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Uma das lendas mais tradicionais do folclore brasileiro é a da Cuca, ser mítico que possui forma de uma mulher velha com feições horrendas e que é motivada unicamente pela maldade. A imagem mais conhecida dessa lenda foi a criada por Monteiro Lobato, que colocou a Cuca como uma bruxa má em forma de jacaré e cabelos loiros.
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Quem é a Cuca?
A Cuca é um ser mítico que está presente no folclore brasileiro, sendo muito conhecida por ser a responsável por sequestrar as crianças desobedientes. A Cuca espreita as casas das pessoas durante a noite e captura as crianças que não dormem na hora correta e que são inquietas. Essa lenda era comumente utilizada como forma de amedrontar as crianças.
A lenda tradicional trata a Cuca como uma mulher bem velha, magra e corcunda, que possui a pele bastante enrugada e cabelos brancos. Essa descrição da Cuca fez com que ela fosse encarada em muitos locais do país como uma verdadeira bruxa, feiticeira que é conhecida por realizar maldades.
Origem da Cuca
Apesar de presente no folclore brasileiro, a Cuca não é necessariamente uma lenda surgida aqui. Os estudiosos do assunto apontam que a Cuca é oriunda da Península Ibérica e estava presente na cultura popular tanto de portugueses quanto de espanhóis. Nesse local, a lenda da Cuca era conhecida pelos nomes de Coco e Coca.
A lenda da Coca na Península Ibérica poderia ser manifestada de diferentes maneiras. Na Espanha, era enxergada com a forma de um dragão; na região da Galícia, acreditava-se que a Coca saía pelas ruas no dia de Corpus Christi para cometer maldades. Em geral, tanto em Portugal como na Espanha, acreditava-se que a Coca poderia ser um papão, isto é, poderia devorar seres humanos.
A Coca também se relacionava com uma prática comum em uma região de Portugal chamada Minho. Nessa região era comum desenhar um rosto tenebroso em uma abóbora e colocá-la em locais públicos da vila/aldeia com o cair da noite. A abóbora era decorada com uma vela, que destacava o rosto assustador e tinha como propósito assustar as crianças.
Em todos os casos, a Coca ou Coco era um ser horrendo, assustador e que fazia ações maléficas. Em muitos casos, esse ser monstruoso ficava à espreita das crianças nos telhados das casas, impedindo-as de dormir e aguardando uma oportunidade para capturá-las. A lenda da Cuca/Coca/Coco até gerava canções populares que eram cantadas para as crianças, como:
Vai-te, Coca, sai daqui
para cima do telhado;
deixa dormir o menino
o seu sono sossegado. |1|
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Cuca no Brasil
A origem ibérica da lenda da Cuca fez com que a história chegasse ao Brasil, possivelmente, durante o período da colonização. Essa lenda está presente em todo o território nacional e ficou muito conhecida por conta das canções de ninar que mencionam esse ser. Em geral, como dito, em nosso país a Cuca ficou relacionada com uma mulher velha entendida como bruxa.
Uma das canções de ninar mais conhecidas que mencionam a Cuca é:
Durma, nenê,
Senão a Cuca vem.
Papai foi à roça.
Mamãe logo vem. |1|
A influência da cultura africana fez com que alguns lugares começassem a enxergar a Cuca como um negro velho ou negra velha. O folclorista e antropólogo Luís da Câmara Cascudo aponta, por exemplo, que, no idioma mbunda, o termo “cuco” ou “cuca” é usado para se referir a um avô ou avó, portanto a uma pessoa velha|1|. Assim, acredita-se que o “negro velho” era uma versão da Cuca na cultura africana.
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Cuca: bruxa ou jacaré?
A forma tradicional pela qual a lenda da Cuca se estabeleceu na cultura popular brasileira é a de uma velha enrugada de cabelos brancos e corpo encurvado. Essa imagem acabou sendo substituída por outra, que foi popularizada graças a Monteiro Lobato.
Nos livros do Sítio do Picapau Amarelo, Lobato popularizou a Cuca como um ser que possuía a forma de um jacaré com cabelos loiros. Além disso, ela era descrita como tendo garras enormes, um rosto horrível e sendo velha. A história de Lobato ainda apresentava que a Cuca somente dormia uma noite a cada sete anos, além de ser uma figura má, assim como se popularizou em nosso folclore.
Notas
|1| CÂMARA CASCUDO, Luís da. Geografia dos mitos brasileiros. São Paulo: Global, 2012.