Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Jaca

Jaca é o fruto da jaqueira, uma planta originária da Índia. Ela é utilizada na alimentação, mas também possui propriedades medicinais.

Três jacas presas ao tronco de uma jaqueira.
A jaqueira é a árvore que produz a jaca, um dos maiores frutos comestíveis do mundo.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A jaca é um fruto produzido pela jaqueira, uma árvore frutífera que foi introduzida no Brasil. A jaca é um fruto de sabor e aroma bastante peculiar, considerada um dos maiores frutos comestíveis do mundo. Pode pesar até 50 kg e sua superfície é áspera e com saliências.

A polpa é a parte mais consumida da planta, entretanto a semente também pode ser ingerida. A jaca possui carboidratos, fibras, sais minerais e vitaminas, compostos que podem fazer muito bem à saúde.

Leia também: Plantas alimentícias não convencionais (PANCs) — o que são e como podemos consumi-las?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre jaca

  • A jaca é o fruto da jaqueira, uma árvore que pode alcançar até 25 metros de comprimento.

  • A jaca é a maior fruta cultivada existente e pode pesar até 50 kg.

  • No Brasil, são conhecidas três variedades de jaca: jaca-dura, jaca-mole e jaca-manteiga.

  • As sementes podem ser consumidas assadas ou cozidas.

  • A jaca é rica em fibras, carboidratos, sais minerais e vitamina C.

Características botânicas da jaca

A jaca é um fruto produzido pela jaqueira, uma planta pertencente à família Moraceae, gênero Artocarpus e espécie Artocarpus heterophyllus. A espécie é originária da Índia e foi introduzida no Brasil há centenas de anos.

No nosso país são encontradas três variedades: jaca-dura, jaca-mole e jaca-manteiga. A jaca-dura, como o nome sugere, possui fruto com bagos rígidos, sendo mais usada para a produção de compotas. A chamada jaca-mole possui bagos doces e com uma consistência mole. Já a manteiga possui bagos de consistência intermediária e adocicados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A jaqueira é uma árvore de médio porte, com copa irregular, podendo alcançar de 8 a 25 metros de altura. Seu tronco pode apresentar um diâmetro que varia entre 3 a 7 metros. As folhas são mais compridas do que largas, apresentando cerca de 4 a 25 cm de comprimento e 2 a 12 cm de largura.

A jaca é considerada a maior fruta comestível do mundo, podendo atingir até 50 quilos e medir de 60 a 90 cm. A maior jaca já conhecida pesava 81 quilos. De formato ovalado ou arredondado, ela nasce na região do tronco e nos galhos mais baixos da árvore. Uma única jaqueira pode produzir até 100 frutos anualmente.

Além disso, essa fruta possui uma casca áspera com várias saliências. Quando madura, possui uma coloração amarelo-acastanhada. A semente é envolta pela polpa, que pode ser amarela ou esbranquiçada. Cada semente possui de 2 a 4 cm de comprimento. Em cada jaca pode-se observar até 500 sementes.

Além dessa espécie encontrada no Brasil, existe a Artocarpus integer, cultivada na Ásia, e as espécies Artocarpus odoratíssimos e a Artocarpus rigidus, que não são cultivadas e são encontradas apenas em países asiáticos.

Veja também: Qual é a diferença entre fruto e fruta?

Consumo da jaca

A jaca é uma fruta muito consumida, tanto a polpa quanto as sementes. As sementes podem ser consumidas cozidas, assadas ou serem usadas na produção de farinha. A polpa, por sua vez, pode ser consumida in natura, desidratada ou ainda ser usada em diferentes preparos, incluindo até mesmo receitas salgadas.

Devido à alta concentração de carboidratos, a jaca apresenta potencial para a fabricação de bebidas fermentadas.

Ademais, ela possui um sabor muito intenso, assim como seu aroma. Trata-se de uma fruta muito perecível e, portanto, após a colheita, grande parte do fruto é perdida, o que leva a prejuízo. Uma das opções para evitar esse problema é a realização da desidratação.

Bagos de jaca retirados da polpa para consumo e servidos em um prato.
As variedades de jaca diferenciam-se pela consistência da polpa.

Características nutricionais da jaca

A jaca, além de ser um alimento saboroso, apresenta muitas características nutricionais importantes. Trata-se de um fruto rico em fibras, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Entre as vitaminas, destaca-se a C. Já com relação aos sais minerais, podemos citar o cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio.

Quais são os benefícios da jaca?

Além de fazer parte da alimentação, a jaca também é utilizada na medicina popular. Na Índia, diferentes partes da planta são usadas no preparo de remédios e tratamento e prevenção de diferentes problemas, como:

No que diz respeito ao potencial medicinal, diversos autores indicam o potencial da espécie devido à ação na atividade hipoglicêmica e no metabolismo de produção da melanina. Também se sabe que frutos e sementes apresentam propriedades antioxidantes. As sementes apresentam efeitos afrodisíacos e são usadas também em desarranjos intestinais.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Escritor do artigo
Escrito por : Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Jaca"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/frutas/jaca.htm. Acesso em 28 de novembro de 2023.

De estudante para estudante