Topo
pesquisar

05 de Agosto: Nascimento de Neil Armstrong

Datas Comemorativas

Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar a superfície lunar. O fato ocorreu em 20 de julho de 1969.
Neil Armstrong foi o comandante da nave espacial Apollo 11 e primeiro homem a pisar a Lua.*
Neil Armstrong foi o comandante da nave espacial Apollo 11 e primeiro homem a pisar a Lua.*
PUBLICIDADE

Nascido em 5 de agosto de 1930, Neil Armstrong foi uma das personalidades públicas de maior prestígio do século XX. O dia de seu nascimento é celebrado nos Estados Unidos da América (seu país natal) com grande entusiasmo, haja vista que Armstrong foi o homem que primeiro pisou a superfície lunar, em 20 de julho de 1969. Armstrong era então o astronauta comandante da expedição Apollo 11 – a quinta missão tripulada do denominado Projeto Apollo (iniciado em 1961) e primeira a pousar na Lua.

  • Formação militar e carreira astronáutica

Antes de se decidir pela carreira na nascente astronáutica, Armstrong fez treinamento militar como piloto da Marinha americana, à qual serviu durante a Guerra da Coreia, entre os anos de 1949 e 1952. Alguns anos depois, já com experiência de piloto militar, Armstrong cursou engenharia aeronáutica na Universidade de Purdue e conseguiu ser selecionado para a Agência para Assuntos Espaciais - NACA (National Advisory Committee for Aeronautics), que precedeu a atual NASA (National Aeronautics and Space Administration).

Estando na NACA, Armstrong especializou-se na pilotagem de aviões especiais supersônicos, isto é, que ultrapassam a velocidade do som, como os modelos X-15. Logo depois, passou a fazer viagens experimentais em naves astronáuticas, como a Gemini 8 e a própria Apollo 11.

  • Ida à Lua com a Apollo 11

Entre outros motivos que levaram o Projeto Apollo a sair do papel estava a intensa competição entre União Soviética e os Estados Unidos pelo desenvolvimento de tecnologia aeronáutica capaz de “conquistar o espaço”. Nos anos anteriores, os soviéticos já haviam feito eventos extraordinários: 1) colocaram o primeiro satélite artificial (o Sputnik) na órbita terrestre e 2) lançaram, com sucesso, a primeira nave espacial (Vostok 1) tripulada por um ser humano (o cosmonauta Yuri Gagarin) para fora da atmosfera terrestre.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um feito que tornariam singulares os esforços americanos, após as conquistas soviéticas, seria enviar uma nave tripulada à Lua. Foi então que a já constituída NASA preparou três astronautas para o empreendimento: além do comandante Neil Armstrong, estavam a bordo Edwin Aldrin e Michael Collins. A nave Apollo 11 partiu da Terra em 16 de julho e desceu na superfície lunar no dia 20 do mesmo mês.

Especula-se que Armstrong foi o primeiro a descer e pisar a Lua porque a porta do compartimento estava do seu lado. Todavia, a razão mais evidente para ter sido ele o primeiro a descer, e não os outros dois, é o fato de ele ser o comandante da missão. Os primeiros passos dados na superfície lunar foram gravados pelo próprio Armstrong e transmitidos à Terra. Sua frase “é um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade” tornou-se uma das mais famosas da História.

  • Morte

Armstrong faleceu em 25 de agosto de 2012, após não resistir às complicações de uma cirurgia cardíaca de emergência, realizada no dia 7 do mesmo mês.

* Créditos da imagem: Anton_Ivanov e Shutterstock


Por Me. Cláudio Fernanddes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "05 de Agosto: Nascimento de Neil Armstrong"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/neil-armstrong.htm. Acesso em 17 de junho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola