Topo
pesquisar

Destilação e Fermentação na produção de bebidas

Química

Qual a diferença entre bebida destilada e fermentada?
Qual a diferença entre bebida destilada e fermentada?
PUBLICIDADE

Para entender sobre o processo de obtenção de bebidas é preciso ter um mínimo conhecimento químico. Se você não sabia fica sabendo agora: alguns processos utilizados nas Indústrias de bebidas se assemelham àqueles usados em laboratórios de análise química.

Destilação: processo no qual duas substâncias são separadas através do aquecimento;

Fermentação: processo capaz de transformar uma substância em outra a partir de micro-organismos tais como fungos e bactérias.

Na verdade, um destes processos vai determinar o produto final, algumas bebidas são obtidas da mesma matéria-prima, mas se tornam completamente diferentes devido aos meios usados para sua obtenção. O mesmo cereal (malte) produz a cerveja (fermentada) e o uísque (destilado).

Bebidas destiladas

O requintado uísque é obtido a partir da destilação, é uma das bebidas que possui maior teor alcoólico: 43-55 °GL.

Nota: °GL - graus Gay Lussac, unidade de medida de teor alcoólico.

A branquinha, assim como é popularmente chamada, é um exemplo de bebida destilada vendida a preço bem inferior ao do uísque. A pinga (aguardente) tem como matéria-prima a cana-de-açúcar, e a destilação do mosto (caldo de cana) é que dá forma à bebida. Teor alcoólico: 38-54 °GL.

Conhaque: bebida cujo preparo é curioso, é feita a partir do vinho onde este é destilado até se obter o Conhaque. Teor alcoólico: 40-45 °GL.

Vodca: produto originário da batata e trigo. Teor alcoólico: 40-50 °GL.

Bebidas fermentadas

A fermentação de um líquido é feita pela ação de micro-organismos, eles se alimentam de açúcar e expelem álcool.

A começar pela aclamada Cerveja, a bebida popular obtida a partir da fermentação de cereais: lúpulo, cevada, cereais maltados. Teor alcoólico: 3-5 °GL.

O Vinho (obtido a partir da fermentação do suco de uva) é uma das bebidas mais tradicionais, relatos da Antiguidade já mostravam sua degustação por Reis e Faraós. Teor alcoólico do vinho: 12 °GL.

A Champagne é uma bebida luxuosa, ideal para brindes comemorativos. A matéria-prima para obtenção é a uva, mas se diferencia do vinho porque a fermentação só ocorre na garrafa, ou seja, o suco de uva é engarrafado e em seguida armazenado, a partir daí é que se tem a bebida fermentada. Teor alcoólico: 11 °GL.

As bebidas destiladas contêm muito mais álcool do que as fermentadas, portanto é preciso dosar o nível a ser ingerido para que a embriaguez indesejada não seja uma desagradável surpresa.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais! 

Alcoolismo Conheça as consequências do uso abusivo de bebidas alcoólicas. 
 

Química dos alimentos - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Destilação e Fermentação na produção de bebidas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/destilacao-fermentacao-na-producao-bebidas.htm. Acesso em 21 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola