ordem das cores como azul junto ao mastro, branco ao centro e vermelho na outra extremidade.

Leia também: Significado das estrelas da bandeira do Brasil

A França

A França é um país europeu localizado na região da Europa Ocidental. Pelo seu formato, que remete a um hexágono, é muitas vezes chamado de L’Hexagone. Além da sua parcela continental europeia, o território francês é composto por diversos departamentos ultramarinos que ficam em outras regiões e continentes.

O país dispõe de um clima temperado oceânico e relevo heterogêneo, em que se observa desde planícies e depressões até áreas mais elevadas, que são caracterizadas pela presença dos Alpes e dos Pirineus.

Paris é a capital da França, cidade que reúne quase 11 milhões de habitantes de um total de 65 milhões de pessoas que vivem atualmente no país. A cidade é um dos principais destinos turísticos mundiais, o que coloca a França entre as nações mais visitadas do mundo.

Com economia altamente desenvolvida e centrada no setor de serviços, a França é considerada um centro cultural internacional. Destaca-se em áreas muito diversas, dentre as quais podemos citar a gastronomia, a moda e a literatura.

Bandeira da França e outras bandeiras

As três cores utilizadas na bandeira da França não são uma exclusividade do país. Embora a tonalidade varie, existem outras nações que possuem bandeiras que dispõem de faixas brancas centralizadas e faixas azuis e vermelhas nas extremidades.

A mais similar à bandeira francesa é a dos Países Baixos, que é formada por três faixas horizontais na seguinte sequência, de cima para baixo: vermelha, branca e azul. Ela foi adotada no século XVI, portanto antes do surgimento da bandeira francesa. Por essa razão, para que as frotas francesas não fossem confundidas com as holandesas, a determinação de 1790 para a utilização das bandeiras tricolores francesas nas embarcações estabeleceu que as faixas deveriam ficar na vertical.

Entre os países que utilizam bandeiras com padrão de cor semelhante ao da francesa estão: Chile, Luxemburgo, Paraguai, países eslavos como Rússia, Croácia e Eslováquia, e muitos outros. Alguns estados, territórios independentes e antigas uniões territoriais possuíam ou possuem até os dias atuais pavilhões que podem ser, à primeira vista, confundidos com o francês.

Leia também: Bandeira da Argentina — aquela que traz em seu centro o Sol de Maio

Curiosidades sobre a bandeira da França

Visão aérea da cidade de Paris
A bandeira da França já teve as suas cores invertidas, com o vermelho posicionado junto ao mastro, ocupando a posição em que hoje se encontra a cor azul.
  • A bandeira francesa é conhecida também como bandeira tricolor (do francês “drapeau tricolore”) em função do seu esquema de cores.

  • As cores se encontravam em ordem diferente da atual quando foram adotadas oficialmente para a composição dos pavilhões. O vermelho estava posicionado à esquerda e ficava junto ao mastro.

  • Durante o domínio da dinastia Bourbon sobre a França (1814–1830), a bandeira tricolor foi substituída por uma bandeira branca.

  • Com a proclamação da República em 1848, um grupo chegou a propor que a bandeira da França fosse inteiramente vermelha. A população foi convencida a manter a bandeira tricolor pelo poeta Alphonse de Lamartine, que associou a essa bandeira à força francesa e às vitórias e triunfos que o país obteve em batalhas.

  • Inicialmente, as faixas de cores tinham tamanhos diferentes, sendo a vermelha a mais larga delas. Foi durante o governo de Napoleão Bonaparte que ficou estabelecido que as faixas deveriam apresentar as mesmas dimensões.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Bandeira da França"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-da-franca.htm. Acesso em 26 de maio de 2022.

De estudante para estudante


os estados unidos e o canada são grandes consumidores de carvão e petroleo como esse fato se relaciona com alto nivel de desenvolvimento industrial e tecnologico desses paises?

Por Jessica Neves
Responder
Ver respostas

A Moldávia ainda é um país socialista?

Por Clara Rodrigues de Campos
Responder
Ver respostas

Estude agora


Pré-Enem | Estatística (moda, média e mediana)

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...

Formas de governo

Veja nesta aula o que são formas de governo e como elas se organizaram ao longo da história da humanidade. Confira...