PUBLICIDADE
Muitas pessoas não sabem a diferença existente entre os termos fruta e fruto. Fruta é um termo popular, e fruto é um termo botânico, portanto, são usados em situações diferentes. Mas, afinal, o que é uma fruta e um fruto?
→ O que é fruto?
Damos o nome de fruto à estrutura produzida por plantas angiospermas que corresponde ao ovário ou a um grupo de ovários desenvolvidos. Os frutos apresentam grande importância para essas plantas, uma vez que garantem a proteção da semente e auxiliam no processo de dispersão.
Os frutos podem ser classificados em simples, agregados e múltiplos. Fruto simples é aquele formado por um carpelo (órgão reprodutivo da flor, formado pelo estigma, estilete e ovário) ou vários carpelos unidos. Fruto agregado é aquele formado por vários carpelos livres de uma flor. Já os frutos múltiplos são aqueles que se originam a partir de um conjunto de ovários de um conjunto de flores, ou seja, são derivados de uma inflorescência.
São exemplos de frutos: o abacate, o pepino, a uva, a laranja, a abóbora, o tomate, o maracujá, a uva, o limão, a berinjela, o pimentão, o kiwi e o pêssego.
A berinjela é um exemplo de fruto
→ O que é fruta?
Como dito anteriormente, o termo fruta é uma expressão popular. Ele é usado para identificar frutos que possuem normalmente sabor adocicado e são comestíveis. Como exemplo, podemos citar o abacate, a banana, a goiaba, o abacaxi, a acerola, a ameixa, a amora e a laranja.
Apesar de a maçã ser uma fruta, não se trata de um fruto verdadeiro
Diante dessas definições, muitas pessoas afirmam que toda fruta é um fruto, porém nem todo fruto é uma fruta. Entretanto, não podemos generalizar, pois frutas como maçã, caju e morango, na realidade, não são frutos verdadeiros, são um fruto acessório, também conhecido como pseudofruto. Nesse caso, temos um fruto cuja parte carnosa é derivada, em grande parte ou completamente, de tecidos que não são do ovário.
Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos