Whatsapp

Corpo-seco

Folclore

PUBLICIDADE

O corpo-seco é uma lenda do folclore brasileiro que fala de um defunto que foi amaldiçoado a vagar pela Terra depois de ser rejeitado por Deus e pelo diabo. O motivo da rejeição seriam as maldades que ele teria cometido em vida, fazendo dele um ser tão asqueroso que nem mesmo a Terra queria sua carne. É uma lenda popular no Sudeste e Sul do Brasil.

Acesse também: Curupira – a lenda do guardião da floresta, segundo o folclore brasileiro

Localização

O folclore brasileiro é muito rico, e muitas de suas lendas possuem contornos regionalizados, sendo muito fortes em determinadas partes do país e desconhecidas ou pouco conhecidas em outras. Esse é o caso do corpo-seco, lenda muito conhecida no Sul e Sudeste, sobretudo nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Apesar de ser muito conhecida nesses estados, a lenda do corpo-seco pode, ainda, variar neles, assumindo formas peculiares a uma região. Essa lenda é de origem europeia e foi trazida para o Brasil, possivelmente, pelos portugueses. Estudiosos dizem que ela pode ser encontrada em outras regiões do país, como o Nordeste.

Acesse também: Saci-pererê, uma das lendas mais conhecidas de nosso folclore

Quem é o corpo-seco?

O corpo-seco é um ser amaldiçoado, uma espécie de morto-vivo que está condenado a vagar pela Terra aterrorizando as pessoas. Ele é um cadáver que foi devolvido pela terra, que não o aceita por conta das maldades que realizou em vida. As maldades do defunto que se transforma em corpo-seco são tão grandes que nem Deus nem o diabo quiseram receber sua a alma.

O corpo-seco é uma espécie de morto-vivo que não foi aceito no céu e no inferno e foi expelido pela terra.
O corpo-seco é uma espécie de morto-vivo que não foi aceito no céu e no inferno e foi expelido pela terra.

Como a alma do defunto não foi aceita no céu e no inferno e a terra rejeitou devorar o corpo, o morto retorna ao plano dos vivos e, na condição de nem vivo nem morto, vai aterrorizar os viventes que passarem por ele. Como não é morto, o seu corpo não apodrece, mas, como não é vivo, também não é alimentado, portanto, o corpo-seco, literalmente, tem o corpo ressecado, com apenas os ossos e o couro.

Corpo-seco, ainda, tem unhas e cabelos enormes, pois não param de crescer jamais. Essa característica fez com que ele ficasse conhecido também como Unhudo em algumas regiões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que o corpo-seco foi amaldiçoado?

O corpo-seco foi amaldiçoado por conta das maldades que cometeu em vida. A lenda tradicional conta que ele torturou e assassinou a própria mãe. Entretanto, variações regionais da narrativa apontam que corpo-seco foi um homem conhecido por cometer inúmeras maldades contra familiares e desconhecidos. Outras variações apontam-no como aquele que fez uma promessa para Deus e não a cumpriu.

O que o corpo-seco faz?

O corpo-seco é um ser amaldiçoado, mas sua única ação, segundo as lendas, é aterrorizar aqueles que o enxergam. Uma variação da lenda relaciona-o com o bradador, outra narrativa folclórica  sobre uma alma penada que vaga pelas madrugadas invadindo propriedades de pessoas e emitindo sons assustadores.

Assim, o corpo-seco seria a morada física do bradador, a alma penada. Segundo o antropólogo e folclorista Luís da Câmara Cascudo, essa convergência das duas lendas é presente no estado do Paraná|1|.

|1| CÂMARA CASCUDO, Luís da. Geografia dos mitos brasileiros. São Paulo: Global, 2012.

 

Por Daniel Neves Silva
Professor de História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Corpo-seco"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/folclore/corpo-seco.htm. Acesso em 16 de maio de 2021.

Artigos Relacionados
Clique para saber mais sobre a data comemorativa do Dia do Folclore. Entenda o significado da data e seu contexto de criação.
Acesse e conheça detalhes dessa importante lenda do folclore brasileiro. Veja o que a lenda da Iara nos conta e conheça a origem dessa narrativa.
Clique para conhecer mais detalhes sobre a lenda do lobisomem. Confira de onde surgiu e conheça as versões clássica, portuguesa e brasileira dessa famosa história!
Acesse e conheça a lenda da mula sem cabeça, uma das mais populares do folclore brasileiro. Veja onde essa lenda surgiu e como chegou ao Brasil.
Saiba mais sobre o Saci-pererê, um personagem muito importante do folclore brasileiro. Conheça a lenda, saiba sua origem e veja quem popularizou sua história!