PUBLICIDADE
Os satélites artificiais são equipamentos construídos pelo homem que, após serem lançados no espaço, permanecem em órbita ao redor da Terra. Esses equipamentos tornaram-se fundamentais para uso de tecnologias na Terra, comunicação e estudos sobre o planeta.
Tipos de satélites
-
Satélites de comunicação (os mais numerosos);
-
Satélites de televisão;
-
Satélites científicos;
-
Satélites meteorológicos;
-
Satélites de sensoriamento remoto de recursos terrestres;
-
Satélites de uso militar.
Isaac Newton e os satélites artificiais
O físico inglês do século XVII Isaac Newton foi quem idealizou a possibilidade do lançamento de objetos que pudessem permanecer em órbita ao redor da Terra. Ele imaginou que, da mesma forma que a Lua orbita a Terra, também seria possível fazer com que objetos quaisquer pudessem orbitar nosso planeta.
Se um objeto é lançado horizontalmente do alto de uma montanha, ele descreve uma trajetória curva até tocar o solo. Aumentando-se a velocidade de lançamento, a distância horizontal percorrida pelo objeto também aumenta. Newton pensou que, se o objeto fosse lançado em uma determinada velocidade, ele descreveria uma trajetória circular ao redor de todo o globo terrestre e voltaria ao ponto do lançamento sem tocar no solo.
A equação a seguir determina a mínima velocidade necessária para o lançamento de um satélite artificial.
Para essa equação, G é a constante de gravitação universal (G = 6,7x10– 11 N.m2/Kg2); M é a massa da Terra; e R é o raio da órbita do satélite.
Processo de lançamento de um satélite artificial
Os satélites artificiais são levados até a altura desejada a bordo de um ônibus espacial ou acoplados a um foguete. Ao atingir a altura desejada, o satélite é acelerado até que atinja a velocidade necessária para manter-se em órbita. Os satélites ocupam posições ao redor da Terra onde não existe atrito com o ar, o que garante que não haja perda de energia cinética. Com isso, o satélite mantém o movimento por inércia.
Quando foi lançado o primeiro satélite?
O primeiro satélite foi posto em órbita pela União Soviética em 1957. O Sputnik I tinha massa de aproximadamente 83 kg e não possuía uma função específica, apenas transmitia um sinal que podia ser percebido como um “beep” por meio de um rádio.
O Sputnick foi o primeiro satélite colocado em órbita
O primeiro satélite brasileiro foi projetado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e lançado em 1993. O SCD-1 fornece dados meteorológicos e, em 2011, completou 94.994 voltas ao redor da Terra.
Por Joab Silas
Graduado em Física