Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O Combustível do Sol

Física

PUBLICIDADE

O Sol, maior corpo astro do sistema solar, representando cerca de 98% de toda a massa do sistema, é a estrela que nos fornece a luz e o calor necessários para a manutenção da vida na Terra.

A temperatura externa do nosso astro Rei é de aproximadamente 6000º C provinda de uma grande concentração de energia liberada pelo seu núcleo.

Toda essa energia começa a partir de uma fusão nuclear. Quatro núcleos de hidrogênio se chocam para formar um núcleo de hélio. Nesse processo, verifica-se que o núcleo de hélio é menos massivo do que os quatro núcleos de hidrogênio. Isso ocorre porque durante a fusão nuclear libera-se uma grande quantidade de energia.

A temperatura no núcleo do Sol chega a, aproximadamente, 15.000.000º C, e a pressão chega a ser 340 bilhões de vezes maior que a pressão atmosférica da Terra ao nível do mar (1 atm = 760 mmHg = 1x105 N/m2).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A energia liberada pelo núcleo é levada até a superfície através de um processo conhecido como convecção térmica. Cerca de 700 milhões de toneladas de hidrogênio são convertidas em hélio e liberam cerca de 5 milhões de toneladas de energia pura. Essa constante liberação de energia implica em uma diminuição da massa da estrela.

Na superfície do sol podem ser observadas manchas provenientes de regiões de menor temperatura, e regiões de explosões, que muitas vezes chegam a ser muito maior do que a Terra.

Nos últimos anos, a diminuição dessas manchas tem preocupado cientistas do mundo inteiro, pois esse fenômeno é responsável pelos ventos solares que ajudam a manter a radiação cósmica longe do centro do sistema solar, o que pode prejudicar o trabalho de astronautas que não estão devidamente protegidos para esse tipo de radiação.

Por Kleber Cavalcante
Graduado em Física

Sol
Sol

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALMEIDA, Frederico Borges de. "O Combustível do Sol"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/o-combustivel-sol.htm. Acesso em 17 de junho de 2021.

Artigos Relacionados
Em 3 de maio comemora-se o Dia do Sol. Que tal saber mais sobre essa importante estrela?
Que tal conhecer algumas curiosidades sobre os raios? Veja nossa lista de curiosidades e saiba mais sobre esses interessantes fenômenos atmosféricos.
Você sabe como funcionam as usinas solares? Clique para saber tudo a respeito desse tipo de usina, o que é a energia solar e como ela é produzida, quais são as vantagens e desvantagens, quanto custa e os principais parques solares do Brasil e do mundo.
Aprenda o que é o efeito Cherenkov! Acesse o link e saiba o que causa o brilho característico dos reatores nucleares. Quando partículas carregadas movem-se em um meio mais rapidamente que a própria luz, elas emitem a radiação Cherenkov. Essa radiação foi explicada em 1958 por três físicos e rendeu a eles o prêmio Nobel de Física.
Fenômenos ópticos são eventos muito presentes em nosso dia a dia decorrentes da interação da luz com a matéria. Entre os mais importantes fenômenos ópticos, podemos ressaltar a reflexão, a refração, a absorção, o espalhamento e a interferência da luz.
Saiba mais sobre a sonda Parker, criada especialmente para estudar a atmosfera solar, também conhecida como coroa solar. Essa região é especialmente interessante para os cientistas por abrigar grande parte dos ventos solares e distúrbios eletromagnéticos capazes de afetar as telecomunicações terrestres. Entenda!