Topo
pesquisar

Mula sem cabeça

Folclore

A mula sem cabeça solta fogo pelo pescoço, local onde deveria estar sua cabeça. Segundo a lenda, qualquer mulher que namorasse um padre seria transformada nesse monstro.
PUBLICIDADE

A mula sem cabeça é uma lenda do folclore brasileiro. A sua origem é desconhecida, mas bastante evidenciada em todo o Brasil.

A mula é literalmente uma mula sem cabeça, que solta fogo pelo pescoço, local onde deveria estar sua cabeça. Possui em seus cascos, ferraduras que são de prata ou de aço e apresentam coloração marrom ou preta.

Segundo alguns pesquisadores, apesar de ter origem desconhecida, a lenda fez parte da cultura da população que vivia sob o domínio da Igreja Católica.

Segundo a lenda, qualquer mulher que namorasse um padre seria transformada em um monstro. Dessa forma, as mulheres deveriam ver os padres como uma espécie de “santo” e não como homem, se cometessem qualquer pecado com o pensamento em um padre, acabariam se transformando em mula sem cabeça.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo a lenda, o encanto somente pode ser quebrado se alguém tirar o freio de ferro que a mula sem cabeça carrega, assim surgirá uma mulher arrependida pelos seus “pecados”.

Veja Mais!

Folclore brasileiro
As principais características do folclore brasileiro.

Representação da mula sem cabeça
Representação da mula sem cabeça
Iara, a sereia do rio Amazonas
Folclore Iara
Folclore Lobisomem
Saci-pererê é uma das principais lendas do folclore brasileiro, e seu surgimento remonta ao final do século XVIII.
Folclore Saci-pererê
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola