Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tutu

Folclore

PUBLICIDADE

O tutu é uma lenda presente no folclore brasileiro e que se relaciona com o hábito de cantar canções de ninar aterrorizantes para fazer as crianças dormirem. O tutu é relacionado com o bicho-papão, e acredita-se que essa lenda tenha influência das culturas europeia e africana. Outras variações da história fizeram ele ficar conhecido como tutu-zambê e tutu-marambá.

Acesse também: Você conhece a lenda do corpo-seco?

Conhecendo a lenda do tutu

Uma das lendas do folclore brasileiro é a do tutu, um monstro muito conhecido por estar presente em canções de ninar, cujo objetivo é o de fazer as crianças dormirem. Na cultura popular, o tutu é conhecido como um monstro obscuro e com forma desconhecida.

 

O tutu é conhecido como um monstro de forma desconhecida presente em canções de ninar.
O tutu é conhecido como um monstro de forma desconhecida presente em canções de ninar.

O tutu é muito associado com o bicho-papão, e, nas lendas, falava-se que ele estava à espreita das crianças que não adormeciam. O local em que o tutu esperava para devorar as crianças era atrás das portas dos quartos. Acredita-se que sua lenda tenha origem nas tradições de canções de ninar aterrorizantes que existiam na Europa.

Entretanto, fala-se também que essa história recebeu influência da cultura africana, uma vez que o nome do monstro deriva de quitutu, expressão do idioma quimbundo (falado na região de Angola) que significa ogro” ou “papão”. A tradução do termo, como podemos perceber, reforça a associação do tutu com o bicho-papão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Variações da lenda

Quando falamos do tutu, estamos falando do monstro sem forma que assusta e devora crianças nas canções de ninar. Entretanto, essa lenda possui variações regionais, como todas no folclore brasileiro. Uma variação dela apresenta-o como um ser brigão e de grande força.

Além disso, as variações da narrativa fizeram com que ela fosse conhecida por diferentes nomes, dependendo da região do Brasil. Alguns dos nomes são tutu-zambê, tutu-marambá, tutu-do-mato etc.

No estado da Bahia, a fama do tutu, como um ser que briga e tem grande força, fez com que ele fosse associado com o porco-do-mato. O antropólogo Luís da Câmara Cascudo explica que essa associação pode ter uma explicação etimológica, pois tutu se confundiu, na cultura popular, com caititu, outro nome pelo qual se conhece o porco-do-mato.

O pesquisador aponta também que o termo tutu-zambê pode ter sido originado de hibridismos linguísticos que mesclam tupi com idiomas oriundos do continente africano. Nessa teoria, o tutu seria então um monstro de pernas tortas ou aleijado ou até mesmo um monstro sem cabeça|1|.

No caso da variação tutu-marambá, também conhecida como tutu-marambaia, Câmara Cascudo aponta que há um hibridismo de nhegatu com quimbundo. Nesse caso, o termo marambá seria uma associação com aquilo que é ruim ou mau|1|.

Importante mencionar que, na tradição indígena, não existia a prática de cantar canções para as crianças com o intuito de amedrontá-las. O máximo que havia nessa cultura era o hábito de cantar para que os animais de bom sono emprestassem-no para que as crianças pudessem dormir. Entre as canções de ninar usadas, Câmara Cascudo apresentou esta|1|:

Calai, menino, calai,

Calai, que lá vem tutu,

Que no mato tem um bicho

Chamado carrapatu.

Outra cantiga se apresentava da seguinte maneira|2|:

Tutu marambáia

não venhas mais cá,

que o pai do menino

te manda matá.

|1| CÂMARA CASCUDO, Luís da. Geografia dos mitos brasileiros. São Paulo: Global, 2012.

|2| EDELWEISS, Frederico. Apontamentos de folclore. Salvador: EDUFBA, 2001.

 

Por Daniel Neves Silva
Professor de História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Tutu"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/folclore/tutu.htm. Acesso em 01 de agosto de 2021.

Artigos Relacionados
Clique para saber mais sobre a data comemorativa do Dia do Folclore. Entenda o significado da data e seu contexto de criação.
Conheça a cultura dos primeiros habitantes do território brasileiro.
Clique aqui para conhecer a vasta cultura africana, que tanto inspirou a formação da identidade cultural brasileira. Conheça seus principais aspectos!
Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre como a cultura brasileira foi formada, quais foram as referências recebidas por ela e alguns de seus exemplos.
Clique para saber mais sobre a lenda do curupira. Veja a respeito da origem dessa lenda e qual era o significado do nome desse ser do folclore brasileiro.
Acesse e conheça detalhes dessa importante lenda do folclore brasileiro. Veja o que a lenda da Iara nos conta e conheça a origem dessa narrativa.
Clique para conhecer mais detalhes sobre a lenda do lobisomem. Confira de onde surgiu e conheça as versões clássica, portuguesa e brasileira dessa famosa história!
Saiba mais sobre o Saci-pererê, um personagem muito importante do folclore brasileiro. Conheça a lenda, saiba sua origem e veja quem popularizou sua história!